Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Milhares de ovos são retirados dos mercados europeus por risco de contaminação


ovos de galinha – reprodução/internet

BRUSSELS — Milhares de Ovos de galinha estão sendo Retirados Dos Mercados e armazéns na Alemanha, Holanda e Bélgica depois que foram encontrados níveis elevados de um inseticida tóxico proibido de ser usado na produção de alimentos para consumo humano. De acordo com reportagem publicada pelo The Guardian, cerca de 180 granjas nos Países Baixos foram temporariamente fechadas e uma investigação criminal foi lançada para que as autoridades obtenham dados precisos sobre a extensão do problema. Cerca de um milhão de ovos destinados à Alemanha foram recolhidos a partir da fronteira com a Holanda esta semana.

LEIA MAIS: Cinco fábricas que vendiam óleo como se fosse azeite de oliva são interditadas em SP

CONFIRA: Consumidor poderá ser ressarcido quando encontrar à venda produtos vencidos

LEIA TAMBÉM: Anvisa proíbe alimentos infantis de seis empresas por ausência de registro sanitário

Testes em fezes de galinha, sangue e ovos verificaram níveis elevados do insecticida Fipronil, um ingrediente comum em produtos veterinários usados contra pulgas, piolhos e carrapatos, mas proibido de ser utilizado para tratar animais destinados a consumo humano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a substância altamente tóxica pode danificar o fígado, glândulas tireóide e rins se ingerido em grandes quantidades ao longo do tempo.

Promotores belgas disseram estar examinando a lista de clientes de duas empresas em Flandres especializada na produção e fornecimento de agentes anti-piolhos. Teme-se que um inseticida legalmente usado na criação de frangos tenha sido misturado com a substância ilegal para melhorar a sua eficácia.

Segundo o jornal holandês Trouw, uma das empresas investigadas pode ter tido clientes no Reino Unido, França e Polônia, embora não haja indícios de que os ovos contaminados estejam sendo vendidos nesses países. Já o jornal holandês De Volkskrant relatou que o mix ilegal estava sendo usado em fazendas da Holanda há mais de um ano. A agência de vigilância de alimentos e produtos holandesa, a NVWA, disse ao jornal que não estava claro se os ovos contaminados tinham sido vendidos aos clientes nesse período.

Na segunda-feira, a NVWA advertiu os consumidores que um lote de ovos tinha níveis muito elevados de fipronil e que seu consumo iria representar um sério risco à saúde pública. A agência alertou que os ovos produzidos em outras 27 granjas não deveriam ser consumidos por crianças. Desde então, a escala do escândalo se expandiu.

“Nós ainda estamos avaliando o número de fazendas e granjas que foram afetadas, e a análise de 600 amostras ainda está em curso”, informou o porta-voz da NWVA

A escala do escândalo desde então tem expandido. “Nós ainda estamos estimando o número de explorações agrícolas que foram afetados, e da análise de 600 amostras ainda está em curso”, disse um porta-voz para o NVWA.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM

Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.
Email inválido. {{mensagemErro}}

OGlobo



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Milhares de ovos são retirados dos mercados europeus por risco de contaminação

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×