Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lagarta do pinheiro sintomas: saiba como reagir

Lagarta do Pinheiro sintomas: o que deve saber para a sua proteção

Imagine um passeio tranquilo por um pinhal, o ar fresco, o chilrear dos pássaros, um cenário idílico que rapidamente pode tornar-se num pesadelo, devido à presença de um pequeno inseto conhecido como lagarta  do pinheiro. Este minúsculo inseto pode ser a causa de uma série de sintomas desagradáveis e até perigosos. Neste artigo vamos abordar a lagarta do pinheiro e sintomas que se revelam em pessoas e animais.

O que é a lagarta do pinheiro?

A lagarta do pinheiro, também conhecida como processionária (porque se movem em longas linhas, como em procissão), é uma praga que infesta os pinheiros. O ciclo de vida desta lagarta é estritamente ligado às espécies de pinheiros e às condições climatéricas. No entanto, a verdadeira ameaça reside nos pelos urticantes que se libertam quando se sentem ameaçadas.

| Leia também » Chá de folhas de diospireiro para que serve

Lagarta do pinheiro sintomas e como proceder

Quando alguém, ou um animal de estimação, entra em contato com os pelos urticantes da lagarta-do-pinheiro, pode desenvolver uma reação alérgica. Os sintomas podem variar, desde irritação cutânea, olhos vermelhos e tosse até dificuldades respiratórias de gravidade variável.

Reação cutânea

A irritação cutânea, ou reação urticariforme, é um dos sintomas mais comuns após o contato com a lagarta-do-pinheiro. A pele pode ficar vermelha, apresentar vesículas e dar comichão intensa. O uso de um adesivo ou uma pomada à base de corticoides pode ser necessário para aliviar os sintomas. No entanto, é essencial lavar a roupa que esteve em contato com os pelos a altas temperaturas para evitar um novo contato. Caso tenha estes sintomas, proceda da seguinte forma:
– Evite coçar a área afetada, pois isso pode intensificar a irritação e espalhar os pelos urticantes.
– Lave a área da pele com água fria e sabão neutro. Isso ajudará a limpar os pelos que possam estar na pele.
– Aplique um creme anti-histamínico ou uma pomada à base de corticoides para aliviar a comichão e reduzir a inflamação. Se os sintomas persistirem ou piorarem, procure um serviço de urgência.

| Leia ainda » Truques para acalmar a tosse

Reação ocular

Os pelos urticantes da lagarta também podem provocar irritação ocular, com os olhos a ficarem vermelhos e a arderem. Em alguns casos, pode haver uma reação alérgica intensa, necessitando de intervenção médica. Se os sintomas persistirem, a consulta de um oftalmologista é imprescindível. De imediato, pode seguir as seguintes recomendações:
– Evite esfregar os olhos, pois isso pode piorar a irritação e causar danos à córnea.
– Lave os olhos com água fria. Isso pode ajudar a remover os pelos que possam ter entrado.

Dificuldades respiratórias

Em casos mais graves, a inalação dos pelos pode causar problemas respiratórios. Nestas situações, é importante procurar ajuda médica imediata. Enquanto aguarda pela assistência médica, tente manter-se calmo. O pânico pode agravar as dificuldades respiratórias.

| Descubra como » Soltar a expectoração da garganta

Reação em animais

Os animais também são sensíveis a estes pelos. Se observar o seu animal de estimação a lamber excessivamente uma área do corpo, a ter tosse ou dificuldades respiratórias, é possível que tenha entrado em contato com a lagarta. Se o animal entrar em contato com a lagarta ou os seus pelos com a boca, pode sofrer lesões graves na língua e no esófago, que podem resultar em inchaço, ulceração e até mesmo necrose (morte do tecido). Consulte o seu médico veterinário.

Controlo da praga lagarta do pinheiro

Combater a infestação da lagarta do pinheiro é de extrema importância, não só para a preservação dos nossos pinhais como para a proteção da saúde pública. O ICNF e a Proteção Civil, em conjunto com as Câmaras Municipais, são responsáveis pelo controlo desta praga em espaços públicos. No entanto, a vigilância constante por parte de cada cidadão é vital.

| Poderá gostar » Tremoços malefícios

Como evitar a lagarta do pinheiro?

O melhor método para evitar a exposição aos pelos urticantes da lagarta do pinheiro é, naturalmente, evitar a infestação em primeiro lugar. Aqui estão algumas medidas de controle e prevenção que pode adotar.

Vigilância das árvores: Observe regularmente as árvores de pinheiro e cedros no seu jardim, especialmente durante os meses de janeiro a abril, que é quando as lagartas estão mais ativas. Se notar a presença de ninhos, que se parecem com bolsas de seda brancas nos ramos das árvores, contacte um profissional para removê-los.

Tratamentos fitossanitários: Durante os meses de outono, pode aplicar produtos fitossanitários apropriados nas árvores infestadas para evitar a propagação das lagartas. Estes produtos estão disponíveis em espaços de jardinagem, mas é melhor consultar um profissional para garantir que sejam aplicados corretamente e de forma segura.

Armadilhas: As armadilhas de feromonas podem ser utilizadas para capturar as mariposas macho durante o verão, evitando assim a reprodução e a formação de novas lagartas. As armadilhas devem ser colocadas a partir de junho e verificadas regularmente.

Barreiras físicas: Pode colocar barreiras de plástico ao redor do tronco das árvores para evitar que as lagartas desçam para o solo para se enterrarem e formarem as crisálidas.

A lagarta do pinheiro, com a sua reação alérgica potencial, é uma praga que requer o máximo de atenção e cuidados. Proteger-se, assim como aos nossos animais e a natureza envolvente, é uma responsabilidade de todos. Fique atento e, em caso de sintomas, procure assistência médica. Lembre-se: a lagarta é perigosa desde Janeiro até Abril, desde a fase de lagarta até à borboleta. Mantenha-se seguro e proteja a sua saúde.

 Veja também:

Como eliminar fungos das unhas rapidamente

Olhos inchados ao acordar

Chá camomila contra-indicações

Como limpar o intestino de fezes acumuladas

The post Lagarta do pinheiro sintomas: saiba como reagir appeared first on Top Dicas.



This post first appeared on Top Dicas, please read the originial post: here

Share the post

Lagarta do pinheiro sintomas: saiba como reagir

×

Subscribe to Top Dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×