Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Chá de folhas de nespereira: benefícios e como preparar

As Folhas da nespereira (Eriobotrya japonica), uma planta que se destaca na paisagem da Ásia, especialmente na China, Coreia e Japão, têm sido usadas há séculos como uma tisana de folhas em muitas medicinas tradicionais. Hoje, a pesquisa contemporânea começa a validar muitos desses usos antigos, enquanto descobre potenciais terapêuticos ainda mais impressionantes. Vamos abordar em detalhe os benefícios e propriedades do chá de folhas de nespereira, com foco especial na forma como a tradição se funde com os avanços da pesquisa moderna. Não deixando de parte como preparar esta bebida.

O que é a nespereira: origem e história

A nespereira é uma árvore de fruto perene nativa da China que é agora amplamente cultivada por toda a Ásia e em partes do Mediterrâneo. Na China, a nespereira é uma planta muito apreciada, sendo referida em documentos antigos como uma importante ferramenta medicinal. No entanto, não são apenas os frutos que são apreciados. A medicina tradicional chinesa e japonesa usa as folhas da nespereira para tratar uma variedade de doenças, desde tosse e asma até osteoporose.

| Leia também » Chá camomila contra-indicações

Propriedades medicinais das folhas de nespereira

As folhas da nespereira são uma fonte rica de antioxidantes, incluindo fenóis, flavonóides, triterpenos e polissacarídeos. Estes antioxidantes têm demonstrado possuir diversas capacidades antioxidantes, desde neuro-protetora e antidiabética até hepato-protetoras.

Há ainda estudos sobre o extrato de folha da nespereira pelas suas potenciais propriedades anticancerígenas. Em testes com animais realizados na Ásia, os extratos mostraram capacidades anticancerígenas significativas.

| Leia ainda » Chá de funcho para que serve

Chá de folhas de nespereira: benefícios para a saúde 

Um dos compostos mais estudados nas folhas de nespereira é o ácido ursólico. Este composto tem uma vasta gama de atividades biológicas, incluindo propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antidiabéticas.

As propriedades antioxidantes do chá de folhas de nespereira são objeto de vários estudos. Os antioxidantes combatem os radicais livres no corpo, protegendo contra o envelhecimento precoce e diversas doenças. Além disso, estes compostos têm atividades gastroprotetoras e hepato-protetoras.

As folhas de nespereira também têm mostrado potencial no combate à osteoporose. Estudos recentes sugerem que o extrato de folhas de nespereira tem atividade estrogénica e pode inibir a osteoclastogénese, o processo que leva à degradação do tecido ósseo.

O chá de folhas de nespereira também demonstrou ter um efeito anti-inflamatório. Isso pode ser particularmente útil no tratamento de condições crónicas inflamatórias, como a bronquite crónica. As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do chá podem ajudar a aliviar os sintomas associados a estas condições.

| Descubra » Chá de folhas de diospireiro para que serve

Como preparar o chá de folhas de nespereira

Fazer chá de folhas de nespereira é um processo simples que envolve poucos passos. Primeiro, é preciso recolher as folhas da árvore. Escolha folhas verdes e saudáveis. Depois, lave as folhas para remover quaisquer detritos e deixe-as secar ao sol. Caso não vá usar todas as folhas para o chá, pode armazenar o restante num recipiente hermético para uso futuro. Para o chá, pode usá-las inteiras ou partidas em pedaços menores. Coloque então as folhas numa chaleira e adicione água a ferver. Deixe a infusão repousar durante cerca de 10 minutos, coe e está pronto a beber.

Este chá tem um sabor leve e refrescante, tornando-se uma excelente opção para beber a qualquer hora do dia.

O chá de folhas de nespereira é usado há séculos nas medicinas tradicionais chinesa e japonesa, mas a pesquisa contemporânea também tem explorado os potenciais benefícios desta tisana. Com as suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas, o chá de folhas de nespereira pode ter um lugar valioso na sua rotina de saúde. 

 Veja também:

Contra-indicações da beterraba

Divertículos alimentos a evitar

Tremoços malefícios

Remédio caseiro para matar bicho da madeira

The post Chá de folhas de nespereira: benefícios e como preparar appeared first on Top Dicas.



This post first appeared on Top Dicas, please read the originial post: here

Share the post

Chá de folhas de nespereira: benefícios e como preparar

×

Subscribe to Top Dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×