Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

#Cinema - Cidadão Kane

Pois bem, caros leitores e leitoras, resolvi voltar a escrever sobre cinema, sim, filmes, coisa que já fazia a muito tempo. Porém antigamente eu falava sobre filmes de uma maneira mais "enciclopédica", ou seja, eu costumava apenas a falar um breve resumo do filme e depois falar a ficha técnica. Porém nesta nova seção que inauguro aqui, chamada "Cinecia" irei falar sobre filmes, mas precisamente sobre filmes que já assisti (É óbvio), e o primeiro filme que irei falar é sobre um filme que já assisti parcialmente, porém não gostei muito, mas reconheço que é um filme muito importante. Esse filme é o famoso Cidadão Kane, lançado pelo diretor Orson Welles em 1941 e foi considerado por muito tempo o melhor filme da história (Sim isso mesmo) e é por isso que vou falar sobre esse filme.
Pois então, o Cidadão Kane ele conta a história de um homem magnata do ramo das comunicações, da mídia, mais precisamente, do meio jornalístico. O filme segundo algumas pessoas é baseado na história de William Ernst Randolph, um dos magnatas da comunicação dos Estados Unidos e que dominava ou pelo menos tinha grande influência na imprensa americana. Inclusive cheguei a ficar sabendo (Nãos sei se é verdade) de que William Randolph ficou irritado e queria até impedir a realização do Cidadão Kane. Mas enfim, o fato é que Cidadão Kane fala sobre um homem que se tornou um grande milionário das comunicações, passa a ter muita influência devido a isso e numa das cenas finais ele tem um ataque de loucura, sai quebrando os móveis de seu palácio e depois aparece um monte de funcionários olhando para ele assustados, enquanto ele sai calmamente sen entender nada.
O filme é até interessante e importante pois retrata a realidade de pessoas que são donas de grandes veículos de comunicação e que por isso tem muita influência na sociedade, e exemplo disso são donos de grandes conglomerados de comunicação como por exemplo o Grupo Globo no Brasil que durante décadas teve bastante influência na sociedade brasileira, porém com o advento da internet nos últimos anos a influência do Grupo Globo vem sendo quebrada drasticamente e hoje se bobiar na maioria das vezes o Grupo Globo só tem influência somente naquelas pessoas ignorantes que insistem em não querer enxergar a realidade de que tais influências negativas impactam até mesmo na vida delas, mas que só por causa de que o Grupo Globo faz ataques a políticos que essas pessoas não gostam elas ignoram completamente outros malefícios da influência negativa que o Grupo Globo possui. Mas ainda bem que nos dias de hoje e cada vez mais o povo brasileiro está acordando, e quem ainda insiste em ser alienado pelo Grupo Globo é só os ignorantes, e na imensa maioria das vezes por motivos pessoais.
Mas voltando a falar de Cidadão Kane, o filme é muito importante porque relata sobre donos de grupos de comunicação e suas influências. E lembrando que não estou criticando os donos de grupos de comunicação, pois afinal de contas fazendo um jornalismo saudável todos ganham. O único problema é quando grupos de comunicação começa a receber dinheiro público com publicidade do governo em seus veículos de comunicação e que muitas das vezes esses próprios veículos de comunicação acabam virando meros panfletos de governos corruptos. Aí sim que é complicado. E por falar em Cidadão Kane, foi feito em 1993 um documentário muito importante sobre a influência nefasta do Grupo Globo que até então se chamava "Organizações Globo". O documentário se chama "Muito além do Cidadão Kane" e eles mostram como e desde quando o Grupo Globo passou a ter muita influência no Brasil. O documentário é excelente e inclusive o próprio Grupo Globo já tentou proibir o documentário no Brasil. É como diz o ditado: "Quem não deve não teme".

Mas embora Cidadão Kane seja um filme bem importante, eu não o considero o melhor filme da história, pode ser um dos melhores, mas o melhor não. Pois além disso existem milhares de filmes muito bons por aí.


This post first appeared on Comunique-ce, please read the originial post: here

Share the post

#Cinema - Cidadão Kane

×

Subscribe to Comunique-ce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×