Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Portugal

Tags: portugal

Portugal é sem sombra de dúvidas o país mais conhecido dos brasileiros desde a tenra idade, pois foi Portugal quem descobriu e construiu o Brasil. Mas o foco aqui é a história de Portugal. Então vamos lá:

Portugal durante séculos foi uma província romana conhecida como "Lusitânia". Foi algumas décadas antes de Cristo que Portugal foi conquistado pelos romanos. Li num artigo de que os romanos levaram cerca de 200 anos para conquistar os portugueses, que na época é lógico não eram conhecidos como "Portugueses" e sim "Lusitanos". Mas de qualquer forma os portugueses eram tribos celtas e que inclusive alguns tinham ascendência grega. Enfim após romanos conquistarem aquele território o mesmo se transformou na província da Lusitânia, permanecendo assim por séculos. Em 476 como muitos sabem, o Império Romano chegou ao fim, e o Portugal passou a se comandado por reis visigodos uma nobreza de origem germânica, até que por volta do ano 711 os mouros que eram os árabes do norte da África invadiu e conquistou a Península Ibérica onde fica Espanha e Portugal. Ao mesmo tempo foram séculos de lutas contra os mouros, e um século depois uma pequena área do norte da Península Ibérica ficou  livre dos mouros que era constituída pelos reinos de Leão e Castela. E dentro desses reinos foi fundado em 868 o Condado Portucalense, o precursor de Portugal. 
Foram quase 200 anos sob domínio de Leão e Castela até que em 26 de julho de 1139 o rei Dom Afonso Henrique declara a independência do Condado Portucalense, e o mesmo condado passa então a se chamar oficialmente "Reino de Portugal", cuja primeira capital foi a cidade de Porto, pois Portugal a esta altura ainda estava em luta contra os mouros tinha apenas a metade de seu território sob seu domínio. Tempos depois Portugal terminou de conquistar os últimos territórios que estavam sob domínios dos mouros que inclui o Algarve e também a Igreja Católica reconheceu a independência do reino.
No séculos seguintes Portugal se consolidou como um dos reinos mais importantes da Europa e posteriormente do mundo após a conquista de Ceuta em 1415, a chegada as Índias ao qual os portugueses foram pioneiros e também é claro, a descoberta do Brasil.
Em 1580 Portugal perdeu sua independência para Espanha por falta de herdeiros ao trono e a dinastia de Avis chegou ao fim. Foram cerca de 80 anos em união com a Espanha até que em 1640 Portugal recuperou sua independência e já com uma nova dinastia, a dinastia de Bragança, sob o reinado do rei Dom João IV. A dinastia de Bragança foi uma das mais importantes e também a última dinastia de Portugal, além também de ser a dinastia que governava também o Brasil.
Após a independência do Brasil em 1822 Portugal focou mais em suas outras províncias ultramarinas e foi um reino estável durante todo o século XIX. Até que em 1908 houve o assassinato do rei Carlos I e seu filho Felipe, herdeiro do trono. Pouco após o assassinato, Manuel II, filho de Carlos I se tornou o novo rei de Portugal, porém este jovem rei só reinou por dois anos, pois em 1910 foi proclamada a república em Portugal e o rei foi morar no exílio na Inglaterra. 
Durante os primeiro anos da república em Portugal o país passou por uma grande crise política e tendo diversos presidentes em pouco tempo. Nos anos 30 houve o governo do presidente Antônio de Oliveira Salazar que alguns consideram como ditadura. O governo do senhor Salazar durou até 1974, quando neste ano aconteceu a Revolução dos Cravos e o sucessor de Salazar, Marcelo Caetano foi destituído da presidência do país, vindo a morar no Brasil onde trabalhou como professor. Portugal passou então a ter um novo governo, passou a fazer parte da União Européia e tem se destacado na comunidade lusófona ao redor do mundo. Atualmente Portugal é um dos países mais estáveis e pacíficos do mundo.

Dados de Portugal

Nome oficial: República Portuguesa
Fundação: 1139
População: 10 milhões de hab. (2017)
Capital: Lisboa
Continente: Europa.


This post first appeared on Comunique-ce, please read the originial post: here

Subscribe to Comunique-ce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×