Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Calor repentino e mal-estar, o que pode ser?

O Calor repentino é uma condição que ocorre quando o corpo superaquece. Os sintomas podem incluir sudorese intensa e batimentos cardíacos acelerados. A exaustão pelo calor é uma das três doenças relacionadas ao calor, sendo as cãibras as mais leves e a insolação a mais grave.

As causas de doenças relacionadas ao calor incluem a exposição a altas temperaturas, especialmente quando há também alta umidade, e atividade física intensa. Se não for tratada imediatamente, a exaustão pelo calor pode causar insolação, uma condição com risco de vida. Felizmente, a exaustão pelo calor pode ser evitada.

Sintomas

Os sintomas do calor repentino podem surgir repentinamente ou com o tempo, especialmente com períodos prolongados de exercício. Os possíveis sintomas de mal-estar pelo calor incluem:

  • Pele fria, úmida e eriçada quando está no calor;
  • Sudorese intensa;
  • Desmaio;
  • Tontura;
  • Fadiga;
  • Pulso fraco e rápido;
  • Pressão arterial baixa ao levantar;
  • Cãibras musculares;
  • Náusea;
  • Dor de cabeça.

Quando consultar o médico?

Se você acha que está com calor repentino e mal-estar:

  • Suspenda todas as atividades e descanse;
  • Encontre um lugar mais fresco;
  • Beba água fresca;
  • Consulte o seu médico se os sintomas piorarem ou não melhorarem dentro de uma hora;

Se você estiver com alguém que sofre pelo calor repentino, procure ajuda médica imediata se ele ficar confuso ou com mal-estar, perder a consciência ou não conseguir beber. Se a temperatura corporal central (medida com um termômetro retal) atingir 40°C ou superior, a pessoa precisará de resfriamento imediato e atenção médica urgente.

Causas

O calor do corpo combinado com o calor do ambiente produz o que é chamado de temperatura central, que é a temperatura interna do corpo. O corpo precisa regular o ganho de calor em climas quentes ou a perda de calor em climas frios para manter a temperatura central normal. A temperatura média do corpo humano é de 37 °C.

Quando o corpo não consegue se resfriar?

Quando está calor, o corpo esfria principalmente através da transpiração. A evaporação da transpiração regula a temperatura corporal. Mas quando você faz exercícios continuamente ou esforço excessivo em clima quente e úmido, o corpo não consegue esfriar bem.

E ocorrem cãibras de calor. Essas cólicas são o tipo mais leve de doença relacionada ao calor. Os sintomas de cãibras causadas pelo calor geralmente incluem sudorese intensa, fadiga, sede e cãibras musculares. O tratamento imediato pode evitar que as cãibras progridam para outras doenças mais graves, como o mal-estar.

Beber líquidos pode ajudar a tratar cãibras causadas pelo calor. Outra opção para essas cólicas é ir a locais mais frescos, como aqueles com ar condicionado ou sombra para descansar.

Calor repentino e mal-estar, o que pode ser? (Imagem: Reprodução)

Outras causas

Além do clima quente e atividades extenuantes, outras causas de exaustão pelo calor incluem:

  • Desidratação, que diminui a capacidade do corpo de transpirar e manter a temperatura normal;
  • Uso de álcool, que pode afetar a capacidade do corpo de regular a temperatura;
  • Vestir-se demais, principalmente roupas que não permitem que o suor evapore facilmente;

Fatores de risco

Qualquer pessoa pode ter doenças causadas pelo calor repentino e mal-estar, mas certos fatores aumentam a sensibilidade ao calor. Isso inclui o seguinte:

Idade: Velhice, bebês e crianças com menos de 4 anos, bem como adultos com mais de 65 anos, correm maior risco de exaustão pelo calor. A capacidade do corpo de regular a temperatura não está totalmente desenvolvida em crianças pequenas, enquanto em adultos mais velhos doenças, medicamentos e outros fatores podem influenciar a capacidade do corpo de regular a temperatura.

Medicamentos: Alguns medicamentos podem afetar a capacidade do corpo de se manter hidratado e de responder adequadamente ao calor. Isso inclui alguns medicamentos que tratam a hipertensão e problemas cardíacos, eles reduzem os sintomas de alergia, acalmam ou reduzem sintomas psiquiátricos, como delírios. Algumas drogas ilícitas, como a cocaína e as anfetaminas, podem aumentar a temperatura corporal.

Obesidade: O excesso de peso pode afetar a capacidade do corpo de regular a temperatura e fazer com que você retenha mais calor.

Mudanças repentinas de temperatura: Se você não está acostumado com o calor, fica mais vulnerável a doença causadas pelo calor, como a exaustão pelo calor. O corpo precisa de tempo para se acostumar com temperaturas mais altas. Viajar de uma área fria para áreas de clima quente ou viver em uma região onde ocorre uma onda de calor precoce pode colocá-lo em risco de doenças relacionadas ao calor. O corpo não tem chance de se acostumar com as temperaturas mais altas.

Complicações

Se o calor repentino não for tratado, pode causar insolação. A insolação é uma condição com risco de vida. Ocorre quando a temperatura corporal atinge 40° ou superior. A insolação requer atenção médica imediata para evitar danos permanentes ao cérebro e outros órgãos vitais que podem causar a morte.

Prevenção

Há muitas coisas que você pode fazer para prevenir o calor repentino e mal-estar e outras doenças relacionadas ao calor. Quando a temperatura subir, lembre-se destas dicas:

Use roupas leves e soltas: Usar muitas roupas ou roupas muito justas não permite que o corpo esfrie adequadamente.

Proteja-se contra queimaduras solares: As queimaduras solares afetam a capacidade de resfriamento do corpo. Proteja-se com um chapéu de abas largas e óculos escuros quando estiver ao ar livre. Use um protetor solar de amplo espectro com fator de proteção solar de pelo menos 15. Aplique quantidades generosas de protetor solar e reaplique a cada duas horas. Reaplique com mais frequência se você nadar ou suar.

Beba muito líquido: Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e a manter a temperatura normal.

Tenha cuidado com certos medicamentos: Esteja ciente dos problemas relacionados ao calor se você tomar medicamentos que possam afetar a capacidade do seu corpo de se manter hidratado e responder ao calor.

Nunca deixe ninguém em um carro estacionado: Esta é uma causa comum de morte associada ao calor em crianças. Quando você estaciona ao sol, a temperatura no carro pode subir mais de 11°C em 10 minutos.

Em climas quentes, não é seguro deixar ninguém no carro estacionado, mesmo com as janelas abertas ou sob a sombra. Mantenha o carro trancado quando estacionado para evitar a entrada de crianças.

Vá com calma nos horários mais quentes do dia: Se não for possível evitar atividades extenuantes em climas quentes, beba líquidos e descanse frequentemente em locais frescos. Tente programar exercícios ou trabalho físico para horários mais frescos do dia, como de manhã cedo ou tarde da noite. Limite o tempo que você passa trabalhando ou se exercitando em climas quentes até se aclimatar. Pessoas que não estão acostumadas com o clima quente são especialmente propensas a doenças relacionadas ao calor.

Pode levar várias semanas para o corpo se ajustar a um clima quente. Tome precauções se você estiver em maior risco. Tenha cuidado se você toma medicamentos ou tem uma condição que aumenta o risco de problemas relacionados ao calor, como histórico de doenças causadas pelo calor. Evite a exposição e aja rapidamente se notar sintomas de excesso de calor. Se você estiver participando de um evento ou atividade esportiva extenuante em clima muito quente, certifique-se de que os serviços médicos estejam disponíveis em caso de emergência de alta temperatura.

O post Calor repentino e mal-estar, o que pode ser? apareceu primeiro em Aspirante.



This post first appeared on Portal Aspirante, please read the originial post: here

Share the post

Calor repentino e mal-estar, o que pode ser?

×

Subscribe to Portal Aspirante

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×