Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Supertufão segue para China após naufrágio de balsa nas Filipinas matar 25 pessoas

 

PEQUIM/TAIPÉ (Reuters) - Doksuri recuperou a força de supertufão nesta quinta-feira em sua aproximação final ao sudeste da China, após atingir Taiwan e o Norte Das Filipinas com chuva e ventos fortes que levaram ao naufrágio de uma balsa na qual pelo menos 25 pessoas morreram.

Desde às 17h, no horário de Pequim, os ventos ao redor do olho da tempestade atingiam até 187 km por hora, colocando Doksuri de volta no topo do sistema de categorização de tempestades tropicais da China depois de enfraquecer anteriormente.

A balsa afundou perto da capital filipina, Manila, depois que passageiros alarmados com ventos fortes correram para um lado do
barco, virando-o. Até 36 pessoas foram mortas nesta semana durante a passagem de Doksuri pelo norte das Filipinas. Empresas e escolas foram fechadas nos condados do sul de Taiwan em meio a alertas de deslizamentos de terra e inundações. Todos os voos domésticos e linhas de balsa foram suspensos, enquanto mais de 100 voos internacionais foram cancelados ou atrasados. Os serviços ferroviários entre o sul e o leste de Taiwan foram interrompidos. Mais de 5.700 pessoas foram retiradas de suas casas por precaução, principalmente nas regiões montanhosas do sul e leste de Taiwan, onde mais de 0,7 metro de chuva foi registrado em algumas áreas.

A tempestade cortou a energia de mais de 49.000 residências em Taiwan, embora o fornecimento tenha sido restaurado para a maioria.

"O tufão Doksuri não deve ser subestimado", disse Chen Chi-mai, prefeito da cidade portuária de Kaohsiung, no sul, pelo Facebook na noite de quarta-feira.

Espera-se que Doksuri chegue à China na manhã de sexta-feira em algum lugar entre Dongshan e Putian, na província de Fujian, no sudeste.

Nesta quinta-feira, três cidades costeiras de Fujian fecharam escolas, empresas e fábricas, enquanto as autoridades de controle de enchentes em uma delas, Xiamen, alertaram para um "sério impacto".

A Administração Meteorológica da China previu que Doksuri será mais fraco que o tufão Meranti de 2016, a tempestade mais forte a atingir a costa da China desde 1949, que matou pelo menos 11 pessoas.



This post first appeared on RIOVERDEMS, please read the originial post: here

Share the post

Supertufão segue para China após naufrágio de balsa nas Filipinas matar 25 pessoas

×

Subscribe to Rioverdems

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×