Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Após sequência de prêmios internacionais, documentário O Território chega às salas de cinema do Brasil em setembro

Dirigido pelo estadunidense Alex Pritz, produzido por Darren Aronofsky e Sigrid Dyekjaer, em coprodução com o povo indígena Uru-eu-wau-wau, filme retrata a sua luta em defesa da floresta

 

Longa já foi premiado no Festival Sundance de Cinema (EUA), no Filmes que Importam (Holanda) e no Festival de Cinema Ambiental da Filadélfia (EUA)

 

“Autêntico em sua especificidade, global em suas implicações.” –Hollywood Reporter

 

“E enquanto a presença de Darren Aronofsky como produtor pode ser um atrativo adicional para potenciais distribuidores para este documentário ao estilo da National Geographic, créditos de produção mais reveladores aqui vão para os próprios Uru-eu-wau-wau. Vítimas sob o olhar da câmera, muitas vezes eles mesmos a empunham, e o filme se beneficia de seu ponto de vista justamente inflamado.” –Variety

 

 

Cena de Neidinha Cardozo em O Território. Crédito: Reprodução

 

São Paulo, junho de 2022 – Após ter iniciado no Festival de Sundance de 2022 uma série de premiações, o filme O Território tem sua estreia nacional marcada para setembro. O documentário, dirigido pelo estreante Alex Pritz e produzido pelos cineastas nomeados ao Oscar Darren Aronofsky e Sigrid Dyekjaer, em coprodução com o povo indígena Uru-eu-wau-wau, e produção executiva de Txai Suruí, retrata a luta dessa população contra o desmatamento em seu território.

“Este filme apresenta uma realidade que precisa ser exposta e combatida. Estamos felizes com a relevância e o alcance que essa produção está adquirindo”, comenta Alex Pritz. “Em todos os lugares onde levamos O Território, todos foram impactados e se sensibilizaram pela situação que os Uru-eu-wau-wau vivenciam. Tenho certeza que, em sua estreia no Brasil, o efeito do filme será maior e mais poderoso ainda”.

 

Bitaté Uru-eu-wau-wau em cena de O Território. Crédito: Reprodução

O Território estreou mundialmente no Festival Sundance, onde recebeu seus dois primeiros prêmios. Em seguida, o filme ganhou prêmios e reconhecimentos importantes em outros circuitos de cinema,  como a exibição no encerramento do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade; prêmio de  Documentário Ativista no Festival Filmes Que Importam, na Holanda. A obra também teve menção especial do júri do CPH:DOX, Festival Internacional de Documentários de Copenhagen, na Dinamarca, na categoria “F:ACT”, que premia os longas de caráter jornalístico. Ainda levou os prêmios de Melhor Filme e na categoria Melhor Planeta Sustentável no Festival Internacional de Filmes sobre Vida Selvagem, realizado na Filadélfia (EUA).

Para Bitaté Uru-eu-wau-wau, um dos protagonistas da obra, O Território faz parte da resistência de seu povo: “Todo o barulho que estamos conseguindo fazer com o filme mostra que estamos superando uma herança de apagamento e marginalização. Nós já estávamos registrando nossa vida e nosso cotidiano para nos preservar, e agora estamos fazendo estas imagens e essa história chegarem a lugares que nem imaginávamos poder alcançar”, conta.

Sinopse

O documentário O Território oferece um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento feito por posseiros ilegais e uma associação de fazendeiros não-originários na Amazônia.

Com uma cinematografia inspiradora que mostra a paisagem e um design de som ricamente texturizado, co-produzido e parcialmente filmado pelo povo Uru-eu-wau-wau, o documentário usa o estilo cinema verité, tendo sido capturado ao longo de três anos. Nesse tempo, várias vezes ativistas chegaram a colocar suas vidas em risco para montar as equipes e fazer as filmagens.

Ficha Técnica

 

O Território

(Brasil/Dinamarca/Estados Unidos, 2022)

Documentário

Direção: Alex Pritz

Produção executiva: Txai Suruí

Produção: Will N Miller, Sigrid Jonsson Dyekjaer, Darren Aronofsky, Gabriel Uchida e Lizzie Gillett

Distribuição: National Geographic Documentary Films

Fotografia: Alex Pritz e Tangãi Uru-Eu-Wau-Wau

Edição: Carlos Rojas Felice

83 minutos

Confira os prêmios de O Território:

  • Festival Sundance de Cinema (EUA)
    • Prêmio do Público de Documentário na categoria internacional
    • Prêmio Especial do Júri de Obra Documental
  • CPH:DOX (Dinamarca)
    • Menção especial na categoria F:ACT
  • Filmes que Importam (Holanda)
    • Prêmio de Documentário Ativista
  • Festival de Cinema Ambiental da Filadélfia (EUA)
    • Prêmio do Público
  • Festival Internacional de Filmes sobre Vida Selvagem (EUA)
    • Prêmio de Melhor Filme;
    • Prêmio na categoria Melhor Planeta Sustentável.
  • Festival de Filmes Verdadeiro/Falso (EUA)
    • Prêmio na categoria Fundo da Vida Real
  • Festival Internacional de Filmes de Seattle
    • Prêmio Golden Space Needle de Melhor Documentário
  • Prêmio DocsBarcelona da Anistia Internacional da Catalunha
  • Prêmio MountainFilm Minds Moving Mountains
  • Festival de Filmes de Provincetown (EUA)
    • Prêmio de Documentário John Schlesinger


This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Após sequência de prêmios internacionais, documentário O Território chega às salas de cinema do Brasil em setembro

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×