Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Com menor número de vítimas em 5 anos, feminicídio ainda segue matando mulheres todo mês em MS

 

Com o menor número de vítimas nos últimos cinco anos, em Mato Grosso do Sul os feminicídios ainda são frequentes todos os meses. O número de Mulheres que morreram no ambiente familiar, ou simplesmente por serem mulheres, reduziu de janeiro a agosto, se comparado com anos anteriores desde 2019, porém os dados mostram que pelo menos 2 mulheres são assassinadas por mês no Estado.
Conforme dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), nos 8 primeiros meses de 2023 Foram registrados 19 vítimas do crime. Em 2022 foram 30 mulheres, em 2021 (28), 2020 (25) e em 2019, 22 mulheres foram assassinadas.
Dos 19 casos registrado em Mato Grosso do Sul, 6 ocorreram só em Campo Grande.
 
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, segundo informações do ano de 2022, mostram que a maioria dos autores de assassinatos de mulheres no país são os próprios companheiros (53,6%), seguido por ex-companheiros (19,4%), depois por algum outro familiar (10,7%), desconhecidos (8,3%) e outros conhecidos (8%).
Já sobre a violência com que o crime foi cometido e a forma, indica que a maioria, ou seja, 49,9% dos crimes cometidos em 2022, foram com a utilização de faca, 26,3% com arma de fogo, 11,7 outro, 10,4 por agressão, espancamento, asfixia, estrangulamento e 1,6 por outro tipo de objeto contundente.
Ainda 69,3% dos casos ocorreram dentro da própria Casa.
 
O último caso no Estado aconteceu na terça-feira (29) em Paranaíba, cidade a 410 quilômetros de Campo Grande. Alessandra da Penha Cardoso, 42, foi morta com golpes de faca no pescoço pelo ex-marido em frente à casa dela.
A mulher havia solicitado medida protetiva há 9 dias, quando o homem prometeu matá-la. Na ocasião ele danificou o vidro do carro. A mulher contou à polícia, que ele não aceitava o fim do relacionamento.
A mulher foi atacada quando chegava em casa. Após o crime, o homem fugiu e tentou se esconder em uma casa atrás de uma fábrica na cidade, mas acabou sendo localizado e preso.
Feminicídios
Entre os crimes brutais contra mulheres praticados este ano, está o da morte de Albina Freitas Ribas Luiz Gonçalves, de 49 anos. Ela foi atacada e assassinada brutalmente pelo ex-marido, quando seguia para o trabalho em uma escola no Bairro Nova Lima, em Campo Grande, no dia 28 de fevereiro.
Segundo testemunhas, Albina seguia a pé quando foi seguida pelo homem. Os dois passaram a discutir, quando ele volta e a atacada com vários golpes de faca.
No dia 30 de abril, a jovem Karolina Silva Pereira, de 22 anos, foi morta a tiros ao lado de um colega, que a acompanhava em casa depois do serviço, por medo do ex-namorado. O rapaz também morreu.
O ex não aceitava o fim do relacionamento e tentava a todo custo uma reconciliação. Quando suspeitou que a jovem estivesse em um novo relacionamento, planejou matá-la. Ele a esperou escondido em frente a casa dela e atirou na jovem e no colega, depois fugiu e foi escondido pela família em uma chácara, mas acabou se apresentando e ficando preso.
Em Nova Andradina, Maurília Sartori Marques, de 27 anos, ficou 13 dias internada, mas morreu após ser atingida por três tiros no rosto em julho.
A mulher estava sofrendo ameaças de seu ex-marido, que está preso em regime fechado em Dourados. A polícia cumpriu mandado contra ele, por ser o mandante do crime.

Outros três acusados foram presos de serem os autores do crime.

Midiamaxnews



This post first appeared on RIOVERDEMS, please read the originial post: here

Share the post

Com menor número de vítimas em 5 anos, feminicídio ainda segue matando mulheres todo mês em MS

×

Subscribe to Rioverdems

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×