Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cepsul discutirá tubarões em Semana Científica

Participação do centro do ICMBio no evento que será realizado na quarta (13) no campus da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Laguna, contribuirá para as ações do PAN dos Elasmobrânquios

Brasília (08/09/2017) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul), administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Bioversidade, com sede em Itajaí (SC), participará na próxima quarta-feira (13) da 2ª Semana Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no campus de Laguna (SC).

O evento começa na próxima segunda-feira (11) e vai até a sexta (15) e é organizado pelos centros acadêmicos de Engenharia de Pesca e de Ciências Biológicas e tem o suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Nos quatro primeiros dias serão realizados minicurso, palestras e mesas redondas. O último dia será dedicado ao Seminário de Iniciação Científica (SIC Udesc).

A participação do Centro será durante todo o dia da quarta-feira. De manhã, o pesquisador Rodrigo Barreto, bolsista CNPq/Cepsul, ministrará o minicurso “Estimativa de parâmetros populacionais em Elasmobrânquios: métodos e desafio”. Elasmobrânquios são uma subclasse de peixes cartilagíneos, com mais de mil espécies identificadas e que inclui os tubarões e as raias.

À tarde, ele apresentará a palestra “Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Elasmobrânquios do Brasil”. Em seguida, Barreto e o analista ambiental Antônio Alberto Menezes, do Cepsul, participarão da mesa-redonda “Observador de bordo científico: Qual a importância e como estamos?”.

A participação do Cepsul no evento, segundo os gestores do Centro, é muito importante porque, entre outras coisas, contribui para as atividades do Plano de Ação Nacional dos Tubarões, o PAN Tubaraões. O PAN tem como objetivo mitigar os impactos sobre os elasmobrânquios marinhos ameaçados de extinção no Brasil (tubarões e raias) e de seus ambientes, para fins de conservação em curto prazo.

Ele é composto por nove objetivos específicos, com as suas respectivas ações, cuja previsão de implementação está prevista em um prazo de cinco anos (a partir de 2014), com supervisão e monitoria anual do processo de implementação a cargo do Cepsul/ICMBio.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Notícias



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Cepsul discutirá tubarões em Semana Científica

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×