Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cooperação é fundamental para ajudar refugiados na Grécia, diz agência da ONU

Cooperação é fundamental para ajudar refugiados na Grécia, diz agência da ONU

Família síria aguarda partida de barca em Lesbos, na Grécia, com destino a campo de Refugiados em Larissa. Foto: ACNUR/Achilleas Zavallis

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) afirmou na segunda-feira (27) que esforços conjuntos e o fortalecimento da cooperação são fundamentais para melhorar a situação dos refugiados e das pessoas que buscam asilo na Grécia. A agência das Nações Unidas fez oito recomendações para ajudar a garantir uma operação de resposta sustentável no país.

“A situação da Grécia pode ser gerenciada, mas para conseguirmos isso, é preciso um compromisso firme de todos os lados”, disse o alto-comissário das Nações Unidas para os refugiados, Filippo Grandi.

Ele pediu aos governos da União Europeia que promovam um forte apoio à Grécia. “É preciso mais solidariedade e responsabilidade em toda a Europa”, afirmou.

Grandi também solicitou ao Governo Grego coordenadas mais estruturadas, com funções e responsabilidades bem definidas para todos os intervenientes.

Segundo a agência da ONU, até o último 20 de março, apenas 10 mil pessoas em busca de asilo deixaram a Grécia em direção a nações europeias.

O ACNUR informou que está trabalhando com o governo grego nos últimos meses para encontrar locais alternativos para a habitação temporária, bem como para ajudar alguns refugiados que permanecem na Grécia a se integrar mais facilmente à cultura social do país.

O progresso nas condições de acolhimento também ajudará a prevenir e a combater as violências sexuais e de gênero, que expõem muitas mulheres e crianças vulneráveis.

“É necessário prestar mais atenção à duração e à qualidade dos procedimentos de asilo e das condições de acolhimento nas ilhas”, afirmou o alto-comissário.

“Isso permitirá transferências mais rápidas para o continente e impedirá que os locais de recebimento nas ilhas voltem às terríveis condições de superlotação”, acrescentou, observando que o ACNUR apoiou cerca de 7 mil das mais de 10 mil transferências organizadas desde junho de 2016.

As recomendações do ACNUR incluem também acelerar o ritmo de reunificação das pessoas com suas famílias e aumentar a auto-suficiência entre os refugiados.


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Cooperação é fundamental para ajudar refugiados na Grécia, diz agência da ONU

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×