Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Justiça nega recurso e mantém proibição à cobrança de bagagem


Passageiro carrega mala em aeroporto de Brasília – André Coelho

RIO – O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) manteve a liminar que suspende a cobrança de valores para o despacho de bagagens em aeroportos brasileiros. A corte negou recurso da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), protocolado por meio da Advocacia-Geral da União (AGU). A proibição da cobrança foi determinada na tarde da última segunda-feira, após pedido do Ministério Público Federal em São Paulo.

A AGU havia entrado com recurso (mandado de suspensão) ainda na segunda-feira, mas o TRF-3 entendeu que não era o instrumento jurídico adequado para recorrer da decisão. Nesta terça-feira, então, o órgão voltou a questionar a liminar, por meio de um agravo de instrumento. Este ainda está em análise.

Segundo a Procuradoria Regional Federal da 3ª Região (PRF3), unidade da AGU que atua no caso, a medida tem como objetivo incentivar a liberdade de escolha do consumidor e, consequentemente, a concorrência entre as companhias aéreas.

Veja também

A presidência do TRF-3, no entanto, entendeu que a regra poderia ser prejudicial para o consumidor. “A alteração da norma administrativa permite, numa análise superficial, porém cuidadosa, concluir que as empresas de transporte aéreo poderão fixar ao seu bem entender não só o valor da passagem como também, doravante, o da Bagagem Despachada, eliminando a franquia até então existente”, escreveu.

Com a decisão, permanecem as regras atuais. As empresas são obrigadas a obedecer as franquias mínimas de bagagem despachada: 23kg para voos nacionais e duas malas de 32kg em viagens internacionais.

O argumento da AGU era que a liminar que suspende a cobrança de bagagem gera insegurança jurídica para o sistema de aviação civil, consumidores, empresas aéreas e órgãos públicos. O texto diz ainda que o episódio representa uma intromissão do Judiciário na competência da agência regulatória.

Leia Mais:

Ministério Público pede anulação de Novas Regras de bagagens

Veja as novas regras da aviação que entram em vigor hoje

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM

Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.
Email inválido. {{mensagemErro}}

OGlobo



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Justiça nega recurso e mantém proibição à cobrança de bagagem

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×