Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Congresso SAE BRASIL debate sustentabilidade como guia para a mobilidade do futuro

Evento foi realizado simultaneamente à FENATRAN

Com o tema central “Veículos e Vias Inteligentes – O caminho para a Mobilidade Sustentável”, a 28ª edição do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade foi realizada simultaneamente à FENATRAN, de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, reunindo lideranças nacionais e internacionais, profissionais do mercado, pesquisadores e estudantes do setor da Engenharia da Mobilidade.

O Congresso ocorreu de 15 a 17 de outubro e teve nove Painéis Temáticos – Transformação Digital, Educação de Engenharia, Presidentes, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Engenheiros-chefes, Operações Industriais Conectadas, Veículos Elétricos e Híbridos e Painel Internacional – que contaram com a participação de 64 palestrantes para discutir a sustentabilidade como norte para a mobilidade do futuro.

“Encerramos o 28º Congresso Sae Brasil, mas iniciamos um novo ciclo que terá um papel fundamental na construção de uma sociedade que seja melhor para as próximas gerações. Os conteúdos e as reflexões deste Congresso nos ajudam a refletir e olhar para novos caminhos, muitas vezes, disruptivos, mas que, sem dúvida, impulsionarão a mudança para um ecossistema de transporte mais sustentável”, avalia o presidente do Congresso SAE BRASIL 2019, Christopher Podgorski, que também é presidente e CEO da Scania Latin Americaempresa host da edição do evento.

“Nesses dias pudemos ter contato com o que vem sendo desenvolvido pelo mundo e aqui no Brasil para que a sustentabilidade seja uma das linhas mestras de atuação da Engenharia da Mobilidade.

Os painéis, as inovações mostradas pelas empresas na Mostra Tecnológica e as pesquisas apresentadas nas sessões técnicas deram a quem esteve presente uma visão privilegiada sobre as tendências e profundas transformações pelas quais passa o nosso setor, além do rico networking proporcionado pelo evento”, afirma o presidente da SAE BRASIL, Mauro Correia.

Novidades na Mostra Tecnológica

Além das discussões nos painéis temáticos, 25 empresas apresentaram na Mostra Tecnológica inovações e tendências da mobilidade.

“A Mostra proporciona não só o contato com o público final, mas também nos dá a oportunidade de interagir com governo, sociedade, entidades de classe, estudantes e universidades”, avalia o gerente de marketing da Bosch, Renato Faria. Dentre as novidades da empresa no evento estava o aplicativo Perfectly Keyless, que substitui a chave física do veículo e a transfere para o celular.

A Schaeffler mostrou em seu estande o Space Drive, sistema já voltado para veículos autônomos. “Participar da mostra SAE BRASIL sempre é uma grande oportunidade, pois nos permite mostrar para a comunidade da engenharia o que está em desenvolvimento, novas tecnologias e inovações, além de escutar o que os clientes e parceiros estão pensando a respeito da mobilidade do futuro”, afirma o Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler América do Sul, Claudio Castro.

“Essa mostra é muito importante para mostrarmos os avanços das tecnologias, indústria 4.0, e aplicação das últimas técnicas da engenharia, as mais avançadas que existem no mercado.

Serve como um estímulo para todos os engenheiros do Brasil de que é compensador investir em tecnologia de ponta no País”, assinala o responsável pela área de engenharia experimental em Betim (MG) da FCA, Robson Cotta.

A realização simultânea à FENATRAN também agradou as empresas. “O evento foi muito positivo para nós, pois a parceria com a FENATRAN trouxe um movimento muito grande para a Mostra, o que nos proporcionou oportunidades de novos contatos e fechamento de negócios”, afirma Alessandro Banha, diretor adjunto de vendas da AETHRA.

A qualidade da visitação foi ressaltada pelo diretor comercial da NEO Rodas, Murillo Di Cicco. “Nossa participação foi excelente, acima das expectativas. Verificamos um alto nível dos visitantes e um grande volume de visitas de qualidade. A Mostra foi muito importante para divulgar nossos produtos, principalmente as rodas de alumínio para a linha de veículos pesados”, destaca.

“A possibilidade de fazer a Mostra de Tecnologia juntamente com a FENATRAN trouxe um público diferenciado e apaixonado por veículos comerciais, que pôde ver no nosso estande como as coisas são feitas, como a engenharia da mobilidade produz os caminhões que estão no mercado agora”, reforça o gerente sênior de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz do Brasil, Camilo Adas.

Apresentação de trabalhos técnicos

Durante o Congresso foram apresentados 98 papers nas Sessões Técnicas em três salas. Os estudos selecionados se destacaram pelo alto potencial de utilização e aplicabilidade por indústrias e áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Testes e simulações ficaram no topo da lista dos temas recebidos pelo Comitê Técnico, seguida pela área de motores e transmissões.

O trabalho eleito como “Melhor Paper Nacional” foi “The effective use of ethanol for greenhouse gas emissions reduction in a diesel engine” na área de Powetrain (Motores e Transmissões), de autoria de Vinicius Bernardes Pedrozo, da Volkswagen do Brasil, que recebeu uma premiação em dinheiro, além de ser convidado pela SAE BRASIL a visitar e apresentar seu paper na edição 2020 do Congresso SAE INTERNATIONAL, nos EUA.

O “Melhor Paper Internacional” foi para Maria de Odriozola Martínez, da Applus IDIADA, pelo trabalho “Resolution 751/18 – Implementation of WorlDSID in Side Impact Protocols in Brazil” na área de Segurança.

Premiações
Estudantes e profissionais de Engenharia tiveram seus trabalhos reconhecidos durante o SAE BRASIL Awards Ceremony, evento de premiação que integrou a programação do 28º Congresso SAE BRASIL.

O primeiro colocado no Prêmio SAE BRASIL Estudantil – Educação de Engenharia foi o trabalho desenvolvido pelas estudantes Beatriz Bonafé Noronha Costa (UFABC) e Pamila Costa (Centro Universitário FEI). Orientadas pelos professores Wallace Gusmão Ferreira e William Maluf Filho, respectivamente, elas desenvolveram um aplicativo com realidade aumentada para o ensino, desenho técnico e projetos mecânicos.

O 10º Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro – Dr. Ozires Silva foi para a engenheira Renata Querolaine Torres, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que recebeu uma premiação em dinheiro e um ano de associação na SAE BRASIL.

Na cerimônia foram homenageados ainda os profissionais Abner de Souza, engenheiro de Qualidade Jr. da Mercedes-Benz; Bruno Tolotti, engenheiro Projetista da Brose do Brasil; Diego Severo, engenheiro de NVH da Fras-Le; Fernando Cunha Pimentel Ulhôa, analista de Produto da FPT Industrial; Gabriel Prado de Oliveira, engenheiro de Produto da Scania Latin America; Karine Bauer, engenheira de Desenvolvimento da Bosch; e Marcos Toss Molon, engenheiro de Avaliação e Teste da Marcopolo.

A noite também foi de reconhecimento ao desempenho dos profissionais nos 25 anos do Programa BAJA SAE BRASIL. Um dos homenageados foi o diretor da Volvo, Massami Murakami, que participou e foi campeão da primeira competição BAJA, em 1995.

Também foi homenageado Daniel Bueno, conhecido como “senhor Engenheiro”, e Mara Paula Bellin, ex-competidora e juíza. Pelos anos de dedicação ao programa, uma homenagem especial foi feita a Ronaldo Bianchini, gerente de Operações e responsável pelos Programas Estudantis da SAE BRASIL.



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Congresso SAE BRASIL debate sustentabilidade como guia para a mobilidade do futuro

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×