Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A velha senhora Polícia Civil

Na semana que passou, o governo estadual veio a público, para tentar explicar as causas do baixo efetivo na Polícia Civil de São Paulo e apontou um culpado: o Congresso Nacional.

Para o governador Geraldo Alckmin, uma das causas do problema foi a lei aprovada pelo Congresso em 2014, que obrigou Policiais a se aposentarem compulsoriamente aos 65 anos de idade.

Em entrevista ao portal G1, o governador informou que por força da nova lei, um total de 1.700 policiais se aposentaram.

Foi uma semana desastrosa para o governo, iniciada pela manifestação de policiais na cidade de Bauru (SP), seguida de dezenas de reportagens sobre a crise na Polícia Civil e que terminou com um dos episódios mais humilhantes da instituição nos últimos anos.

Numa infeliz colocação, o governador faltou com  respeito aos seus Delegados, ao afirmar durante uma coletiva à imprensa, que  aqueles que trabalham nas pequenas cidades do interior querem apenas pescar.

Na tentativa de justificar a crise, abusou da inteligência alheia, ao afirmar que parte do caos na Polícia Civil deve-se à aposentadoria compulsória de 1.700 policiais idosos, com 65 anos de idade e pelo jeito, cheios de vitalidade para combater a criminalidade galopante por mais cinco anos.

O que não explicou, é que um policial civil nessa faixa etária, certamente já está na última classe da escala de promoção.

Nessa condição, pode optar em não participar de escalas de plantão, ou seja,  lidar diretamente com a população, já não  realiza diligências de campo que exijam grande esforço físico e em sua grande maioria exercem cargos de chefia em Departamentos, Seccionais e setores burocráticos da administração.

Atualmente, existem na Polícia Civil de São Paulo mais funcionários idosos do que jovens. Dados revelados recentemente pelo jornal Folha de São Paulo, indicam que estão em atividade 1.010 policiais civis na faixa dos 61 a 66 anos de idade.

Segundo o jornal, outros 15.823 policiais, ou seja, a maioria do efetivo, encontra-se com 41 a 60 anos de idade.

Ao que tudo indica, o governo terá gastos adicionais com esses policiais, pois além de novas viaturas, como costuma se vangloriar, precisará adquirir milhares de bengalas.


Tagged: Crise na Polícia Civil


This post first appeared on Escribaninja, please read the originial post: here

Share the post

A velha senhora Polícia Civil

×

Subscribe to Escribaninja

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×