Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A velha Polícia Civil

Na semana que passou, o governo paulista veio a público para tentar explicar as causas do baixo efetivo na Polícia Civil e apontou um culpado: o Congresso Nacional.

Para o governador Geraldo Alckmin, uma das causas do problema foi a lei aprovada pelo Congresso em 2014, que obrigou Policiais a se aposentarem compulsoriamente aos 65 anos de idade.

Em entrevista ao portal G1, Alckmin informou que por força da nova lei, um total de 1.700 policiais se aposentaram.

A semana foi movimentada na área da segurança,  iniciada pela manifestação de policiais na cidade de Bauru (SP), seguida de dezenas de reportagens sobre a crise na Polícia Civil e que terminou com um dos episódios mais humilhantes da instituição nos últimos anos.

Numa infeliz colocação, o governador procurou minimizar a situação e acabou faltando com  respeito aos Delegados, dando a entender que aqueles que trabalham nas pequenas cidades do interior querem apenas pescar.

Posteriormente, afirmou que a diminuição do efetivo foi agravada pela aposentadoria compulsória de 1.700 servidores idosos e pelo jeito, com vitalidade suficiente para ainda combaterem a criminalidade galopante, até os 70 anos de idade.

No entanto, o que não foi explicado, é que um policial civil nessa faixa etária, certamente já se estará na última classe da escala de promoção. Nessa condição, pode optar por não participar de escalas de plantão, ou seja,  lidar diretamente com a população, já não realiza diligências de campo que exijam grande esforço físico e em sua grande maioria exercem cargos de chefia em Departamentos, Seccionais, Delegacias e setores burocráticos da administração.

Existem atualmente na Polícia Civil de São Paulo, mais funcionários idosos do que jovens. Dados revelados pelo jornal Folha de São Paulo, indicam que estão em atividade 1.010 policiais civis na faixa dos 61 a 66 anos de idade.

Segundo o jornal, outros 15.823 policiais, ou seja, a maioria do efetivo, encontra-se com 41 a 60 anos de idade.

Ao que tudo indica, o governo terá gastos adicionais com esses policiais, pois além de novas viaturas, precisará adquirir milhares de bengalas.


Tagged: Crise na Polícia Civil


This post first appeared on Escribaninja, please read the originial post: here

Share the post

A velha Polícia Civil

×

Subscribe to Escribaninja

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×