Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conta de luz vai ficar mais cara em outubro com bandeira tarifária vermelha


REDE DE TRANSMISSÃO – Dado Galdieri / Agência O Globo

BRASÍLIA — A conta de luz de todos os brasileiros ficará mais cara em outubro. Pela primeira vez desde que o sistema de bandeiras foi criado, a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de Energia elétrica será a vermelha no patamar dois. Ou seja, haverá uma cobrança extra de R$ 3,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. As informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na tarde desta sexta-feira.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, garantiu que não há risco de faltar energia elétrica, mas ressaltou que a geração ficará mais cara.

Vazão nos reservatórios de hidrelétricas têm pior setembro em 86 anos

— Não há nenhum risco de desabastecimento. O abastecimento está assegurado. O problema é o custo, que ficou mais caro, porque foi preciso acionar térmicas mais caras. A segurança está garantida.

Segundo a Aneel, em média, uma residência consome 160 kWh por mês. Com isso, a conta fica R$ 5,60 mais alta.


  • Menos consumo de energia Foto: Leo Martins / Agência O Globo

    Menos consumo

    A conta de luz é dos gastos mais importantes do orçamento familiar. Por isso, reduzir o consumo é sempre ideal. Veja dicas de como economizar até 30%, segundo a empresa especializada em geração de energia distribuída, Casaleve.


  • Ferro de passar Foto: Reprodução de internet

    Ferro de passar

    Só ligue o ferro para passar grandes quantidades de roupa. Ligue o ferro na temperatura correta para cada tipo de tecido. Inicie o processo pelas roupas mais leves e finalize com o ferro bem quente, as mais pesadas.


  • Lâmpadas Foto: Akio Kon / Bloomberg

    Lâmpadas

    Utilize sensores para iluminação externa ou locais de passagem rápida. Evite lâmpadas acesas sem necessidade: paredes e tetos pintados com cores claras reduzem a necessidade de lâmpadas. Organize móveis para estudo, trabalho e leitura perto de janelas e locais com iluminação natural. Limpe lustres, globos e outros equipamentos de iluminação.


  • Máquina de lavar roupa Foto: SeongJoon Cho / Bloomberg

    Máquina de lavar

    Só utilize a máquina de lavar quando acumular a quantidade de roupas próxima do limite máximo ou, se precisar, selecione os modos com menor consumo de água. Retire a roupa da máquina logo após a lavagem, isso reduz o tempo de utilização do ferro de passar. Utilize o varal em vez da máquina de secar.


  • Ar conidcionado Foto: Prashanth Vishwanathan / Bloomberg

    Ar condicionado

    Evite trocas de calor desnecessárias fechando portas, janelas e cortinas. Ajuste a temperatura para conforto, pois o compressor do ar condicionado é menos acionado. Programe-o para desligar automaticamente. Certifique-se de que a saída do ar não está obstruída e proteja a parte externa da incidência do sol.


  • Chuveiro elétrico. Foto divulgação Foto: Divulgação

    Chuveiro elétrico

    Chuveiros e boilers elétricos são grandes vilões na conta de luz. Se possível, opte pelo aquecimento da água solar ou a gás. Caso tenha chuveiro elétrico, em dias quentes, deixe-o na posição “verão”: isso reduz 30% o consumo de energia. Opte por resistências originais e na dimensão correta de seu chuveiro.


  • Aparelho de TV da LG Foto:  

    Televisores

    Programe a televisão para ela desligar automaticamente. Ao desligá-la, não se esqueça de desativar também o aparelho de TV por assinatura. Ele continua consumindo a mesma energia se a TV estiver ligada ou não. Portanto sempre desligue os dois aparelhos.


  • Telefone celular Foto:   / Agência O Globo

    Computadores e eletrônicos

    Evite deixar o computador carregando na tomada quando não estiver usando-o. Configure o equipamento para desligar o monitor ou “modo hibernar”. Com o celular, deixe-o carregando apenas pelo período necessário. Dormir com o celular carregando como a maioria das pessoas costuma fazer, pode pesar no bolso.


  • Privada Foto: Tomohiro Ohsumi / Bloomberg

    Descarga

    Opte por descargas de duas velocidades, reduzindo a ativação da bomba de água, o que leva a um menor consumo elétrico. Mantenha a regulagem das válvulas para evitar maiores gastos com água e consequentemente energéticos. Faça uma avaliação do funcionamento da boia para que a bomba seja ligada apenas quando o limite mínimo for atingido.

A bandeira vermelha no patamar dois é a mais cara desse sistema, que sinaliza o custo real para a geração de energia elétrica. Em setembro, a bandeira cobrada foi a amarela. Com chuva abaixo da média histórica e com o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, é preciso acionar formas mais caras para gerar eletricidade, como as usinas térmicas. Por isso, a adoção dessa bandeira no próximo mês.

Conta de luz terá bandeira tarifária recorde em outubro, apontam analistas

A situação dos reservatórios das hidrelétricas, um dos indicadores para a formação dos preços, é mais preocupante no Nordeste. Na região, os reservatórios operam com apenas 9,46% da capacidade, segundo dados desta sexta-feira do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O caso mais grave é o da barragem de Sobradinho, que está com 5,23% da capacidade.

No Sudeste e no Centro Oeste juntos, o nível de armazenamento está em 24,75%. Na região Sul, 36,58%. E no Norte, 33,81%. Como o sinal para o consumo é vermelho, os consumidores devem intensificar o uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios, indicou a Aneel.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração de eletricidade.

Apenas a bandeira vermelha tem dois patamares. O segundo “degrau”, que indica o mais alto custo para a geração de energia, será acionado pela primeira vez desde 2015, quando o sistema de bandeiras foi criado.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM

Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.
Email inválido. {{mensagemErro}}


1 comentário

  • Luiz a C Lopes

    Kd o Amarildo, pm mais corrupta do Brasil ?! Já faz 4 anos e 82 dias!! PM do Rio é a  corrupta do Brasil : extra.globo.com/casos-de-policia/policia-militar-do-rio-a-mais-corrupta-do-pais-mostra-pesquisa-8044394.html Eu já sabia kkkk

    • Luiz a C Lopes

      FAZ 9 ANOS E 106 DIAS DO SUMIÇO DA ENGENHEIRA PATRÍCIA AMIEIRO…ALÔ pm + CORRUPTA DO BRASIL, A FAMÍLIA TEM DIREITO DE FAZER UM ENTERRO DIGNO!!

OGlobo



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Conta de luz vai ficar mais cara em outubro com bandeira tarifária vermelha

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×