Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como desentupir aspiração central, restaure a sucção máxima

Não há nada como a conveniência e eficiência da aspiração Central quando se trata de manter a casa imaculada. Mas o que acontece quando este sistema confiável apresenta problemas e a aspiração começa a falhar? O pânico não ajuda, mas saber como desentupir aspiração central, com certeza sim. Prepare-se para mergulhar nas profundezas do seu sistema de aspiração central e descobrir como resolver o entupimento.

Identifique onde está o problema

Antes de tudo, é importante perceber que a origem do problema pode estar relacionada com várias partes do sistema, desde os filtros até as mangueiras ou até mesmo o depósito. Para começar, verifique se a limpeza periódica está a ser feita corretamente. A falta de manutenção é uma das principais causas de um sistema de aspiração central não funcionar corretamente.

Verifique as condições dos filtros. Muitos sistemas possuem filtros que fazem autolimpeza mas mesmo assim, precisam ser verificados regularmente para garantir que não estão entupidos ou avariados. Para isso, consulte o manual de instruções para saber como verificar as condições dos filtros.

A seguir, confira as mangueiras de aspiração central. Um objeto entupido nas mangueiras pode ser o culpado pelo mau funcionamento do seu sistema. Além disso, assegure-se de que as mangueiras estão posicionadas corretamente e que não estão dobradas ou torcidas.

| Leia também » Como desentupir sanita

Como desentupir aspiração central

Se verificou tudo e o problema persiste, o próximo passo é tentar desentupir o sistema. Comece por verificar se algum objeto chegou ao depósito do sistema. Se isso aconteceu, significa que o objeto passou por todas as mangueiras e filtros, podendo ter danificado alguma dessas partes.

Para verificar o depósito, desligue completamente o sistema de aspiração central e remova o recipiente de recolha. Lembre-se de usar luvas e tomar cuidado ao fazer isso, pois o recipiente de recolha vai estar cheio de sujidade e pó.

Caso encontre um objeto que esteja a obstruir o sistema, remova-o cuidadosamente. Se o objeto estiver preso, talvez seja necessário utilizar uma ferramenta para ajudar a desalojá-lo.

| Leia ainda » Como desentupir canos

Recorra à assistência técnica ou fabricante

Se após todos os passos o mau funcionamento continuar, talvez seja o momento de recorrer à assistência técnica. Além de problemas com o motor, que pode precisar de uma assistência, um profissional poderá identificar melhor se há um problema mais grave.

Contactar a assistência técnica pode não ser a solução mais barata, mas certamente é a mais segura. Os profissionais têm o conhecimento e as ferramentas necessárias para lidar com os problemas do sistema de aspiração central, e podem ajudar a prevenir danos mais graves e mais caros no futuro.

Outros problemas: aspiração central com pouca força

Existem várias razões que podem estar a contribuir para esta diminuição na capacidade de sucção. Algumas delas incluem um depósito de recolha cheio, filtros sujos, mangueiras bloqueadas ou até mesmo um motor desgastado. Cada uma destas situações requer uma abordagem diferente, desde a simples limpeza ou substituição de filtros e a verificação do depósito, até à intervenção de um profissional para inspecionar o motor. Em todo o caso, é crucial identificar a origem do problema para que se possa aplicar a solução adequada e recuperar a funcionalidade total do sistema.

| Veja também » Como tirar manchas amarelas da roupa nas axilas

Aspiração central, como funciona?

O sistema de aspiração central, também conhecido como sistema de vácuo central, é um tipo de aspirador de pó incorporado numa casa. A sua estrutura consiste num motor e depósito de recolha de lixo que são instalados numa localização fixa da casa, como por exemplo, a garagem ou um compartimento específico. Este sistema central é ligado a uma série de tubos de vácuo escondidos dentro das paredes, que levam a várias portas de vácuo instaladas em diferentes lugares da casa.

O seu funcionamento é bastante simples, basta conectar o tubo flexível de aspiração a uma das portas de vácuo. Assim que a porta é aberta, o motor do sistema central liga-se automaticamente e começa a gerar vácuo. Ao entender como funciona pode perceber melhor onde poderá estar a causa do entupimento.

| Poderá gostar » Como lavar carpetes grandes

Quais são as vantagens da aspiração central?

Poder de sucção: A unidade central é geralmente mais poderosa do que um aspirador de pó portátil, o que proporciona uma limpeza mais eficaz.

Facilidade de utilização: Não precisa carregar um aspirador pesado de um lado para o outro da casa. Basta levar o tubo, ligá-lo e é tudo o que precisa.

Melhoria da qualidade do ar: Os sistemas de aspiração central geralmente têm sistemas de filtração superiores e, ao contrário dos aspiradores de pó tradicionais, enviam o ar para fora de casa, o que pode reduzir a quantidade de pó e alergénicos no ar.

Manutenção mínima: A limpeza do depósito só é necessária algumas vezes por ano, em comparação com a necessidade de esvaziar um aspirador de pó portátil após cada uso.

Com este guia, esperamos que consiga perceber como desentupir a aspiração central com sucesso. Se ainda assim o problema persistir, não hesite em contactar um profissional.

© Imagem destaque de Vac System

 Veja também:

Pavimento vinílico flutuante vantagens e desvantagens

Como tirar manchas amarelas da roupa nas axilas

Os 7 piores alimentos para o fígado

Como limpar moedas

The post Como desentupir aspiração central, restaure a sucção máxima appeared first on Top Dicas.



This post first appeared on Top Dicas, please read the originial post: here

Share the post

Como desentupir aspiração central, restaure a sucção máxima

×

Subscribe to Top Dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×