Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os nomes anteriores que o Brasil já teve desde o descobrimento

Pois bem, caros leitores e leitoras vou abordar aqui um assunto que quase ninguém sabe, mas é de suma importância e se bobiar até pode cair em provas de faculdade e etc. É sobre os nomes, mas precisamente os nomes oficiais que o Brasil já teve desde a sua descoberta até os dias de hoje. Sim, se você não saiba todo país tem um nome oficial, por exemplo, o nome oficial dos Estados Unidos é "Estados Unidos da América", o nome oficial da Alemanha é "República Federal da Alemanha", e assim por diante. E com o Brasil não seria diferente, e desde a nossa descoberta já tivemos alguns nomes oficiais. Então confira:

Estado do Brasil

Pois bem, como vocês sabem, o Brasil foi descoberto pelos portugueses em 22 de abril de 1500, porém nas primeiras décadas de descoberta do Brasil, Portugal focou mais em suas possessões na Ásia como o Senhorio da Pérsia, uma pequena possessão que Portugal tinha na Pérsia (Atual Irão) e principalmente a Índia Portuguesa, uma outra pequena possessão que Portugal tinha na Índia, além também de outras possessões que Portugal tinha em outros locais como Ceuta (Marrocos), Macau (China), entre outros.
O início da colonização do Brasil foi lenta, mas foi após as ameaças francesas que Portugal para assegurar a propriedade do Brasil resolveu iniciar de vez a colonização do território, e em 1532 foi fundada a cidade de São Vicente, a cidade mais antiga do Brasil. Logo em seguida foram sendo fundadas outras cidades, até que em 1549 o rei Dom João III resolveu organizar de vez o Brasil e neste mesmo ano construiu a cidade de São Salvador da Baía de Todos os Santos (Atual cidade de Salvador) e que se tornou a primeira capital do Brasil. Além disso o rei deu um nome oficial ao Brasil que passou a se chamar "Estado do Brasil" e era uma província ultramarina portuguesa e não necessariamente uma colônia, como a escola mentirosa adora propagar. Os anos se passaram e novas cidades foram sendo fundadas e o então Estado do Brasil foi crescendo cada vez mais.

*Principado do Brasil

Esse é um equívoco de algumas pessoas que vão ler um pouco mais a fundo a história do Brasil e certamente já viu em algumas fontes, em especial na Wikipédia de que houve uma época em que o Brasil passou a ser chamado de "Principado do Brasil", mas na verdade o Brasil nunca se chamou por esse nome enquanto pertencia a Portugal, e sim sempre se chamou "Estado do Brasil" até 1808. A confusão se dá porque no século XVII os príncipes portugueses passaram a receberem o título de "Príncipe do Brasil", então algumas pessoas pensam que o Brasil chegou a se chamar oficialmente "Principado do Brasil", o que de fato não ocorreu.

Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves

Este é um dos nomes oficiais mais conhecidos do Brasil enquanto ainda fazia parte de Portugal. Este nome foi adotado em 1808 quando devido as guerras napoleônicas, o imperador francês Napoleão Bonaparte resolveu invadir Portugal, e devido a isso Dom João VI que até então era regente do reino resolveu então com toda a corte vir para o Brasil. Ao chegar no Brasil, Dom João VI transformou Brasil e Portugal em dois reinos unidos e que passou a ter este nome, e a então capital do Brasil, o Rio de Janeiro passou a ser a capital de todo o reino unido português, brasileiro.

Reino do Brasil

Este é um nome próprio que o Brasil teve a partir do ano de 1815, e foi praticamente neste ano que o Brasil digamos que já era quase independente. Porém o Brasil ainda fazia parte de Portugal digamos que como se fosse um reino federado ao Reino Unido de Portugal Brasil e Algarves, assim como por exemplo o Reino da Inglaterra faz parte junto com o Reino da Escócia do famoso Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte. Foi neste mesmo de 1815 que o doido do Napoleão Bonaparte foi definitivamente derrotado, mas o rei Dom João VI resolveu ficar no Brasil, porém anos depois em 1820 ele foi pressionado por revoltosos em Portugal e pela própria Inglaterra a voltar para Portugal, mas deixou seu filho Pedro (Futuro Dom Pedro I) como regente no Brasil.

Império do Brasil

Este foi o primeiro nome oficial do Brasil quando nosso país se tornou independente. O Brasil passou a adotar este nome quando se tornou independente em 1822, e o príncipe Pedro se tornou nosso primeiro imperador que passou a se chamar Dom Pedro I. Além disso o motivo de o Brasil adotar o nome "Império do Brasil" ao invés de continuar como "Reino do Brasil" foi devido as dimensões territoriais do Brasil e sua população multiétnica, o que é características de um Império e não de um Reino.

Estados Unidos do Brasil

Após a proclamação da república feito por um golpe de estado em 1889, os republicanos tiveram que substituir a constituição imperial por uma nova constituição. E foi então que com a nova constituição de 1891 o Brasil passou a se chamar oficialmente "Estados Unidos do Brasil", e embora esta vergonha que mais parece ser uma imitação do nome dos Estados Unidos ser também devido ao fato de as províncias do Brasil ter sido renomeadas para "Estados", este foi o nome oficial do Brasil que mais tempo durou enquanto nosso país foi uma república. Ao todo este nome durou até 1967 quando foi criada uma nova constituição que extinguiu este nome, mas deixou o Brasil sem um nome oficial, e foi então que através de uma emenda constitucional em 1969 o Brasil passou a adotar o nome oficial de "República Federativa do Brasil", nome este que se mantém até os dias atuais. Além disso há outros países que tem o nome "Estados Unidos" em seu nome oficial, como México por exemplo, que se chama oficialmente "Estados Unidos Mexicanos".

República Federativa do Brasil

Este é o atual nome do Brasil, e foi adotado em 1969 e não se sabe por qual motivo. Após a constituição de 1988 este nome foi mantido até mesmo porque ele representa o atual sistema de governo do Brasil, que é uma república e a federação de todos os seus 26 estados e o Distrito Federal. Além disso este nome já dura pouco mais de 50 anos e ainda sim já dura menos tempo do que os nomes anteriores do Brasil após sua independência.


This post first appeared on Comunique-ce, please read the originial post: here

Share the post

Os nomes anteriores que o Brasil já teve desde o descobrimento

×

Subscribe to Comunique-ce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×