Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como soltar expectoração da garganta: respire de alívio

Todos nós já estivemos lá: com a Garganta cheia de muco ou expectoração, dificultando a fala, a deglutição e até mesmo a respiração. Este problema, embora comum, pode ser muito desconfortável. Felizmente, existem várias estratégias que podemos usar para soltar expectoração da garganta e aliviar o desconforto. Neste artigo, vamos explorar algumas dessas estratégias. 

O que provoca a expectoração?

A expectoração surge, na maioria das vezes, como uma resposta do nosso organismo a um invasor, como um vírus ou uma bactéria. Por exemplo, quando apanhamos uma constipação ou uma gripe, o nosso corpo produz mais muco para ajudar a apanhar e eliminar o invasor. Então, a expectoração aumenta. Por outro lado, se fumamos ou estamos expostos a poluentes do ar, a expectoração pode também aumentar. Portanto, tanto infeções como a exposição a substâncias irritantes podem ser a causa da expectoração. E mais, as alergias e certas condições médicas como a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), também podem provocar expectoração. Assim, vários fatores podem levar ao aumento da expectoração.

| Leia também » Como eliminar fungos das unhas rapidamente

Soltar expectoração da garganta passo a passo

Hidratação

Manter-se hidratado é crucial para a saúde em geral, e a saúde da garganta não é exceção. Beber água ajuda a afinar o muco na garganta, tornando-o mais fácil de expelir. Além disso, a hidratação ajuda a lubrificar a garganta, reduzindo a irritação e o desconforto.

Experimente fazer uma infusão de ervas quente, como chá de gengibre ou camomila, para ajudar a soltar o muco. O vapor da bebida quente também pode auxiliar a limpeza das vias aéreas.

Leia ainda » Como desentupir o nariz em 3 segundos

Inalação de vapor

A inalação de vapor é um método tradicional e eficaz para soltar a expectoração. Tome um banho quente ou encha uma bacia com água a ferver e inale o vapor. Para potenciar os efeitos, adicione algumas gotas de óleo essencial de eucalipto à água. Lembre-se de fechar os olhos e respire profundamente, permitindo que o vapor humedeça e solte a expectoração presa na garganta.

Exercícios de respiração

Exercícios de respiração podem ajudar a soltar e a expelir a expectoração da garganta. Um exercício simples envolve inspirar profundamente pelo nariz, segurar a respiração por alguns segundos e depois exalar lentamente pela boca. Repita este exercício várias vezes ao dia para ajudar a soltar o muco.

Descubra » Como limpar fígado e rins em 3 dias

Gargarejo com sal

O gargarejo com água salgada é outro remédio caseiro eficaz. A solução salina ajuda a soltar a expectoração e também tem propriedades antibacterianas. Para fazer a solução, dissolva meia colher de chá de sal em um copo de água morna. Gargareje a solução por alguns minutos e depois cuspa.

Alimentação adequada

Alguns alimentos podem aumentar a produção de muco e devem ser evitados se quiser soltar a expectoração da garganta. Entre eles estão os lacticínios, alimentos processados e o açúcar. Em contrapartida, alimentos ricos em vitamina C, como laranjas e kiwis, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a combater infeções que podem causar a acumulação de muco.

Aprenda » Como curar um escaldão solar rapidamente

Expectoração na garganta que não sai: métodos caseiros

Postura: Às vezes, mudar a sua postura pode ajudar. Tentar deitar-se de lado ou inclinar-se para a frente pode alterar a pressão na garganta e ajudar a mover a expectoração.

Óleo de hortelã-pimenta: O óleo de hortelã-pimenta é conhecido pelas suas propriedades expectorantes, e inalar o seu aroma pode ajudar a soltar a expectoração presa na garganta.

Chá de alho: O alho é conhecido pelas suas propriedades antimicrobianas e pode ajudar a combater a infeção que pode estar a causar a expectoração. Para preparar o chá, ferva um dente de alho em uma chávena de água, deixe arrefecer e beba.

Xarope caseiro: Faça um xarope caseiro misturando partes iguais de mel e vinagre de maçã. Tome uma colher de sopa a cada duas horas para aliviar a garganta e soltar a expectoração.

Chá de tomilho: O tomilho tem propriedades expectorantes e antissépticas. Prepare um chá com uma colher de sopa de tomilho seco em uma chávena de água a ferver.

Infusão de gengibre: O gengibre pode ajudar a aliviar o congestionamento e soltar o muco preso na garganta. Prepare uma infusão com gengibre fresco ralado em água quente. Adicione um pouco de mel para melhorar o sabor.

Poderá gostar » Vinagre para a comichão

Tosse com expectoração que não passa: quanto tempo demora?

Em geral, uma tosse produtiva ou com expectoração pode levar algum tempo a desaparecer. Normalmente, com uma constipação ou uma gripe, a tosse com expectoração pode durar até três semanas. No entanto, se a tosse persistir além deste período, é essencial procurar um médico. Pode ser sinal de uma condição mais grave, como bronquite ou pneumonia.

Além disso, cada corpo reage de forma diferente. Por isso, fatores como o sistema imunitário, a idade e o estado geral de saúde influenciam o tempo de recuperação. Então, embora possamos ansiar por uma recuperação rápida, é crucial lembrar que o tempo de cura pode variar de pessoa para pessoa.

Conclusão: soltar a expectoração da garganta pode ser alcançado através de hidratação adequada, inalação de vapor, exercícios de respiração, gargarejo com sal e alimentação adequada. Também há medicamentos, como expectorantes que podem ajudar no processo. Lembre-se de que, embora esses métodos possam ser úteis, é importante procurar atendimento médico se a expectoração persistir ou se houver outros sintomas graves. Nunca se automedique sem antes consultar um profissional de saúde.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer como soltar a expectoração da garganta de forma eficaz. 

©Imagem de destaque de 8photo on Freepik

 Veja também:

Os 7 piores alimentos para o fígado

Como tirar calos dos pés com vinagre

Olhos inchados ao acordar

Síndrome do intestino irritável alimentos a evitar

Divertículos alimentos a evitar

The post Como soltar expectoração da garganta: respire de alívio appeared first on Top Dicas.



This post first appeared on Top Dicas, please read the originial post: here

Share the post

Como soltar expectoração da garganta: respire de alívio

×

Subscribe to Top Dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×