Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Peixe Piau: Conheça o peixe que deu nome ao estado do Piauí

Um misterioso Peixe, conhecido por vários nomes em diferentes regiões do Brasil, tem se tornado uma verdadeira paixão entre os pescadores. Trata-se do Leporinus friderici, popularmente chamado de Piau, Uruacu, Piava, Piau Três Pintas, entre outros.

O nome “Piau” tem sua origem na língua tupi-guarani e significa “peixe pintado”, fazendo alusão às três pintas laterais que marcam sua espécie. Essa peculiaridade também é responsável pelo nome do estado do Piauí, estado localizado no nordeste brasileiro.

De corpo alongado e escamas prateadas, o Piau é um verdadeiro achado nos rios da Bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata. Sua beleza não se limita apenas ao exterior, pois seu sabor irresistível tem conquistado paladares de norte a sul do país, fora que existem diversos tipos de piau peixe por diversas regiões brasileiras.

Esse peixe, tem dentes ampliados, é onívoro por natureza. Alimenta-se tanto de insetos quanto de frutos e pequenas sementes, sendo considerado um verdadeiro desafio para ser fisgado pelos pescadores.

Peixe Piau Conheça o peixe que deu nome ao estado do Piauí. (Imagem: Reprodução)

Sua reprodução ocorre no período conhecido como Piracema, que acontece entre novembro e janeiro, quando as fêmeas desovam cerca de 100.000 a 200.000 ovos em meio à densa vegetação. Por conta disso, é essencial respeitar os períodos de defeso, em que a pesca é proibida para garantir a preservação dessa espécie tão admirada.

Para pescar o Piau, é preciso ter paciência e habilidade, pois ele não se deixa atrair facilmente por iscas artificiais. O uso de varas de bambu com linha adequada e iscas naturais como milho, caranguejo e minhoca têm sido as estratégias mais eficazes para os pescadores capturarem esse animal aquático.

Peixe Piau e sua culinária

A culinária brasileira também se rendeu ao sabor do Piau, que ganha destaque em pratos como o Piau Assado e o Filé de Piau Frito. Apesar de possuir algumas espinhas, a carne desse peixe é muito apreciada por sua textura e sabor inigualável.

Além de sua relevância na pesca e na gastronomia, o Piau guarda uma curiosa história. Segundo contam os registros históricos, os índios que habitavam a região que hoje é o estado do Piauí chamavam os rios de “piau-i”, o que significa “rio dos piaus”. Em 1719, foi instituída a Capitania de São José do Piauí, que posteriormente teve seu nome abreviado para Piauí.

Diante de todas essas peculiaridades e encantos, o Piau continua a ser um dos peixes mais admirados e respeitados pelos pescadores brasileiros, inspirando histórias de aventura e conexão com a natureza. Seja para quem se aventura nas pescarias ou para aqueles que apreciam um bom prato típico, o Piau permanece como um ícone da rica biodiversidade e cultura do Brasil.

O post Peixe Piau: Conheça o peixe que deu nome ao estado do Piauí apareceu primeiro em Aspirante.



This post first appeared on Portal Aspirante, please read the originial post: here

Share the post

Peixe Piau: Conheça o peixe que deu nome ao estado do Piauí

×

Subscribe to Portal Aspirante

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×