Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Parceria entre Estado e Senar levará conhecimento sobre agronegócio para nove mil estudantes


Campo Grande (MS) – Cerca de nove mil alunos da Rede Estadual de Ensino vão aprender de forma lúdica sobre a importância do agronegócio discutindo também temas sobre o meio ambiente, saúde, cidadania, ética e consumo. A iniciativa vai acontecer por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) firmada nesta quarta-feira (2).
         A formação deste público infanto-juvenil será realizada por meio do Programa Agrinho que tem como objetivo informar crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 15 anos - estudantes do 1° ao 9° ano, o papel do agronegócio. A iniciativa oriunda do Senar Paraná tem 19 anos e de forma didática, aproxima educadores e estudantes do meio rural.
“A gente percebe uma mudança das crianças com relação ao processo de formação sobre os temas transversais. Percebemos que elas têm mais consciência ambiental e estão mais preocupadas com questões de cidadania ligadas ao trabalho, ao consumo e também de ética. Isso aparece claramente nas avaliações que fazemos ao final do ano”, afirmou a coordenadora pedagógica do Senar do Estado do Paraná, Patrícia Torres.
Nestes 19 anos o projeto formou alunos dos 399 municípios do Paraná. Foram mais de 20 milhões de cópias do material pedagógico entregues aos estudantes. Mato Grosso do Sul é o décimo Estado a receber o projeto. De acordo com a secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca, o projeto que será levado para oito municípios deverá formar cerca de nove mil alunos e 400 professores da rede estadual de ensino.
“É um projeto que será desenvolvido em oito municípios próximos à Campo Grande. Serão trabalhados temas transversais com os alunos e para isso será realizada uma formação com os professores. Todos os temas serão inseridos no conteúdo de cada disciplina”, informou a secretária de Estado de Educação.
Em seu discurso, o governador André Puccinelli lembrou da experiência bem sucedida na Escola Municipal Agrícola de Campo Grande em que os alunos aprendem as mais diversas técnicas agrícolas. “Com a aptidão para a área rural é importante que ministremos às nossas crianças algum aprendizado de conhecimento de ciências que se aplicam à área rural. Essa parceria do Senar com a educação de Mato Grosso do Sul propiciará o que nós vislumbramos em Campo Grande de todos aqueles que se formaram e que tiveram de imediato um emprego garantido”.
Conforme o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, todo o treinamento vai acontecer no primeiro semestre para que os professores possam utilizar o material pedagógico. “A realidade que vamos trabalhar nesse ano é a importância do campo para o homem da cidade. É para que a população entenda que o campo é fundamental para o funcionamento da cidade”, disse.  
Em Mato Grosso do Sul, Anastácio, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos já aderiram ao Agrinho e a perspectiva é atender 32 mil alunos, entre as redes estadual e municipal nos oito municípios. As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo, com início já neste ano.


This post first appeared on RIOVERDEMS, please read the originial post: here

Share the post

Parceria entre Estado e Senar levará conhecimento sobre agronegócio para nove mil estudantes

×

Subscribe to Rioverdems

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×