Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que foi o Império Mogol?

Agora pouco publiquei um vídeo aqui no blog que é o trecho de um filme que falava sobre o último imperador do Império Mogol da Índia e como gosto muito de escrever sobre História e Geografia e tava aqui vendo qual próximo artigo para escrever, lembrei da história do Império Mogol, e que vale a pena conhecer.
O Império Mogol foi um antigo império localizado na Índia fundado em 21 de abril de 1526 quando o líder de origem do Azerbaijão chamado Muhammad Zairedin Babur, mais conhecido como "Babur" derrotou o sultão Ibraim Lodi, que reinava num reino até que grande localizado no norte da Índia e que se chamava Sultanato de Déli, cuja a capital era a própria cidade de Déli, hoje capital da Índia. Vale lembrar que em 1526 e durante a maior parte de sua história a Índia nunca foi um país, e sim um pequeno continente formado por vários reinos independentes dos quais o Sultanato de Déli era um desses vários reinos.
Babur, o fundador do Império Mogol.
Babur era de origem da Ásia central, e como disse antes ele nasceu onde hoje é o Azerbaijão. Seus ancestrais incluíam o antigo imperador Genghis Kan, do antigo Império Mongol (Esse é outro império maior e mais antigo que ficava onde hoje é a Mongólia) por parte de mãe, e é por isso que as pessoas de fora referiam a seu império como "Império Mogol", ele ser descendente de Genghis Kan. E por parte de mãe ele era descendente do imperador Tamerlão, do antigo Império Timúrida, que ficava na Ásia central.
Já adulto, Babur começou a lutar e em abril de 1526 ao derrotar o sultão de Déli ele então se tornou o novo rei daquele reino que naquela altura tinha uma área de aproximadamente 500 mil quilômetros quadrados, mas que iria aumentar muito nas próximas décadas. Porém Babur só reinou até 1530 quando faleceu aos 47 anos de idade, sendo substituído pelo seu filho conhecido como Humaium. Humaium se tornou o novo imperador do Império Mogol em 1530 e reinou até 1540, quando seu império foi invadido pelo líder afegão Sheh Shah Suri que fundou no local o Império Suri. Humaium exilou-se na Pérsia (Atual Irã) e permaneceu por lá durante 15 anos, até que ele volta triunfante para a Índia e reconquista de volta o seu reino, acaba de vez com o Império Suri e restabelece o Império Mogol de volta em 1555. Porém em 1556 ele faleceu e seu filho conhecido como Akbar se torna o novo imperador. E é no reinado de Akbar, conhecido como "Akbar - O grande" que o Império Mogol vive uma fase áurea e de expansão. Akbar que é considerado um dos maiores líderes de todos os tempos era conhecido também por ser tolerante a todas as culturas e religiões, e daí ele teve muito sucesso. Akbar inclusive chegou a receber até mesmo missionários cristãos em seu império, além também de admitir funcionários hindus em seu governo, sendo ele próprio islâmico.
Akbar, um dos maiores líderes da história e do Império Mogol.
Akbar expandiu bastante a área do Império Mogol que passou a ter mais ou menos 2 milhões de quilômetros quadrados, e devido a isso Akbar organizou seu império em várias províncias que ficaram conhecidas como "Subah". Ao todo foram criadas 12 subah para facilitar a administração do reino.
Akbar faleceu em 1605 e foi substituído por seu filho, e depois por seu neto e assim por diante. Em 1653 foi inaugurado no reinado de Shah Jahan o famoso mausoléu Taj Mahal que é conhecido como a maior prova de amor do mundo, pois Shah Jahan mandou construir o mausoléu em homenagem a sua esposa conhecida como "Taj Mahal" que havia falecido ao dar a luz a um de seus filhos. Hoje o Taj Mahal é um dos principais cartões postais da Índia e do mundo.
Infelizmente Shah Jahan tempos depois em 1658 foi aprisionado por seu filho Aurangzeb que se tornou o novo imperador mogol e era conhecido por ser um islâmico radical que perseguiu pessoas de outras religiões como os hindus (Que são a maioria) e os sikhs. Porém foi no reinado de Aurangzeb que o Império Mogol teve a sua maior extensão territorial que chegou a ater cerca de 4 milhões de quilômetros quadrados na década de 1680. Porém como havia revoltas internas dentro de seu império e também a expansão se deu por forma muito violenta, muitas dos territórios conquistados estavam em prejuízo por causa das guerras violentas de conquista, então o Império Mogol aumentou seu território mas teve prejuízo.
Aurangzeb faleceu em 1707, e ele é considerado o último grande imperador mogol, pois alguns anos após a sua morte, a partir de 1717 o Império Mogol começou a se desintegrar, os subahs começou a se tornarem reinos independentes como o Subah de Bengala que se separou do Império Mogol em 1717 e se tornou um reino independente. Além disso Bengala era província mais rica do Império Mogol e correspondia a 50% do PIB do império, além também de na década de 1750 corresponder a 12% do PIB mundial, sendo uma das regiões mais ricas do mundo.
A partir da década de 1720 o Império Mogol se desintegrou de uma forma muito rápida e assustadora e já na década de 1750 ele tinha uma área territorial de aproximadamente 70 mil quilômetros quadrados, bem menor inclusive do que sua área inicial de 500 mil quilômetros quadrados em 1526. Foi em 1757 que os britânicos através da Companhia Britânica das Índias Orientais conquistaram o reino de Bengala e posteriormente os outros diversos reinos independentes que se formaram com a desintegração do Império Mogol, incluindo também o Império Marathá que também foi um dos reinos que se separou do Império Mogol.
A partir de 1803 o território do Império Mogol se restringia a apenas a cidade de Déli ou algo em torno de 1.400 quilômetros quadrados (Bem diferente dos 4 milhões de quilômetros quadrados na década de 1680). E neste mesmo ano em 1803 o Império Mogol que já tinha o tamanho de uma cidade era um vassalo do Império Marathá, e com a derrota dos marathás para os britânicos, o Império Mogol virou então um vassalo dos britânicos que recolhiam impostos em Déli e também pagava uma pensão para o imperador mogol e sua família.
Os anos se passaram e em 1837 com a morte de Akbar II quem assumiu o trono do agora minúsculo Império Mogol era seu filho, Bahadur Shah Zafar II, que seria o último imperador mogol. Em 1849 os britânicos haviam conseguindo conquistar toda a Índia após a conquista do Império Sikh, o último dos reinos indianos a ser conquistado, com isso o Império Mogol ficou sendo praticamente um enclave dentro da agora "Índia Britânica", porém na prática quem mandava no território mogol eram os britânicos, e sendo assim o Império Mogol só existia em documentos e seu último imperador era apenas um imperador nominal. O que significa que na prática o Império Mogol só existiu como território independente até 1803, pois naquele ano virou um vassalo dos marathás, e com a derrota dos marathás na guerra contra os britânicos virou um vassalo dos britânicos.
Bahadur II, último imperador mogol.
Alguns anos depois, em 1857 insatisfeitos com os britânicos, os soldados indianos que trabalhavam para os britânicos resolveram fazer um motim, que rapidamente se espalhou por vários pontos da Índia Britânica e eles elegeram Bahadur II para liderar a revolta e se tornar o imperador de fato da Índia. Porém pouco depois a revolta foi sufocada pelos britânicos com a ajuda de soldados sikhs e ao fim da revolta em 1858 alguns revoltados foram condenados e executados. E lembrando que houve violência dos dois lados, tanto dos britânicos quanto dos indianos. Após a revolta, a Companhia Britânica das Índias Orientais foi extinta na Índia, a Inglaterra assumiu diretamente o controle da Índia e Bahadur Zafar foi mantido em prisão domiciliar na cidade de Rangun (Atual Miammar, que na época também era território britânico). Bahadur foi acusado de traição e ficou em prisão domiciliar devido a sua idade avançada (Ele tinha 83 anos na época). Alguns membros de sua família foram junto com ele para o exílio. O Império Mogol que só existia virtualmente foi oficialmente extinto naquele mesmo ano de 1858. Bahadur Shah Zafar II faleceu em 1862. Era o fim de um dos mais conhecido e históricos impérios da Ásia dos tempos modernos e contemporâneos.
A Índia se tornou independente em 1947 e a cidade de Délia, a antiga capital do Império Mogol se tornou a capital da Índia. Porém há uma parte da de Déli que é mais nova e foi construída pelos britânicos em 1903, e é conhecida como "Nova Déli". E por isso a capital da Índia atualmente se chama Nova Déli.


This post first appeared on Comunique-ce, please read the originial post: here

Share the post

O que foi o Império Mogol?

×

Subscribe to Comunique-ce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×