Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Grande prêmio World Nature Photography Awards (WNPA) 2022

“Eu vi que eles começaram a nadar mais rápido e, portanto, estava preparado para pegá-los decolando. Tive sorte de eles terem vindo direto para mim!”.

Comportamento – Invertebrados

Um retrato assustador de um crocodilo mantendo um olho amarelo atento de uma poça de lama é o vencedor do grande prêmio do World Nature Photography Awards (WNPA) de 2022, que homenageou as fotos mais evocativas de milhares de inscrições em uma variedade de categorias. A foto foi tirada no Zimbábue por Jens Cullmann, da Alemanha, que ganhou o prêmio de Fotógrafo Mundial de Natureza do Ano e o prêmio máximo de retratos de animais. “Esta fotografia é o resultado de minha observação da maior piscina no Parque Nacional Mana Pools, no Zimbábue, em um momento em que uma seca prolongada reduziu a piscina a uma lama de secagem rápida”, disse Cullmann ao WNPA(abre em nova aba). “Tive que ter muito cuidado para não perturbar o crocodilo, mesmo que estivesse enterrado na lama seca. Eles se lançam com tremenda velocidade e força em qualquer animal tolo o suficiente para chegar muito perto”.

Aqui estão os vencedores de 2022 em cada categoria

Comportamento – Anfíbios e répteis

Este caranguejo vermelho ( Grapsus adscensionis ) foi fotografado por Javier Herranz Casellas em La Gomera, nas Ilhas Canárias, na Espanha, no momento em que uma onda atingiu a rocha onde estava pousado. O caranguejo estava procurando por pequenos crustáceos e plantas para se alimentar quando um fino véu de água correu sobre suas costas, dando-lhe uma aparência distinta de Homem-Aranha.

Comportamento – Mamíferos

Este pato-mergulhão macho ( Lophodytes cucullatus ) está indo direto para a lente da câmera, onde o fotógrafo Charles Schmidt esperava pacientemente que o pássaro decolasse em Huntley Meadows Park, Virgínia.

Hidetoshi Ogata fotografou um comportamento raramente visto de seis macacos japoneses ( Macaca fuscata ) se aconchegando em um amontoado durante a estação de lactação na Ilha Awaji, no Japão.

É preciso apenas um abraço entre uma mãe e seu bebê para atrair outras fêmeas e machos a se juntarem a um amontoado, que às vezes pode incluir mais de 30 indivíduos e acredita-se que incentive o comportamento de cuidados e carinho.

Comportamento – Invertebrados

“Thankfulness”,

Preto e branco

Ernoult Alain, da França, fotografou esta iguana das Pequenas Antilhas ( Iguana delicatissima ), que parece esfregar a barriga após uma grande refeição, na ilha caribenha de Granada. A imagem captura, com detalhes impressionantes, as escamas e dobras da pele desse lagarto endêmico enquanto o animal estica o pescoço.

Arte da natureza

Comportamento – Aves

A desova de corais debaixo d’água é um evento difícil de capturar, pois acontece apenas por alguns minutos, em uma determinada hora em uma única noite do ano.

Animais em seu habitat

Tom Shlesinger, de Israel, capturou o raro momento em que milhares de corais lançaram seus feixes de óvulos e espermatozóides em águas abertas, resultando em uma composição artística do que parece ser um céu noturno cheio de balões. Os feixes são levados pelas correntes marítimas e se misturam para que os espermatozoides fertilizem os óvulos na água.

Fotojornalismo natureza

Sascha Fonseca, dos Emirados Árabes Unidos, montou uma armadilha fotográfica nos picos nevados do Himalaia indiano para tirar esta rara foto de um leopardo-das-neves ( Panthera uncia ).

“Eu capturei esta imagem durante um projeto de armadilha fotográfica DSLR [reflexo de lente única digital] de 3 anos na região de Ladakh, no norte da Índia”, disse Fonseca ao WNPA.

“O mistério em torno do leopardo-das-neves sempre me fascinou. Eles são alguns dos grandes felinos mais difíceis de fotografar na natureza. Não apenas por causa de sua incrível furtivida- mas também por causa do ambiente remoto em que vivem”.

Nicolas Remy capturou esta foto comovente de uma foca australiana ( Arctocephalus pusillus doriferus ) com ferimentos graves causados por uma hélice de barco em Port Kembla, na Austrália. Mamíferos marinhos como baleias, focas e leões-marinhos são frequentemente atingidos por barcos de todos os tamanhos, muitas vezes resultando em ferimentos e, às vezes, em morte.

“The guts”, de Virgil Reglioni (Noruega), foi o vencedor na categoria Pessoas e Natureza. Localização: Solheimajokull, sul da Islândia. (Crédito da imagem: Virgil Reglioni)

Plantas e fungos

Para tirar esta fotografia, Virgil Reglioni, da Noruega, desceu de rapel nas profundezas de uma geleira à noite. “É assim que se sente dentro das entranhas da geleira”, disse ele à WNPA. “Poucas pessoas ousariam entrar lá, onde é profundo, frio, barulhento e úmido. E esse é o propósito desta fotografia; forçar seus limites para capturar o que poucas pessoas jamais experimentarão à noite. Descer de rapel sentido incrível, quanto mais penetramos nesse monstro sombrio, mais o medo aumenta. A configuração era simplesmente impressionante, e eu me senti incrível apenas por estar pendurado naquele moulin com cerca de 30 metros [100 pés] de vazio escuro sob meus pés e meu tripé suspenso no ar”.

Paisagens e ambientes do planeta Terra

“The Grand Tetons”, de Jake Mosher (EUA), foi o vencedor na categoria de paisagens e ambientes do Planeta Terra. Localização: Wyoming, EUA. (Crédito da imagem: Jake Mosher)

Julie Kenny, da Austrália, capturou rastros de ovelhas ao redor de uma árvore caída nesta foto evocativa. “A árvore é vista como um símbolo sagrado, que carrega significados significativos nas filosofias religiosas e espirituais”, disse Kenny ao WNPA. “De cima, os rastros de ovelhas ao redor combinados com a árvore caída me lembraram da Árvore da Vida. Enquanto a perspectiva aérea se concentra na terra, você pode ver a água acumulada nos rastros de ovelhas refletindo toques de azul do céu. Enquanto isso representa muitas coisas diferentes, para mim comunica a interligação de todas as coisas, começos e fins, o ciclo da vida”.

Embaixo da água

“Camarões Arlequim”, de Adriano Morettin (Itália), foi o vencedor na categoria Subaquática. Localização: Estreito de Lembeh, Indonésia. (Crédito da imagem: Adriano Morettin)

Posicionando a câmera para focalizar uma estrela-do-mar azul ( Linckia laevigata ), Adriano Morettin, da Itália, fotografou um casal de camarões arlequim ( Hymenocera picta ) de cores coordenadas no Estreito de Lembeh, na Indonésia. Camarões arlequim fêmeas crescem mais do que os machos – até 2 polegadas (5 centímetros) de comprimento.

Vida Selvagem Urbana

Esta foto panorâmica da Via Láctea coroando Grand Teton foi a recompensa do fotógrafo norte-americano Jake Mosher por escalar o topo da Table Mountain de Wyoming em uma noite clara de primavera. Elevando-se 13.775 pés (4.199 m) de altura, Grand Teton é o pico mais alto da Cordilheira Teton.

“Em 17 de junho de 2021, caminhei, andei com raquetes de neve e subi até o cume de 3.400 m da Table Mountain de Wyoming para fotografar a Via Láctea sobre o Grand Teton Peak”, disse Mosher ao WNPA. “Embora essas montanhas icônicas tenham sido fotografadas dezenas de milhares de vezes, eu queria mostrar uma visão totalmente única delas. Fui presenteado com uma das exibições mais espetaculares de brilho aéreo que já vi – semelhante à aurora e criada por partículas foto-carregadas, mas abrangendo grande parte do horizonte”.

“A casa do Kestrel”, de Vladislav Tasev (Reino Unido), é o vencedor na categoria Vida selvagem urbana. Localização: Stara Zagora, Bulgária. (Crédito da imagem: Vladislav Tasev)

Vladislav Tasev, do Reino Unido, avistou este peneireiro-comum macho ( Falco tinnunculus ) empoleirado na porta de sua nova casa iluminada por um poste de luz em Stara Zagora, na Bulgária. “Tirei a foto ao pôr do sol para ver a ferrugem, as lâmpadas e o pássaro na luz natural”, disse Tasev ao WNPA. “A foto foi tirada na cidade de Stara Zagora perto da Universidade Thracian, em um estacionamento abandonado perto de uma pequena floresta”.

O conteúdo Grande prêmio World Nature Photography Awards (WNPA) 2022 aparece primeiro em Revista Amazonia.



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Grande prêmio World Nature Photography Awards (WNPA) 2022

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×