Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Advogado que culpou Dorothy Stang defende assassinos de Bruno e Dom




Américo Leal, advogado paraense que se notabilizou por defender o fazendeiro que mandou matar a missionária norte-americana Dorothy Stang, agora defende os acusados pelo duplo homicídio de Bruno Pereira e Dom Phillips; audiências de instrução foram suspensas por internet precária. Na imagem, Américo Leal aparece de barba e terno escuro (Foto: Reprodução/Redes sociais)









Belém (PA) – Dezoito anos depois de defender o mandante do assassinato de Dorothy Stang, o advogado paraense Américo Leal volta à banca de acusados de outro crime bárbaro: o duplo homicídio do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Ele integra a equipe de defesa de Amarildo da Costa Oliveira (“Pelado”), Oseney da Costa Oliveira (“Dos Santos”) e Jefferson da Silva Lima, (“Pelado da Dinha”), pescadores que foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por matarem Bruno e Dom em uma emboscada em 5 de junho de 2022.


Américo Leal, no caso de Dorothy Stang, ficou conhecido por culpar a missionária norte-americana pela sua morte. “Ela veio a morrer fruto da própria violência que propagou em Anapu”, disse ele, em trecho reproduzido pela Folha de S. Paulo. Dorothy foi morta por um pistoleiro, na cidade de Anapu, Pará, em 2005. Segundo a justiça, o crime teve por mentor intelectual e mandante o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura (o “Bida”), cliente do advogado. Bida acabou sentenciado a 30 anos pelo crime.


Em 19 de setembro de 2013, durante uma audiência em que prometia “mostrar uma prova contundente” ao Ministério Público do Pará que poderia inocentar seu cliente, Leal chegou a insinuar, entre risos, que Dorothy não seria freira e estaria, na verdade, “a favor de um projeto de colonização da Amazônia pelos Estados Unidos”, noticiou o G1 à época.


À Amazônia Real, o advogado confirmou que compõe a defesa dos acusados. “​​A convite da doutora Goreth estamos na causa eu, doutor Gilberto Alves e Lucas Sá”, limitou-se a dizer, quando procurado pela reportagem. A advogada mencionada por Américo Leal é Goreth Rubim.


Os réus “Pelado”, “dos Santos” e “Pelado da Dinha”, conforme denúncia do MPF emboscaram, assassinaram, esquartejaram, enterraram e atearam fogo nos corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips, é Américo Leal.


Justiça suspende audiências









  • Rio Itacoaí, Vale do Javari, Amazonas (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real/2022)




  • Posto móvel da EVU, próximo às comunidades São Gabriel e São Rafael. Buscas por Dom Phillips e Bruno Pereira (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real)




  • Comunidade São Rafael, última parada de Bruno Pereira e Dom Phillips, antes de sofrerem a emboscada que os vitimou. (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real)




  • Comunidade São Rafael, última parada de Bruno Pereira e Dom Phillips, antes de sofrerem a emboscada que os vitimou. (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real)




  • Atalaia do Norte, Amazonas. (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real)




  • Comunidade São Rafael, última parada de Bruno Pereira e Dom Phillips, antes de sofrerem a emboscada que os vitimou. (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real)




  • Comunidade São Rafael, última parada de Bruno Pereira e Dom Phillips, antes de sofrerem a emboscada que os vitimou. (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real)




  • Coletiva de imprensa sobre a prisão do "Colômbia", um dos suspeitos envolvidos no caso Dom e Bruno (Foto: Juliana Pesqueira/Amazônia Real)




  • Alessandra Sampaio durante o funeral de Dom em Niterói (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)




  • Funeral de Dom Phillips (Foto: Alessandra Sampaio)




  • Velório do indigenista Bruno Pereira (Foto: Arnaldo Sete/Marco Zero Conteúdo)




  • Manifestação em frente a sede da Funai em Manaus após a notícia da confirmação dos homicídios de Bruno Pereira e Dom Phillips (Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real)




  • Manifestação em frente a sede da Funai em Manaus após a notícia da confirmação dos homicídios de Bruno Pereira e Dom Phillips (Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real)




  • Manifestação em frente a sede da Funai em Manaus após a notícia da confirmação dos homicídios de Bruno Pereira e Dom Phillips (Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real)




  • Sede da Funai onde o Bruno foi chefe (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real)









Após várias interrupções, por conta da instabilidade do sinal de internet no município de Tabatinga (AM), as audiências de instrução dos acusados pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dominic Phillips foram suspensas, na tarde desta quarta-feira (22), pela Justiça Federal. Só foram ouvidas até agora 4 das 12 testemunhas listadas. As demais testemunhas e os réus, Amarildo da Costa Oliveira (“Pelado”), Oseney da Costa Oliveira (“Dos Santos”) e Jefferson da Silva Lima, (“Pelado da Dinha”), que respondem por duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver, serão ouvidos em data ainda não definida pelo juiz Fabiano Verli, responsável pelo caso.


Em nota, a Justiça Federal explicou que no primeiro dia de audiência, na última segunda-feira (20), apenas uma pessoa foi ouvida, o indigenista Orlando Possuelo, que trabalha na Equipe de Vigilância da União dos Povos do Vale do Javari (EVU/Univaja). Isso porque a audiência, marcada para começar às 8h (hora local), só teve início cinco horas depois, por conta da instabilidade de sinal de internet nos presídios de Catanduvas (PR) e Campo Grande (MT), onde os réus se encontram presos.


Já no segundo dia (21), três testemunhas foram ouvidas – uma delas na condição de informante. Nesta quarta-feira, “os trabalhos foram retomados às 8 horas e durante a oitiva da segunda testemunha do dia, mais uma vez, o ato precisou ser suspenso, por ausência de internet nos presídios. Após 2 horas de aguardo, sem que tenha havido a solução do problema de internet nos presídios, o magistrado encerrou a audiência”, informou a Justiça Federal.


À Amazônia Real, o advogado João Calmon, que atua como assistente de acusação em favor dos familiares de Bruno e Dom, disse que a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) é sólida e que acredita que o desdobramento das audiências de instrução levará os réus ao júri popular. As audiências são uma das etapas processuais e não julgam o mérito do caso, mas apenas se haverá um julgamento público ou não.


“A acusação espera que a produção de provas sob o crivo do contraditório reitere aquilo que foi apurado nas investigações, de forma a fundamentar a pronúncia dos acusados”, pontuou o advogado Calmon.


A reportagem ouviu queixas de testemunhas, que disseram ter se sentido “abandonadas” durante as audiências. Elas se sentiram acuadas durante a sabatina dos advogados dos réus sem que alguém pudesse defendê-las. “Não veio ninguém orientar a gente em nada. A gente veio para cá sem saber o que esperar”, relatou uma das testemunhas, que terão suas identidades preservadas pela Amazônia Real.


O advogado João Calmon não viu dessa forma. Disse que as testemunhas “não foram sabatinadas, mas inquiridas pela defesa dos acusados, pelos procuradores do MPF e pela assistência à acusação, o que é normal em um processo criminal”. Ele afirmou também que os representantes legais das vítimas e familiares estiveram presentes em todas as audiências e durante todos os testemunhos.


Bruno e Dom foram mortos no rio Itacoaí, no Amazonas, tríplice fronteira do Brasil, com o Peru e a Colômbia, no dia 5 de junho do ano passado. Eles foram vítimas de uma emboscada promovida pelos réus e encabeçada por Amarildo da Costa Oliveira, mais conhecido como “Pelado”, pescador ilegal que atuava na Terra Indígena do Vale do Javari. O caso, que chocou o mundo, expôs também a situação de vulnerabilidade e ameaças a que estão expostos os povos indígenas que habitam a região.








Para garantir a defesa da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, a agência de jornalismo independente e investigativa Amazônia Real não recebe recursos públicos, não recebe recursos de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas com crime ambiental, trabalho escravo, violação dos direitos humanos e violência contra a mulher. É uma questão de coerência. Por isso, é muito importante as doações das leitoras e dos leitores para produzirmos mais reportagens sobre a realidade da Amazônia. Agradecemos o apoio de todas e todos. Doe aqui.







Republique nossos conteúdos: Os textos, fotografias e vídeos produzidos pela equipe da agência Amazônia Real estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional e podem ser republicados na mídia: jornais impressos, revistas, sites, blogs, livros didáticos e de literatura; com o crédito do autor e da agência Amazônia Real. Fotografias cedidas ou produzidas por outros veículos e organizações não atendem a essa licença.


O post Advogado que culpou Dorothy Stang defende assassinos de Bruno e Dom apareceu primeiro em Amazônia Real.





https://barcelosnanet.com.br/advogado-que-culpou-dorothy-stang-defende-assassinos-de-bruno-e-dom/


This post first appeared on Pchome Barcelos, please read the originial post: here

Share the post

Advogado que culpou Dorothy Stang defende assassinos de Bruno e Dom

×

Subscribe to Pchome Barcelos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×