Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Alcinópolis (MS): Encontro de motorhome promete viagem no tempo com arte rupestre


Alcinópolis, conhecida como "Capital Estadual da Arte Rupestre", abre as portas para turistas e viajantes de todo o Brasil no 1° encontro de Motorhome do município. Evento tem previsão de acontecer de 25 a 27 de agosto, no Rancho 359, e programação conta com passeios turísticos gratuitos, shows e exposição. O evento pretende reunir viajantes de motorhome de todo o país, e de acordo com a gestora ambiental Lucilene Martins Oliveira Cruz, que faz parte da organização do evento, o objetivo é divulgar o potencial turístico de Alcinópolis e proporcionar troca de conhecimento e vivências culturais, tanto para os viajantes quanto para a população do município.

Lucilene comenta que o motorhome não é comum na cidade, por isso enxerga no encontro a oportunidade de apresentar a modalidade ao município. Além do encontro, a organização pretende fazer uma exposição aberta ao público com os veículos. "Pedimos que, quem autorizar, possa deixar os veículos disponíveis para visitação do público", resume Lucilene. "Só de você pensar que você tem uma casa pra levar para todo lugar, é maravilhoso. Conhecer vários locais, varias culturas. Trocar conhecimento é muito bom”, acrescenta a gestora.

A iniciativa surgiu após um casal do sul de Mato Grosso do Sul, que estava visitando o Estado de motorhome, passar pela cidade de Alcinópolis em 2022. Durante a visita, o casal procurou a Semdema (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente de Alcinópolis) e pediu para conhecer as pinturas rupestres e as trilhas.

De acordo com Lucilene, que trabalha para a secretaria, a visita abriu os olhos da gestão pública para a possibilidade de abrir as portas do município para os viajantes de motorhome e fomentar a economia e ecoturismo local. Potencial turístico - O município, distante 402 quilômetros da Capital, recebe destaque pelos vários sítios arqueológicos, onde os turistas têm a oportunidade de voltar no tempo ao visitar uma variedade de pinturas rupestres, trilhas ecológicas e desfrutar do pôr do sol. Dentre os locais de maior destaque, os viajantes terão a oportunidade de visitar o Parque Natural Municipal Templo Dos Pilares, que possui vista privilegiada para a vegetação do município.

Já na parte das trilhas, a "trilha do pôr do sol" é o verdadeiro "pote de ouro no final do arco íris", e a gestora ambiental garante que o pôr do sol no final da trilha é de tirar o fôlego, fazendo valer cada segundo do passeio.

Arte Rupestre - Esta é considerada uma das primeiras manifestações culturais e de arte da história da humanidade. Se trata de inscrições feitas em cavernas, pelos chamados "homens das cavernas", que viveram na era da pré-história. Esta era a forma de retratar crenças, rituais e descobertas do cotidiano.

Trilha ecológica localizada na Gruta do Pitoco; local está na lista de programação do evento para visitação dos viajantes. (Foto: Divulgação/Semdema)

Inscrição - Os interessados devem procurar a Secretaria através do Whatsapp 67 99909-1503 e informar o nome completo, CPF (Cadastro de Pessoa Física), telefone para contato, profissão, informações do veículo motorhome, cidade de origem e quantidade de pessoas viajando no motorhome. As inscrições vão até 24 de agosto.

Confira a programação 

  • Dia 25 - Abertura da exposição e recepção dos viajantes e do público.
  • Dia 26 - Passeio gratuito nas unidades de conservação do municio, para os viajantes inscritos no evento. Pela manhã, está previsto visitação na Serra do Bom Sucesso, na Gruta do Pitoco. No período da tarde, a visita será ao Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, que possui grande variedade de pinturas rupestres e trilhas. De noite, a programação conta com show do grupo Muchileiros.
  • Dia 27 - Encerramento do evento e da exposição.
CGNews


This post first appeared on RIOVERDEMS, please read the originial post: here

Share the post

Alcinópolis (MS): Encontro de motorhome promete viagem no tempo com arte rupestre

×

Subscribe to Rioverdems

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×