Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Alubar celebra compromisso de carga com a Ferrovia Paraense e pretende utilizar também a Norte Sul para chegar ao Sudeste

A Alubar Metais e Cabos S.A é a mais nova empresa a assumir compromisso de carga com o projeto da Ferrovia Paraense, conduzido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). A garantia de carga é um dos pilares de um projeto ferroviário, contudo o empreendimento fará também o transporte de passageiros de Norte a Sul do Pará.

A Alubar transportará sua carga a partir da sua indústria em Barcarena pela Ferrovia Paraense, que se conectará com a Ferrovia Norte Sul em Açailândia, no Maranhão, e sendo direcionada por esta Ferrovia até entregar seus produtos para seus clientes em São Paulo.

Dos nove compromissos de carga já assinados, este é o segundo que deverá utilizar a Ferrovia Norte Sul até o Sudeste brasileiro. O processo de licenciamento ambiental do projeto ferroviário está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que se prepara para realizar audiências públicas nas próximas semanas.

“A Ferrovia Paraense se apresenta como solução logística à localização geográfica estratégica do Pará”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adnan Demachki.

Compromisso da Alubar

O diretor do grupo industrial, Maurício Gouvêa dos Santos, se comprometeu a transportar pela malha ferroviária do Pará, cargas de insumos e demais produtos, num total de 25 mil toneladas ao ano, quando o empreendimento estiver em operação. Ele assinou o Termo de Compromisso com o Governo do Pará no dia 30 de outubro deste ano.

O Pará está mais próximo de mercados como os da Europa, América do Norte, Ásia e Oriente Médio, que qualquer outro ente da Federação Brasileira. Os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do projeto da Ferrovia Paraense foram concluídos e aprovados.

O traçado ferroviário tem 1.312 km de extensão, passando por 23 municípios e interligando o extremo sul do Pará até o Porto em Barcarena, região que mais produz no Estado, mas também atenderá as cargas do nordeste do Mato Grosso e permitirá, com a conexão com a Ferrovia Norte Sul, que ocorra transporte do centro Sul brasileiro até Barcarena e vice-versa, caso deste último protocolo recém assinado. (Fonte: Agência Pará de Notícias. Texto: Valéria Nascimento. Imagem: Sidney Oliveira/Ag. Pará.)

FacebookWhatsAppGoogle GmailSMSTwitterGoogle+


This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Alubar celebra compromisso de carga com a Ferrovia Paraense e pretende utilizar também a Norte Sul para chegar ao Sudeste

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×