Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A guerra civil americana


Hoje vamos falar de história, um dos assuntos que mais gosto. Pois então, certamente você já ouviu falar da guerra civil americana não? Talvez sim ou talvez não, mas aquela foi uma das guerras mais cruéis que aconteceu aqui no continente da América. Além disso a guerra civil americana, conhecida também como Guerra de Secessão foi a guerra em que mais cidadãos Dos Estados Unidos da América morreram, foram ao todo cerca de 700 mil mortos.

Antecedentes

Os antecedentes da guerra de Secessão começou pouco antes, quando Abraão Lincoln foi eleito o presidente dos Estados Unidos. Até aí tudo bem, mas o problema é que Lincoln era abolicionista, e naquela época a maior parte dos estados do norte dos Estados Unidos tinha uma economia industrializada enquanto que os estados do sul tinha uma economia agrícola. E o problema nisso tudo é que nos estados em que predominava a economia industrial os trabalhadores já eram assalariados, e além disso eles precisavam de consumidores para comprar os produtos deles, e caso os escravos se tornassem libertos os escravos seriam potenciais consumidores. Porém do outro lado do país a economia era basicamente agrária e os grandes fazendeiros dependiam da mão de obra escrava, e então isso causou um contraste e um impacto muito grande que culminou na guerra, quando Lincoln que era contra a escravidão venceu as eleições presidenciais.

O começo

Pouco após Lincoln se tornar presidente, em 1861 alguns estados do sul dos Estados Unidos declararam sua independência e logo em seguida outros estados da região fizeram o mesmo, totalizando 13 estados rebeldes e separatistas que formaram então um novo país cujo nome oficial era "Estados Confederados da América" e a capital era a cidade de Richmond no estado da Virgínia. Além disso em 12 de abril de 1861 os confederados (Como ficaram conhecidos os soldados separatistas) bombardearam um forte conhecido como Forte Sunter, no território do restante dos Estados Unidos, e foi a partir desse ataque que começou a guerra civil.

Durante a guerra

A guerra começou rápido e em pouco tempo já dava pra perceber que seria uma guerra longa e sangrenta, e realmente de fato foi isso tudo. No meio da guerra, em 1863 a escravidão foi oficialmente extinta nos Estados Unidos, porém a guerra continuou e muitos ex escravos acabaram também por serem recrutados para lutarem no exército da união (União - nome que se referia ao restante dos Estados Unidos que não aderiram ao separatismo).
No meio da guerra um homem se destacou, o nome dele era Natan Forest Badford, um dos homens mais ricos da região sul dos Estados Unidos. Ele era comerciante de escravos e possuía terras na região. Natan se alistou no exército confederado e ele ficou conhecido quando liderou e ordenou que seus soldados matassem os soldados da união que haviam se rendido e que a maioria era ex escravos, além também de alguns outros soldados da união que foram executados por ordem de Natan. Os massacres foram feitos no Forte Pillow, e ficou conhecido como Massacre do Forte Pillow. Foram anos de guerra e muitos civis mortos, além também de prejuízos financeiros ao país.

O fim da guerra

Por fim em 1865 a Guerra de Secessão finalmente chegou ao fim, deixando um total de 700 mil mortos, além também de feridos, enormes prejuízos além também de revoltas por parte de muitos elitistas dos estados rebeldes que foram obrigados a aceitar o fim da escravidão, permanecerem dentro dos Estados Unidos além também de aceitarem a integração social dos ex escravos. 

O pós guerra

Após o fim da Guerra de Secessão além dos milhares de mortos, feridos, prejuízos e revolta dos elitistas houve também alguns fatos marcantes que até os dias de hoje ainda são lembrados nos Estados Unidos que foram o assassinato do presidente Abraão Lincoln por um ator de teatro onde Lincoln tinha ido ver uma peça. O ator era um apoiador dos confederados e não aceitava o fim da escravidão e culpou Lincoln por isso.
Além disso outro fato marcante também que aconteceu logo após o fim da guerra foi o surgimento da organização terrorista Ku Klux Klan que foi criada com o objetivo de impedir a integração social dos ex escravos. A Ku Klux Klan foi fundada por Natan Forest Badford, aquele senhor do Massacre do Fort Pillow e atuação da Ku Klux Klan consistia em fazer intimidação com todos os que se opõem as suas ideias, assassinatos e linchamentos de ex escravos e pessoas de quem eles não gostassem. Tais ações da Ku Klux Klan acabou por sua proibição pelo governo federal dos Estados Unidos entre 1872 e 1877. Além disso em 1877 Natan Badford faleceu e junto com ele a Ku Klux Klan também deixou de existir nesta época, porém a fontes de que Natan já havia deixado a Ku Klux Klan ainda por volta de 1868 devido a violência extrema da organização.
Porém como muitos já sabem a Ku Klux Klan décadas depois ressurgiu em 1915 muito em parte influenciada pelo filme O Nascimento de uma Nação que coloca a Ku Klux Klan como herói. E foi então que inspirado nesse filme o senhor William J Simmons acabou criar a segunda Ku Klux Klan só que desta vez mais numerosa, sofisticada e com aquele icônico uniforme branco que parece fantasmas. Esta segunda Klan chegou ao auge nos anos 1920 quando chegou a ter 5 milhões de membros. Porém nos anos 1940 a organização chegou ao fim, depois ressurgiu nos anos 60 sem força e dura até os dias de hoje, porém estima-se que a Ku Klux Klan tenha hoje em dia cerca de 8 mil membros espalhados pelos Estados Unidos, algo bem diferente do que nos anos 1920.
 
Conclusão

Mas enfim a Guerra de Secessão foi uma das guerras mais impactantes dos Estados Unidos e seus efeitos são surtidos até os dias de hoje, não economicamente, mas sim culturalmente, pois até hoje ainda é comum pessoas no sul dos Estados Unidos ostentar a bandeira confederada, além também é claro da fama da Ku Klux Klan entre outros aspectos culturais que aquela guerra deixou no país que incluem também filmes. E por falar em filmes, uma vez assisti um filme antigo que fala sobre a Guerra de Secessão, lembro-me que tinha apenas 14 anos de idade quando assisti o filme e no começo nem sabia que o filme se tratava da guerra pois achei que fosse um filme de faroeste, mas como já tinha lido sobre a guerra ainda naquela época me dei conta de que o filme se tratava da guerra depois. O nome do filme é "Os Tambores Rufam ao Amanhecer", um filme legalzinho até.


This post first appeared on Comunique-ce, please read the originial post: here

Share the post

A guerra civil americana

×

Subscribe to Comunique-ce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×