Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cursos sobre etiquetagem chegam ao Rio

Cursos Sobre Etiquetagem Chegam Ao Rio

Estão abertas as inscrições para os treinamentos sobre eficiência energética que ocorrerão entre 26 e 29 de setembro no Rio de Janeiro.

LUCAS TOLENTINO 

Os interessados na etiquetagem de eficiência energética em edificações de todo o país terão acesso a capacitações promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). E a próxima cidade a receber os treinamentos será o Rio de Janeiro. Os profissionais do Setor público poderão participar de uma oficina no próximo dia 26. Já o Setor Privado terá um minicurso no dia 27 e um curso entre os dias 28 e 29 de setembro.

As inscrições para os treinamentos que ocorrerão no Rio de Janeiro já estão abertas. Na oficina destinada ao setor público, haverá demonstrações de etiquetas de envoltória e dos sistemas de iluminação e de condicionamento de ar. Também haverá análises do impacto ambiental, da redução do consumo e das emissões dos gases de efeito estufa dos impactos no processo licitatório de projetos e obras para edifícios públicos diante da obrigatoriedade da etiquetagem.

SETOR PRIVADO

Para os profissionais do setor privado, haverá um minicurso de introdução à etiquetagem por meio da apresentação de bonificações e sistemas de envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Os participantes também farão cálculos das etiquetas com uso da ferramenta Webprescritivo e estudarão exemplos de análises de custo benefício de alternativas a partir de casos reais.

Já o curso voltado para o setor privado terá 16 horas presenciais e quatro horas na modalidade a distância. Haverá contextualização da etiquetagem e eficiência energética, legislação e impactos da etiquetagem nos processos licitatórios de projetos e obras, além da apresentação das etiquetas da envoltória, do sistema de iluminação, do sistema de condicionamento de ar e da etiqueta geral. Os participantes estudarão, ainda, a análise de custo e benefício.

SAIBA MAIS

Coordenado pelo MMA, o Projeto 3E tem o objetivo de contribuir com a economia de até 4 milhões de MWh de eletricidade nos próximos 20 anos, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 2 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq).

A Etiqueta PBE Edifica foi desenvolvida em uma parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica. As etiquetas podem ser obtidas para edificações comerciais, de serviços, públicas e residenciais. O selo atesta que o prédio atende aos requisitos de desempenho e, em alguns casos, de segurança estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.

SERVIÇO:

Oficina para o setor público

Data: 26 de setembro

Duração: 4 horas

Local: Edifício Ministério da Fazenda – Av. Pres. Antônio Carlos, 375 – Sala 1227 – Rio de Janeiro/RJ

Minicurso para o setor privado

Data: 27 de setembro

Duração: 4 horas

Local: Hotel Regina – Rua Ferreira Viana, nº 29, Flamengo – Rio de Janeiro/RJ

Curso para o setor privado

Data: 28 e 29 de setembro

Duração: 20 horas – 4h EaD + 16h presenciais

Local: Hotel Regina – Rua Ferreira Viana, nº 29, Flamengo – Rio de Janeiro/RJ

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Ministério do Meio Ambiente



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Cursos sobre etiquetagem chegam ao Rio

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×