Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pós-Doutorado em Astronomia com Bolsa da FAPESP

Pós-Doutorado em Astronomia com Bolsa da FAPESP
As cinco bolsas estão vinculadas a Projeto relacionado ao Telescópio Gigante Magellan; prazo de inscrição encerra em 8 de julho (imagem: GMT)

28 de junho de 2017

Agência FAPESP – O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) oferece cinco oportunidades de Pós-Doutorado em Astronomia com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 8 de julho.

As bolsas estão vinculadas ao Projeto Especial Temático “Explorando o universo: da formação de galáxias aos planetas tipo-terra, com o Telescópio Gigante Magellan“, que tem João Evangelista Steiner como pesquisador responsável.

A primeira bolsa, em Ciências de Dados, diz respeito ao projeto “Aprendizado de Máquina e Astronomia: Aplicações nos Levantamentos J/S-PLUS e J-PAS”. A pesquisadora principal é Claudia Lucia Mendes de Oliveira.

O levantamento S-PLUS é de especial interesse para a Astronomia brasileira, visto que mapeará regiões do hemisfério Sul nunca antes observadas, em 12 bandas. Neste contexto, onde uma abundância de novos dados se tornará disponível, técnicas de aprendizado de máquina (ML) podem ajudar a processar novos dados de forma mais adequada. Tipicamente, problemas ML consistem em estimar as relações de dependência entre uma variável alvo e um conjunto de medidas chamadas classes. Muitos problemas fundamentais em Astronomia podem ser formulados como problemas ML.

Embora existam trabalhos que aplicaram métodos ML a estes dados astronômicos, as características dos levantamentos J-PAS/J-PLUS/S-PLUS possibilitam a aplicação de métodos muito diferentes e mais complexos. Com dúzias de filtros de banda estreita, J-PAS mostrará o espectro dos objetos com muito mais detalhe do que os levantamentos prévios. Mesmo J-PLUS e S-PLUS, que contêm somente sete filtros de banda estreita e cinco bandas largas, já possuem mais informação detalhada do que levantamentos prévios.

Este projeto explorará pelo menos três tarefas fundamentais que podem ser vistas como problemas ML: separação estrela-galáxia (e possivelmente quasar), classificação de tipo de galáxia e separação quasar-estrela. Estas tarefas podem beneficiar-se de dados adicionais dos levantamentos estudados e são passos necessários para estudar fenômenos mais complexos. Além disso, as técnicas de ML poderão ser usadas para criar dados eficientemente classificados para o hemisfério Sul. Implementações de todos os métodos desenvolvidos serão disponíveis livremente.

Os interessados devem ter formação em Ciências da Computação ou Matemática ou PhDs em Astronomia e Física serão bem-vindos para candidatar-se.

Os interessados devem entrar em contato com a equipe do projeto pelo e-mail [email protected].

Mais informações sobre o projeto e sobre essa oportunidade estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1560/.

A segunda bolsa, em Astronomia Extragaláctica, está relacionada ao projeto “Propriedade de linha de emissão nuclear de galáxias próximas: um levantamento de uma amostra completa”, liderado por João Evangelista Steiner.

Núcleos galácticos são regiões especiais de galáxias, hospedando buracos negros supermassivos e populações estelares que registram importantes aspectos da história da formação e evolução da galáxia. A pesquisa efetua um levantamento de núcleos de uma amostra completa de galáxias com espectroscopia 3D profunda nos telescópios de 8 m Gemini, com uma combinação de resolução espacial e sinal a ruído sem precedentes.

O projeto visa detectar e estudar as propriedades estatísticas, geométricas e físicas de AGN de baixa luminosidade: anãs Seyferts e LINERs bem como núcleos starburst e inativos.

O bolsista selecionado trabalhará na redução e análise destes dados, bem como deve complementá-los com dados oriundos de observações AO assistidas em NIR.

O bolsista selecionado estará envolvido na redução e processamento de cubos de dados usando o conjunto de técnicas desenvolvidas pelo grupo e aplicada a uma variedade de objetos. O candidato também executará análises de dados com técnicas-padrão, bem como desenvolverá novas. É esperada publicação de papers sobre objetos individuais, bem como participação na análise estatística mais fundamental de subamostras do levantamento. O candidato selecionado complementará os dados com cubos de dados (AO assistidos) originários do NIR.

Os interessados devem entrar em contato com a equipe do projeto pelo e-mail [email protected].

Mais informações sobre o projeto e sobre a oportunidade estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1561/.

A terceira bolsa, em Astronomia Estelar, está ligada ao projeto “Acompanhamento em Alta-Resolução pelo GMT de Estrelas Brilhantes Ultra-Pobres em Metais a partir de Fotometria Multi-Bandas do S-PLUS”, coordenado por Claudia Lucia Mendes de Oliveira.

O objetivo principal deste projeto é encontrar estrelas ultrapobres em metais na pesquisa multibanda S-Plus. Estas candidatas serão em última instância observadas com o G-CLEF no GMT.

O bolsista selecionado estará altamente envolvido com extensos dados de levantamento e espera-se que contribua no esforço em disponibilizar os dados de pesquisa do S-Plus para a comunidade internacional.

Os interessados devem entrar em contato com a equipe do projeto pelo e-mail [email protected].

Mais informações sobre o projeto e sobre essa oportunidade estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1562.

A quarta bolsa, em Engenharia Optomecânica, está ligada ao projeto do sistema de posicionamento por fibras MANIFEST e/ou para o GMACS, GCLEF e/ou GMTIFS, instrumentos do observatório do Giant Magellan Telescope, coordenado por Claudia Lucia Mendes de Oliveira.

O bolsista selecionado, um engenheiro optomecânico júnior, irá se reportar aos pesquisadores principais (PIs) do GMT Brazil Office. Trabalhará com engenheiros seniores (mecânico, óptico e eletrônico) e cientistas, no Brasil e no exterior, no desenvolvimento de instrumentação para o GMT, a fim de possibilitar o uso do telescópio para a aquisição das imagens de fontes astronômicas da mais alta qualidade.

O projeto primário aqui descrito refere-se ao instrumento MANIFEST, mas ao candidato também poderá ser solicitado trabalhar em outros instrumentos do GMT que se conectam com o MANIFEST, incluindo o espectrógrafo GMACS e o espectrógrafo G-CLEF. O espectrógrafo GMACS, Espectrógrafo Cosmológico e Astronômico Multiobjeto, instrumento que entregará espectroscopia de resolução moderada (R=1500 – 5000) sobre grande campo de visão desde o UV próximo até regiões de IR próximo do espectro, está em uma fase inicial de projeto, enquanto o G-CLEF, o Espectrógrafo Echelle no visível, está na fase de Revisão de Projeto.

O candidato selecionado trabalhará em colaboração estreita com um pequeno time de engenheiros e cientistas para realizar tarefas de design conforme definidas pelo projeto; ganhará familiaridade com conceitos de projeto optomecânico incluindo técnicas de engenharia de ultraprecisão; participará no desenvolvimento de conceitos de instrumentação em nível avançado; desenvolverá e executará experimentos de prototipagem no laboratório e deverá ter disponibilidade para viagens, ocasionalmente, a fim de consultar e se reportar a colaboradores internacionais.

Os candidatos devem ter PhD em Engenharia Mecânica, Engenharia Óptica, Física ou campo relacionado, mas com relativa experiência. É desejável que tenham familiaridade com CAD mecânico (SolidWorks ou software equivalente) e experiência com componentes ópticos de laboratório (sistemas ópticos, fibras ópticas, CCDs) e análise de dados experimentais (por exemplo, por meio de instruções do Matlab).

Os interessados devem entrar em contato com a equipe do projeto pelo e-mail [email protected].

Mais informações sobre o projeto e sobre essa oportunidade estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1563/.

A quinta bolsa de Pós-Doutorado é em Óptica Adaptativa. O bolsista selecionado deverá ajudar no desenvolvimento do sistema de óptica adaptativa do telescópio GMT para seu instrumento de primeira luz, G-CLEF. Trata-se de um sistema adaptativo inédito (espectrógrafo alimentado por fibra, comprimentos de onda no visível) e os resultados do trabalho devem ser publicados nos melhores jornais internacionais de instrumentação. Além disso, uma participação na atualização do módulo SAM no telescópio SOAR é esperada.

O bolsista selecionado deve realizar pesquisas e desenvolver soluções de imageamento que usam tecnologia AO para proporcionar correções de frentes de onda que levem a imagens livres de distorções e que operem num grande telescópio, como o GMT. Paralelamente ao estudo de sistemas AO, o bolsista PD terá também de desenvolver métodos computacionais para estudo, otimização e avaliação da performance de sistemas ópticos.

O candidato deve ter PhD em Física, Astronomia ou campo relacionado e familiaridade com os softwares SolidWorks e Zeemax (ou equivalentes).

Os interessados devem entrar em contato com a equipe do projeto pelo e-mail [email protected].

Mais informações sobre essa oportunidade e a descrição detalhada do trabalho do bolsista estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1564/.

Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Pós-Doutorado em Astronomia com Bolsa da FAPESP

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×