Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Câmara aprova texto principal da MP das Concessões

BRASÍLIA – A Câmara aprovou na noite desta terça-feira o Texto-base da Medida Provisória que trata de prorrogação e renovação de concessões no setor de transportes (ferrovias, rodovias e aeroportos). A MP ainda estabelece regras para a chamada devolução negociada de concessões que apresentam problemas para que haja uma relicitação. O problema é que a Medida Provisória perde a validade na próxima quinta-feira (4). Ainda faltam votar os destaques apresentados pela oposição. Depois de passar pela Câmara, a MP terá que passar nesta quarta-feira pelo Senado para não perder a validade. As regras só beneficiarão os empreendimentos que fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez de tudo para manter o quórum na sessão e garantir a aprovação do Texto Principal.

— É um investimento para destravar as ferrovias. É para acabar com a ineficiência, para puxar para baixo o custo da produção — disse o deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), relator da MP.

O texto contempla concessões feitas nos últimos 12 anos. No caso das ferrovias, as concessões podem ser prorrogadas por até 30 anos, dependendo do que está previsto no contrato. A MP é de interesse do ministro Moreira Franco, da Secretaria Geral da Presidência, participando da redação da MP.

Como relator, Sérgio Souza fez mudanças no texto original do governo. Ele defendeu a medida do governo e lembrou que a ex-presidente Dilma Rousseff adotou regras semelhantes para o setor de portos.

A MP prevê a prorrogação das atuais concessões; a chamada prorrogação contratual antecipada, quando a empresa é obrigada a fazer novos investimentos); e a relicitação, que é quando a concessionária devolve de forma acordada e amigável o serviço, ocorrendo então a celebração de nova licitação.

A oposição tentou evitar a aprovação do texto principal. Os deputados do PT, PCdoB e do PSOL fizeram várias críticas à MP.

— Poderá haver prorrogação de concessão por até 30 anos, sem licitação. O nome disso é picaretagem! — disse o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

— Estão acabando com a lei das licitações. A MP 752 é uma negociara da pior espécie — acrescentou a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM

Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.
Email inválido. {{mensagemErro}}

OGlobo



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Câmara aprova texto principal da MP das Concessões

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×