Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Melhore o isolamento térmico interior em casas já construídas

Quem vive numa casa isolada, por vezes, pode sentir desconforto com as alterações de temperatura. Por vezes, o frio do inverno infiltra-se, fazendo com que a residência pareça um bloco de gelo. Outras vezes, o calor do verão penetra nas paredes, transformando o espaço numa estufa. No entanto, isso não tem de ser o caso. Há uma série de soluções de Isolamento térmico interior para casas já construídas, tornando-a mais confortável e saudável para se viver.

Economize com um bom isolamento

Ao aplicar um isolamento interno eficaz, a temperatura dentro de casa pode ser mantida estável, resultando em conforto e economia. Isso porque uma casa bem isolada não precisa de aquecimento ou ar condicionado tanto quanto uma casa mal isolada. O resultado? Poupança na conta da luz.

A eficiência energética de uma casa está diretamente relacionada com a sua capacidade de reter calor no inverno e de o repelir no verão. Isto pode ser atingido através de várias técnicas de isolamento, algumas das quais pode implementar em casas já construídas sem grandes remodelações.

| Leia também » Como acabar com pulgas em casa

Isolamento de paredes internas

Uma das soluções para isolar uma casa já construída é o isolamento das paredes internas. Este é um método que oferece excelentes resultados em termos de conforto térmico. As paredes bem isoladas reduzem a troca de calor com o exterior, mantendo o ambiente interno mais agradável.

Um dos materiais mais usados para este tipo de isolamento é a lã de rocha. Este material isolante tem um excelente desempenho, não só em termos de isolamento térmico mas também acústico. A espessura do material pode variar, mas deve ser escolhida de forma a garantir o máximo de eficácia sem comprometer o espaço interno.

Para aplicar o isolamento, use um revestimento térmico interno e aplique diretamente na parede. Corte a lã de rocha à medida e fixe-a à parede com cola e parafusos. Posteriormente, aplique um reboco para cobrir o material isolante e deixar a parede com um aspeto normal.

| Resolva hoje » Como desentupir canos

Isolamento por insuflação

Outra opção de isolamento para casas já construídas é o isolamento por insuflação. Este método consiste em insuflar um material isolante nas cavidades das paredes. Este tipo de intervenção é quase invisível e não requer grandes obras.

O material mais comum para este tipo de isolamento é a celulose, que é insuflada nas cavidades das paredes através de pequenos furos. Este material é muito eficaz em termos de isolamento térmico e tem a vantagem de ser um produto reciclado.

Painéis de poliestireno

Os painéis de poliestireno extrudido são uma das opções mais utilizadas quando se trata de isolamento térmico. Este material é conhecido pela sua leveza, mas também pela sua rigidez e resistência ao impacto. Isto significa que, apesar de leve, é um material que não se deforma facilmente, mantendo a sua forma e eficácia de isolamento por muitos anos. Se optar por este tipo de isolamento, corte os painéis à medida das paredes interiores e depois basta fixá-los. Normalmente, são depois cobertos com gesso cartonado, mas também podem ser pintados ou revestidos com papel de parede.

| Veja ainda » Air fryer vantagens e desvantagens

Isolamento com espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano apresenta-se em duas formas, rígida e expansiva. A espuma expansiva é aplicada em forma líquida, expandindo-se para preencher todas as fissuras e orifícios, o que garante uma barreira térmica contínua sem pontes térmicas. Por outro lado, a espuma rígida apresenta-se sob a forma de placas, muito utilizadas no isolamento de tetos e sótãos. A escolha entre estas duas opções depende das necessidades específicas de cada caso.

Argamassa térmica

A argamassa térmica é uma opção que tem vindo a ganhar popularidade. A sua aplicação é semelhante à de uma argamassa tradicional, sendo projetada diretamente na parede. Contudo, esta argamassa tem incorporadas microesferas de EPS (poliestireno expandido) que melhoram o seu comportamento térmico. Para além disso, é um material respirável, o que contribui para um melhor comportamento higrométrico da parede. Uma vez seca a argamassa pinte ou revista, o que permite melhorar o aspeto visual da parede, para além do conforto térmico.

| Poderá gostar » Base de duche em resina desvantagens

Cortiça

Finalmente, a cortiça é um material 100% natural e renovável, proveniente da casca do sobreiro, uma árvore muito comum em Portugal. O isolamento com cortiça é feito através de painéis, que são aplicados nas paredes de forma semelhante aos painéis de poliestireno, ou insuflada, sendo introduzida nas cavidades das paredes. É um material com um excelente comportamento térmico, mas também acústico. Além disso, ao contrário de muitos materiais de isolamento, a cortiça é permeável ao vapor de água, o que contribui para um bom comportamento higrométrico da habitação.

Estes métodos de isolamento térmico interior para casas já construídas têm as suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre um ou outro vai depender das características específicas de cada casa e das preferências do proprietário. Independentemente do método escolhido, um bom isolamento térmico é fundamental para ter uma casa confortável e eficiente em termos energéticos. Por isso, se está a viver numa casa que parece um frigorífico no inverno e um forno no verão, considere investir num bom isolamento. Não só vai melhorar o seu conforto, como também vai poupar na conta da luz.

 Veja também:

Como tirar manchas amarelas da roupa nas axilas

Ambientador caseiro

Como limpar exaustor com muita gordura

Quando plantar maracujá em Portugal

Como curar um escaldão solar rapidamente

The post Melhore o isolamento térmico interior em casas já construídas appeared first on Top Dicas.



This post first appeared on Top Dicas, please read the originial post: here

Share the post

Melhore o isolamento térmico interior em casas já construídas

×

Subscribe to Top Dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×