Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos mais importantes estados do Brasil. A sua fundação tem início no século XVII, porém sua colonização se deu antes, ainda no século XVI principalmente com relação a fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1565.
Com o passar do tempo o Rio de Janeiro foi se desenvolvendo cada vez mais, e no período do século XVIII com fase do ouro em Minas Gerais, o Rio de Janeiro devido ao acesso ao mar virou um importante porto comercial no Brasil, e devido a isso e com o crescimento da cidade do Rio de Janeiro, a Capital do então Principado do Brasil que era Salvador virou a capital do Brasil em 1763.
Após a independência do Brasil em 1822 a cidade do Rio de Janeiro continuou sendo a capital do Brasil e se converteu numa espécie de Município Neutro, tendo então a cidade de Niterói, fundada pelo índio Araribóia, aliado dos portugueses a capital do estado do Rio de Janeiro.
Além disso no interior do Rio de Janeiro foram fundadas importantes cidades como Paraty, Angra dos Reis, Nova Fraiburgo e Campos dos Goytcazes. Após a proclamação da república o Rio de Janeiro continuou por um certo tempo tendo uma certa hegemonia no cenário político brasileiro, porém perdeu de vez esse cenário para o estado de São Paulo com o passar do tempo.
Em 1960 a capital do Brasil foi transferida para a nova capital, Brasília e a cidade do Rio de Janeiro virou um estado ao qual passou a se chamar Guanabara, e a cidade passou a ser a capital do estado da Guanabara. Porém em 1975 o então estado da Guanabara foi incorporado ao estado do Rio de Janeiro, e o pequeno território da Guanabara que era de 1.329 km2 ficou sendo o território do agora município do Rio de Janeiro, a nova capital do estado do Rio de Janeiro.

Dados do Rio de Janeiro

Nome oficial: Estado do Rio de Janeiro
Capital: Rio de Janeiro
Fundação: século XVII
População: 14 milhões de hab. (2020)
Localização: região Sudeste do Brasil
País: Brasil
Área territorial: 43 mil km2.


This post first appeared on Comunique-ce, please read the originial post: here

Share the post

Rio de Janeiro

×

Subscribe to Comunique-ce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×