Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Problemas globais exigem soluções coletivas, diz chefe da ONU no Dia Internacional da Solidariedade

Problemas globais exigem soluções coletivas, diz chefe da ONU no Dia Internacional da Solidariedade

O mundo tem alcançado progresso significativo no desenvolvimento humano nas últimas duas décadas. A taxa de pobreza global caiu para mais da metade. As pessoas estão vivendo mais e com mais saúde e possuem uma educação melhor. Apesar destes e outros avanços, a prosperidade não é compartilhada por todos.

A afirmação foi feita pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao marcar o Dia Internacional da Solidariedade Humana, lembrado anualmente no dia 20 de dezembro.

“Desigualdades, pobreza extrema, desemprego, exclusão social e degradação ambiental continuam a se constituir características preponderantes de sociedades em todo o mundo. Discriminação e preconceito permanecem as maiores barreiras para construir sociedades inclusivas”, disse Ban. “Muitos grupos sociais vulneráveis vêm sua condição piorar. Os impactos das mudanças climáticas cairão mais pesadamente em cima de quem menos provoca o problema.”

O chefe da ONU destacou que a solidariedade é essencial para preencher estas lacunas de desenvolvimento sustentável. Ele lembrou que “não deixar ninguém para trás”, promover prosperidade e garantir a inclusão e igualdade são princípios fundamentais da Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável, adotada por líderes mundiais em setembro de 2015, e pelo Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, adotado em dezembro do mesmo ano.

“Enquanto as nações lutam para cumprir suas promessas e alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS], o apoio mútuo será crucial. Problemas Globais Exigem soluções coletivas”, acrescentou.

“Em um tempo de divisão em muitos assuntos globais, de conflitos armados à migração forçada, as pessoas precisam recorrer umas às outras em causas comuns, e não se afastar uma das outras por medo.”

Ban pediu que seja enfatizado o papel da solidariedade para a construção da dignidade para todos em um planeta saudável. “Devemos trabalhar juntos para alcançar os ODS e garantir o futuro que queremos”, concluiu.


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Problemas globais exigem soluções coletivas, diz chefe da ONU no Dia Internacional da Solidariedade

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×