Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Desapego e Vida Simples


Afinal o que te faz sair da cama todos os dias? O que realmente te motiva a correr atrás dos seus objetivos? Existem diversas respostas prontas fantásticas para estas questões, mas não vamos explorá-las, pois acredito que irão te ajudar Apenas para entrevistas de emprego. Imagino que se estimulados a responder de forma bastante simples e direta muitos diriam "ser feliz", "ganhar dinheiro" ou "ter poder". Certamente três ótimos propósitos para dedicar os esforços, mas de modo geral todos procuram o primeiro e grande parte das pessoas pelo menos um dos outros dois.

Uma vez que todos querem ser feliz, talvez grande ponto aqui seja por quê a ambição por dinheiro e poder podem ser ótimos combustíveis para te mover, mas também podem te fazer perder o foco. É natural que sejamos estimulados a competir em todos os momentos da vida e é exatamente este sentimento que nos faz ser cada vez melhores. A competitividade está no nosso sangue e é algo que faz parte dos instintos mais primitivos. Queremos sempre ganhar, independente de amizade ou qualquer outra razão que nos faça ceder. Naturalmente que pessoas como os Pais,  podem abrir mão de tudo pelos o filhos, pois buscam acima de tudo ver o seu sucesso. Ganhar dos outros nos confere poder e permite que comandemos ou influenciemos os demais. A sensação de estar no centro das decisões e ser notado como alguém diferenciado, por qualquer aptidão que o demais não possuam, pode seduzir qualquer um. Buscamos ser únicos e o poder nos permite provar um pouco deste sentimento.

É difícil definir qual o limite da ambição por poder. Se por um lado pode levar pessoas obstinadas as liderar grandes projetos que possam revolucionar a forma como vivemos, por outro lado, podem trazer grandes problemas, como líderes totalitários. Posto isso, não há como julgar qual é medida ideal de ambição por poder para qualquer pessoa. Siga o seu sonho e tenha foco naquilo que você busca sempre. 

A ambição por dinheiro, por outro lado, me parece um pouco diferente. Ela começa com objetivos pequenos e vai crescendo sistematicamente, conforme alcançamos novos patamares de renda e patrimônio. Uma criança pode buscar coisas simples como figurinhas para o seu álbum da copa. Na juventude um tenis novo pode ser o objetivo. Um entrante no mercado de trabalho pode sonhar com um eletrônico como um computador ou um celular novo. A vida segue seus passos e cada dia almejamos objetivos maiores. Queremos um carro, uma casa, viagens. Conforme a vida avança, em paralelo com o aumento de renda, nossos gostos se tornam mais refinados. O consumo passa a fazer parte da nossa vida, inclusive como objeto social de aceitação. Passamos a tomar vinhos mais caros, a comprar roupas de marcas famosas, e a comprar os mais diversos itens que demonstrem de forma inequívoca o status social. Neste quesito, relógios, canetas, carros, bolsas, e, muitos outros, passam a fazer parte dos nossos desejos e bens. Afinal quem nunca teve o prazer de comprar algo? Existem diversos produtos que são mais caros, simplesmente por que são de melhor qualidade. Além disso, termos nossos gostos pessoais, que nos fazem buscar determinados assuntos. Me parece justo comemorar momentos significativos com um festa. Comprar uma jóia no nascimento de um filho pode ter um valor simbólico e faz parte da tradição e sonho de cada pessoa. 

O objetivo deste texto não é julgar escolhas, mas sim refletir o que nos motiva a tomar determinadas decisões relacionadas ao dinheiro. Respeito todas aquelas que são genuínas e partem da pessoa, mas acho interessante avaliar as que tomamos em razão dos que os outros vão pensar.

Sonhe grande e busque chegar nos seus objetivos. Se não conseguir, chegue o mais perto possível. Tome apenas cuidado para seus sonhos não se tornarem apenas bens materiais. Ter um carro caro, uma linda casa, as melhores roupas certamente lhe dará prazer, mas não são o fim da linha, o objetivo final. Nascemos para conviver com outras pessoas, e fazer algo pelos outros certamente te dará muitos mais prazer. Invista seu dinheiro em experiências, que podem ser uma grande viagem ou até mesmo um jantar com amigos. Busque viver momentos únicos e especiais, pois no fim das contas, o que realmente dura pra sempre são as memórias, pois todo o resto sai de moda.

Gosto de pensar que tenho tudo o que preciso para ser feliz em uma mochila. Talvez o desapego seja a grande liberdade. Quanto mais coisas você tiver, mais irá se preocupar, portanto, busque tornar sua vida simples. Isto não impede que você ganhe muito dinheiro e acumule patrimônio, apenas não deixe a vida te levar para um caminho diferente dos seus sonhos. 

Você Realmente Precisa Comprar uma casa? Isto envolve documentação, desembolso de uma grande quantia ou um financiamento. Preocupação com o seu patrimônio e limitações caso decida se mudar, por qualquer razão. Pense se um aluguel não cairia melhor. Afinal você precisa de uma moradia, não de um imóvel.

Você realmente precisa comprar um carro? Manter um carro envolve custos do capital imobilizado ou dos juros do financiamento. Além disso, temos a depreciação, seguro, revisão, pneus, combustível, estacionamento e a preocupação quando estamos longe dele. Avalie se não vale mais a pena utilizar o sistema público de transporte ou um Táxi/Uber. Você poderá se surpreender 

Não se apegue a coisas, mas sim às pessoas. O dinheiro deve ser um instrumento que traga alegria, conforto e segurança. Além destes limites, mais dinheiro poderá lhe trazer apenas mais preocupação. Aproveite sua vida, seu tempo com as pessoas que ama. Lembre-se que o trabalho estará lá sempre te esperando e não importa o quanto você se esforce, nunca será o suficiente, sempre haverá algo mais a fazer. Por outro lado, existem momentos na vida que irão ocorrer apenas uma vez e cabe a você escolher o que é mais importante. Curta seus pais enquanto pode. Aprenda consegue filhos todos os dias, eles certamente não irão esquecer este carinho que você dedica no futuro. Viva com seus amigos cada momento especial e perceba que todas estas pessoas que te amam não buscam em você o dinheiro, mas a sua companhia e felicidade. Lembre-se que os momentos mais fantásticos da sua vida não vão lhe custar nada, pois muitas vezes serão apenas o sorriso de alguém que te ama.


This post first appeared on Invista Muito, please read the originial post: here

Share the post

Desapego e Vida Simples

×

Subscribe to Invista Muito

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×