Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

100 Jogadores que podem marcar 2022 (51-100)


 Respeitando uma tradição anual, o Barba Por Fazer antecipa o conjunto de Jogadores que têm condições para deixar uma forte marca no novo ano. O oitavo capítulo desta rubrica (podem consultar no nosso arquivo as edições de 2015 a 2021) faz-se com a pandemia in media res, embora o panorama actual, "apenas" com jogos adiados, atletas afastados por testes positivos e necessidade de comprovativos de testagem por parte dos adeptos, seja seguramente menos mau do que vários capítulos anteriores da história.
    O futebol, como toda a sociedade, colecciona hoje diferentes formas de incerteza. 2022 ficará invariavelmente marcado pelo Mundial do Qatar, disputado entre Novembro e Dezembro, que será motivo de adaptação por parte dos clubes, possibilitando no entanto umas merecidas férias, descanso e o recarregar de baterias para tantos jogadores de elite no próximo Verão.
    Se a nível de Bola de Ouro/ The Best, o Mundial 2022 sugará atenções (é expectável que seja fácil vender a narrativa de que o Melhor Jogador do campeonato do mundo seja também coroado melhor do mundo), prejudicando por exemplo as pretensões de glória e distinção máxima individual de craques em forma como Salah e Lewandowski, a verdade é que de Janeiro a Novembro o foco de todos os adeptos serão as competições internas e europeias, os clubes. Nesta fase, França e Alemanha parecem ter o seu final fácil de adivinhar, mas prometem emoções fortes as lutas a 3 na Premier League e na Liga Bwin, a intromissão de outsiders na luta pelo Top-4 numa La Liga que deve cair para o Real, e uma Serie A em que se multiplicam candidatos uns atrás dos outros.

    Há precisamente um ano, constavam nestes primeiros 50 lugares jogadores como Pedri, Florian Wirtz, Vlahovic e Antony antes de se tornarem alguns dos jovens preferidos do planeta futebol, ou atletas como Ben White ou Buendía antes das suas transferências.

   Hoje lançamos os jogadores da 100.ª à 51.ª posição, e dentro de alguns dias a primeira metade de 2022. Temos em destaque:


50. Antony (Ajax) - O extremo direito brasileiro era claramente nome para estar no nosso Top-50, mas assim talvez consiga um destaque maior como cabeça-de-cartaz. Criativo, fortíssimo no 1 para 1, significará no final de 2022 uma óptima dor de cabeça para Tite, que contará com ele, com Neymar, Vinícius Jr., Raphinha ou Paquetá. Antes disso, resta saber se o Ajax o conseguirá segurar.

51. Jonathan David (Lille) - O Lille caiu muito de 20-21 para 21-22, mas o canadiano Jonathan David tem feito trajectória contrária aos colegas. Forte com os dois pés, não deve ter dificuldade em atingir a melhor marca de golos da carreira, e o mau momento do clube pode facilitar uma mudança de ares no Verão, ou mesmo neste Inverno.

52. Marco Asensio (Real Madrid) - Ancelotti tem reputação como especialista em fazer renascer jogadores, espremendo ao máximo o valor de cada um. Asensio estava algo perdido, mas subitamente começa-se a assumir como forte opção para integrar um trio temível com Benzema e Vini.

53. Arnaut Danjuma (Villarreal) - O Championship era pequeno para ele, e o Villarreal soube "roubá-lo" aos emblemas da Premier. Natural de Lagos (Nigéria) e internacional pelos Países Baixos, Danjuma parece-nos um daqueles casos que ainda tem muito mais para crescer.

54. Florian Grillitsch (Hoffenheim) - Assumindo que não renovará (termina contrato em Junho), o Hoffenheim vai perder uma das suas grandes figuras e algum clube vai ganhar um refinado médio defensivo. Continua na Bundesliga ou experimenta outras paragens?

55. Amine Gouiri (Nice) - É provavelmente o jogador mais especial do Nice, e por isso faz confusão quando Galtier opta por Delort-Dolberg no ataque. Ainda nos custa a acreditar como é que o Lyon o libertou em 2020 por apenas 7 milhões de euros...

56. Téji Savanier (Montpellier) - Um pouco à imagem da tardia explosão de Papu Gómez na Atalanta e na Serie A, em França um dos maiores craques tem 29 anos, 1,71m e é (ainda) injustamente um desconhecido para muitos. Savanier é um luxo.

57. Julián Álvarez (River Plate) - Eleito melhor jogador da América do Sul, está na hora certa de abraçar a sua primeira experiência no futebol europeu. La Liga?

58. Darwin Núñez (Benfica) - O uruguaio preferido dos benfiquistas não perdeu o seu jeito trapalhão, mas está lançado para fechar a temporada com uma marca próxima de 30 golos no conjunto de todas as competições. Vem aí super-negócio para os lados da Luz ou continua a amadurecer de água ao peito?

59. Matheus Nunes (Sporting) - Saiu João Mário, explodiu Matheus Nunes. Já internacional A por Portugal, o número 8 do Sporting continua a surpreender jornada após jornada, revelando um gostinho especial por jogos grandes. O seu perfil físico é raro e, embora haja Pote, Palhinha e Porro, Matheus Nunes pode tornar-se a próxima grande venda do Sporting. 

60. Mario Pasalic (Atalanta) - Demorou mais do que muitos esperavam, mas Pasalic atingiu finalmente o patamar que muitos lhe apontavam quando se tornou profissional. Os melhores jogos do fantástico clube de Bérgamo têm tido esta época, quase sempre, Pasalic e Zapata em grande.

61. Giovanni Simeone (Hellas Verona) - O filho de Simeone já tinha dado um ar da sua graça em Florença e ao serviço do Cagliari, mas neste Hellas Verona, Giovanni não consegue parar de marcar. Vlahovic é o favorito para melhor marcador em Itália, mas Immobile e Simeone prometem perseguição feroz.

62. Patson Daka (Leicester City) - Desde que assinou pelos foxes, Daka destacou-se sobretudo na Liga Europa (ficou na retina, claro está, aquele póker ao Spartak Moscovo). O legítimo herdeiro de Jamie Vardy promete continuar a evoluir, e cabe a Rodgers saber gerir da melhor forma a variedade de opções ofensivas (Vardy, Daka, Iheanacho, Maddison e Barnes, entre outros).

63. Kamaldeen Sulemana (Rennes) - Um dos jogadores mais entusiasmantes na Ligue 1, Sulemana saiu do Nordsjaelland (na posição 86 encontram novos craques em potência do clube dinamarquês) e não demorou a fazer estragos em França. Parece estar no clube e campeonato adequados às suas características. 

64. Khvicha Kvaratskhelia (Rubin Kazan) - Um dos dribladores mais imprevisíveis e geniais da actualidade, o georgiano Kvaratskhelia é um negócio da China à espera de acontecer. Torcemos para que venha a ter um treinador que saiba limar o seu produto final sem condicionar em demasia a sua faceta indomável e futebol de rua.

65. Emmanuel Dennis (Watford) - Jogada meia temporada, é um dos principais candidatos a Reforço do Ano na Premier League tendo custado apenas 4 milhões ao Watford. Ighalo estará contente com este seu compatriota a seguir-lhe as pisadas no clube.

66. Carlos Soler (Valência) - Em Valência desde que nasceu, o médio centro dos morcegos pode estar a preparar uma emocionante despedida. Preparem os lenços de papel no Mestalla.

67. Gavi (Barcelona) - Tem 17 anos mas joga como se tivesse 24. O seleccionador Luis Enrique adora-o e, apesar da crise instalada no Barça, será bom ver Gavi a crescer com Xavi.

68. Romain Faivre (Brest) - Esteve com um pé em Milão, mas acabou por continuar em França. Sempre com a bola colada ao pé, Faivre vai seguramente dar o salto nos próximos meses. E escolher o clube certo pode revelar-se determinante para toda a sua carreira.

69. Mikkel Damsgaard (Sampdoria) - Deslumbrou tudo e todos no Euro 2020, conquistando a titularidade depois do susto de Eriksen, mas o seu rendimento no regresso à Serie A tem desiludido. A continuar assim (a desvalorizar) alguém pode vir a fazer um excelente negócio com a Sampdoria.

70. Gaëtan Laborde (Rennes) - Destaque sistemático no Montpellier, fez por merecer a transferência para o Rennes. Não será protagonista de nova transferência, mas os seus golos serão determinantes na luta pelo 2.º lugar da Ligue 1.

71. Juanmi (Bétis) - Uma das histórias da época em Espanha é o brutal salto qualitativo de Juanmi, aos 28 anos e sob as orientações de Pellegrini. Que continue a marcar e a manter vivo o sonho da Champions.

72. Rafa (Benfica) - A viver a melhor época da carreira (em 18/ 19 Rafa marcava muito mas não contribuía tanto para o jogo dos colegas), o extremo encarnado acabará por ser um dos candidatos a Jogador do Ano em Portugal.

73. Jarrod Bowen (West Ham) - Super-directo, previsível nos movimentos mas dificílimo de travar, Bowen está às portas da lotada selecção inglesa e parece mesmo o tipo de jogador que Klopp pediria aos seus superiores.

74. Silas Mvumpa (Estugarda) - Silas Mvumpa, outrora Silas Wamangituka, tornou-se um dos casos do futebol em 2021 quando denunciou o seu empresário e revelou a sua verdadeira identidade, assumindo a sua verdadeira idade (1 anos mais velho do que se pensava) e apelido. Esteve suspenso, mas aos poucos começa a ser reintegrado. A Bundesliga é melhor com ele num vaivém constante pela direita.

75. Jota (Celtic) - Terrivelmente gerido pelo Benfica, como tantos outros jovens do seu ano como Florentino ou Gedson, Jota encontrou por fim no Celtic o ambiente indicado para soltar todo o seu futebol. Dada a módica opção de compra, as águias não o verão mais, mas a continuar assim não é líquido que o gigante de Glasgow o consiga segurar depois de comprar.

76. Sven Botman (Lille) - Contam-se pelos dedos de uma mão os centrais do nível de Botman que ainda não representam os maiores clubes da Europa. Fala-se no Newcastle como destino do parceiro de José Fonte, e seria uma contratação fantástica dos endinheirados magpies.

77. Ludovic Ajorque (Estrasburgo) - Consolidado como figura do Estrasburgo, Ajorque é um dos melhores Girouds da actualidade. Um tanque (1,97m e 90kg) difícil de anular e perfeito para um certo estilo de jogo.

78. Nico Schlotterbeck (Friburgo) - No sensacional Friburgo de Christian Streich, os irmãos Nico e Keven são destaques assíduos no coração da defesa. Entre eles, ambos esquerdinos, Nico é aquele que chama mais a nossa atenção. É bem capaz de chegar à selecção em 2022.

79. Denis Zakaria (Gladbach) - O trinco suiço precisa de um novo desafio na sua carreira para não estagnar. Acaba contrato em Junho, portanto a transferência parece inevitável.

80. Luis Sinisterra (Feyenoord) - Não há muitos jogadores que driblem mais por jogo do que o colombiano do Feyenoord. Adama Traoré, Saint-Maximin, Mbappé, Alphonso Davies, Neymar ou Savanier podem gabar-se disso. Se o clube de Roterdão está na luta com Ajax e PSV, muito o deve ao seu talismã.

81. Jurrien Timber (Ajax) - Frank De Boer surpreendeu muita gente quando convocou Timber (sem qualquer internacionalização à data) para o Euro 2020. Alguns meses depois, ninguém coloca em causa essa decisão. O gémeo Timber mais talentoso é um defesa versátil e, mediante a sábia gestão de plantel que o Ajax faz ano após ano, é natural que ainda continue por Amesterdão mais uns tempos.

82. Mohamed Bayo (Clermont Foot) - O guineense Bayo foi peça-chave na promoção do Clermont com 22 golos, e na sua estreia na Ligue 1 já leva 9. É um finalizador nato e aguardamos com curiosidade qual será o seu próximo clube.

83. Ilya Zabarnyi (Dínamo Kiev) - Embora apenas com 19 anos, não se estranha que Zabarnyi já tenha 18 internacionalizações pela Ucrânia quando se vê a maturidade do jovem central em campo. Pep Guardiola tem vários centrais, mas Zabarnyi é exactamente o tipo de defesa que o hispânico gosta nesta fase.

84. Williot Swedberg (Hammarby) - Médio elegante, com capacidade de transporte e remate preciso. Este sueco de 17 anos é um dos nomes mais falados da nova geração escandinava.

85. Claudinho (Zenit) - Foi surpreendente quando Cláudio Parisi, conhecido no futebol como Claudinho, não saiu do Red Bull Bragantino para Salzburgo ou Leipzig. A porta de entrada na Europa foi o Zenit, mas esperamos que não fique por lá muito tempo.

86. Mohammed Diomandé e Andreas Schjelderup (Nordsjaelland) - Cada vez mais com ADN vincado de aposta na formação, e sucessivos frutos gerados pela academia Right to Dream, o Nordsjaelland é hoje um viveiro de talentos. Diomandé (20 anos) e o Schjelderup (17 anos) têm ambos todo o ar de Ajax.

87. Oihan Sancet (Athletic Bilbao) - Ainda por definir se será médio ofensivo ou um jogador mais estático devido à sua boa relação com o golo, Sancet é o atleta basco em que interessa ter os olhos postos em 2022.

88. Wilfried Singo (Torino) - Numa altura em que os esquemas com 3 centrais estão na moda, mora em Turim um ala direito à espera de ser descoberto pelos grandes emblemas. Já internacional A pela Costa do Marfim, Singo conjuga o fulgor físico para fazer todo o corredor com uma altura (1,90m) invulgar.

89. Adam Hlozek (Sparta Praga) - Depois de um final de temporada extraordinário em 20-21, Hlozek não correspondeu às elevadas expectativas quando teve oportunidade no Euro 2020. Na nova época, está a marcar menos e a assistir mais; ainda não é certo que tipo de jogador será (o mais provável é notabilizar-se como Segundo Avançado, embora um pouco como Ferran Torres possa actuar sozinho na frente ou no corredor) mas o campeonato checo é cada vez mais pequeno para o seu potencial.

90. Vitinha (Porto) - No esquema físico e rigoroso de Sérgio Conceição, a qualidade de Vítor Ferreira, ou Vitinha, delicia qualquer adepto. Sem contar com Luis Díaz (a anos-luz de todos os colegas), tem sido por diversas vezes o melhor dragão em campo. Confiem-lhe em definitivo a titularidade e pode estar a nascer o próximo João Moutinho.

91. Ângelo (Santos) - Considerado "o próximo Neymar", o menino de 16 anos do Peixe tem atraído as atenções de todos os olheiros. Se tivermos a tendência dos tubarões europeus comprarem talento (Vinícius Jr., Rodrygo, Reinier, Kayky) quase à nascença, Ângelo pode ser o próximo a assinar um compromisso precoce.

92. Samuel Lino (Gil Vicente) - Os grandes portugueses não podem ficar a dormir. A realizar a sua melhor temporada de sempre, e a cumprir o 3.º ano em Barcelos, Samuel Lino (21 anos) parece reunir o necessário para vingar ao serviço de Sporting, Porto ou Benfica. Dá gosto a sua verticalidade e impressionam as suas diagonais a partir da esquerda.

93. Arsen Zakharyan (Dínamo Moscovo) - A forma como o Dínamo tem batido o pé ao Zenit na luta pelo 1.º posto da Premier-Liga tem muito dedo de Zakharyan, a nova coqueluche russa, que chegou a ter um pé no Euro 2020.

94. Maarten Vandevoordt (Genk) - Fenómeno das balizas no FM, Vandevoordt (19 anos, 1,90m e titular no Genk pela 2.ª temporada consecutiva) é um dos guarda-redes mais promissores da actualidade. Mas oxalá tenha mais sorte na sua carreira do que Svilar.

95. Ben Brereton (Blackburn) - Internacional chileno, nascido em Stoke-on-Trent, Big Ben é um dos avançados mais interessantes do Championship e acaba contrato no próximo Verão. Quem o agarra?

96. Benjamin Sesko (RB Salzburgo) - O principal craque do gigante austríaco surge na parte 2 deste exercício, e entre os talentos sucessores de Haaland, Mané, Keita, Upamecano ou Daka podíamos destacar o promissor central polaco Kamil Piatkowski, mas a opção recaiu no alto (1,94m) esloveno Sesko, um ponta de lança cuja importância no elenco deve aumentar com a iminente saída de Adeyemi.

97. Kaiky (Santos) - É o principal projecto de central no Brasileirão. Com apenas 17 primaveras, tudo indica que um dos problemas dos próximos anos será distinguir o Kaiky central do Kayky extremo.

98. Gonçalo Esteves (Sporting) - Este miúdo vai ser um caso sério. Com um atrevimento geralmente visto apenas nos prodígios, o lateral direito é um projecto de futuro e Rúben Amorim sabe o diamante que tem em mãos. Quando Pedro Porro sair, a explosão acontecerá.

99. Max Kilman (Wolves) - Nos lobos laranjas de Bruno Lage, o jovem central britânico de 24 anos tem evoluído a olhos vistos. Uma história silenciosa mas que começa a merecer ser destaque.

100. André Franco e Chiquinho (Estoril) - Na equipa-sensação da liga portuguesa, o médio ofensivo de 23 anos e o extremo de 21 já deram provas de que são jogadores para outros voos. Resta saber se o salto será interno ou se algum fará as malas para uma equipa de segundo plano no estrangeiro.




This post first appeared on Barba Por Fazer, please read the originial post: here

Share the post

100 Jogadores que podem marcar 2022 (51-100)

×

Subscribe to Barba Por Fazer

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×