Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Zika vírus – causas, sintomas e tratamentos recomendados

Descubra as causas, os tratamentos e veja como saber se você está com Zika vírus

Em poucos meses, o Zika Vírus passou do patamar de doença desconhecida para grande ameaça global. Afinal, por se tratar de um arbovírus (uma espécie de vírus que pode ser transmitida por insetos), o Zika Vírus encontrou terreno fértil no Brasil, onde chegou trazido por turistas durante a Copa do Mundo de 2014, e rapidamente se espalhou por 18 estados através do mosquito Aedes Aegipty.

O mosquito Aedes Aegipty é o principal transmissor do Zika Vírus.

Embora a imprensa esteja cobrindo o alastramento da doença, a população em geral pouco ou nada sabe sobre essa doença. Por isso, o Humorama resolveu juntar todas as informações disponíveis na internet, principalmente de órgãos governamentais e instituições de pesquisa, e responder, de forma simples e direta, o que é o Zika Vírus, quais suas causas, sintomas e tratamentos médicos recomendados.

O que é o Zika Vírus

Também chamado de ZIKAV, o Zika Vírus é uma espécie de arbovírus, ou seja, um vírus que pode ser transmitido aos humanos pela picada de insetos – como é o caso do mosquito Aedes Aegipty, o mesmo que transmite Dengue, Febre Amarela e Febre Chikungunya.

O Zika recebeu esse nome porque foi descoberto e isolado, pela primeira vez, em macacos na Floresta de Zika, em Uganda, na África, na década de 1940. Após infectar humanos na África, o vírus se espalhou pelo mundo: leste asiático, Oceania e, mais recentemente na Ilha de Páscoa, no Chile, assim como na Colômbia, Paraguai, México, Venezuela e Brasil.

Como o Zika Vírus chegou ao Brasil

As hipóteses mais prováveis dão conta de que o Zika tenha chegado ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, trazido por turistas, ou durante uma competição de remo ocorrida no Rio de Janeiro, neste caso trazida por atletas da Polinésia Francesa.

Causas e sintomas do Zika Vírus

Apesar de a doença ter se espalhado tão rapidamente pelo Brasil, ela não é considerada uma preocupação tão grande quanto a dengue, uma vez que seus sintomas são mais brandos e duram pouco tempo. Todavia, outras consequências da doença são terrivelmente graves, como é o caso da microcefalia provocada em fetos.

Causas

O contágio se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKAV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de 3 a 12 dias para o Zika vírus causar sintomas.

Recentemente, pesquisadores dos EUA anunciaram que o Zika Vírus também pode ser transmitido através de relações sexuais.

Sintomas

Os sinais de infecção pelo Zika Vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após o contágio.

Os sintomas mais comuns do Zika são febre baixa, coceira, comichão e manchas avermelhadas na pele. É necessário, contudo, ficar atento com as contaminações combinadas – dengue, febre chikungunya e Zika vírus – uma vez que os efeitos dessas infecções em conjunto ainda não são conhecidos e podem ser graves.

O mosquito Aedes Aegipty

O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento. Por ser um mosquito que voa baixo – até dois metros – é comum ele picar nos joelhos, panturrilhas e pés.

Prevenção e tratamentos

Não existe vacina contra o Zika virus. Por enquanto, a única forma de prevenir a infecção é combater os criadouros dos mosquitos, que proliferam em depósitos de água parada nas proximidades das residências.

Embora não exista tratamento específico para combater o Zika Vírus, medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos e colírios são bastante úteis para aliviar os sintomas da infecção. Durante a vigência da infecção, é importante permanecer em repouso e manter o corpo hidratado.

Atenção: assim como acontece nos casos de dengue, remédios que contêm ácido acetilsalicílico (como, por exemplo, a aspirina) são contraindicados, visto que podem aumentar o risco de hemorragias.

Dicas e recomendações para acabar com o Zika Vírus

  1. Não deixe água parada em potes, vasos, pneus ou outros. É extremamente importante evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegipty;
  2. Mantenha as janelas e portas fechadas, especialmente de manhã cedo e no fim da tarde (horários em que o mosquito está mais ativo) e coloque telas para dificultar a entrada dos mosquitos em sua casa;
  3. Procure usar, nas horas de maior atividade dos mosquitos, calças compridas e camisas de mangas longas;
  4. Use repelente. Contudo, é importante saber que os repelentes reduzem, mas não eliminam o risco das picadas dos mosquitos ou outros insetos;
  5. Aplique o repelente na área exposta da pele e sobre a roupa; cuidado para não passar o produto na boca, olhos e no nariz. No caso de bebês com menos de seis meses de idade, o uso do repelente não é recomendado;
  6. Atenção grávidas: faça o pré-natal e tome todas as medidas possíveis para se resguardar. Se você quer ter filhos, mas ainda não está grávida, espere. Afinal, não vale a pena correr o risco de entrar em contato com o Zika Vírus.

Para mais informações, fale com o seu médico ou acesse o site do Ministério da Saúde.

Leia biografias e conheça as histórias de vida de milhares de personalidades do Brasil e do Mundo. Acesse a Biopedia agora!

O post Zika vírus – causas, sintomas e tratamentos recomendados apareceu primeiro em Humorama.



This post first appeared on Humorama - Porque A Vida é Melhor Sem Drama, please read the originial post: here

Share the post

Zika vírus – causas, sintomas e tratamentos recomendados

×

Subscribe to Humorama - Porque A Vida é Melhor Sem Drama

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×