Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 de Junho – Um Olhar sobre as Efemérides do Dia

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O 10 de Junho é um marco fundamental na identidade nacional portuguesa. Este dia celebra a nação portuguesa, o seu património e o seu povo, tanto em Portugal como em comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. A data foi escolhida em homenagem ao poeta Luís de Camões, que morreu neste dia em 1580, e cujo poema épico “Os Lusíadas” é uma das maiores obras da literatura portuguesa, celebrando a era de ouro dos descobrimentos marítimos portugueses. Este é um dia de orgulho e celebração, onde se destacam as contribuições portuguesas para a cultura, a ciência e a história mundial.

Nascimento de Maurice Sendak (1928)

A 10 de Junho de 1928, nasceu Maurice Sendak, um autor e ilustrador de literatura infantil que deixou um legado inigualável. O seu trabalho mais conhecido, “Where The Wild Things Are” (Onde Vivem os Monstros), publicado em 1963, tornou-se num clássico adorado em todo o mundo. A obra, que conta a história de Max, um rapaz que se aventura num mundo imaginário povoado por monstros, recebeu a Medalha Caldecott, um dos mais prestigiados prémios para literatura infantil, e continua a ser um marco na literatura para crianças.

Fundaçăo da Cruz Vermelha (1859)

A Cruz Vermelha foi fundada neste dia, em 1859, após a Batalha de Solferino, um dos confrontos mais sangrentos da Guerra Franco-Austríaca. Henry Dunant, um empresário suíço que presenciou a batalha e os seus efeitos devastadores, ficou tão comovido que iniciou um movimento para melhorar os cuidados médicos nos campos de batalha. Este movimento culminou na fundação da Cruz Vermelha, uma organização que continua a prestar ajuda humanitária vital em situações de guerra e desastre natural em todo o mundo.

Primeira Reunião do G7 (1975)

A primeira reunião do G7, um grupo que compreende as sete maiores economias avançadas do mundo, teve lugar a 10 de Junho de 1975. A reunião foi uma resposta à crise do petróleo de 1973 e resultou em importantes discussões sobre a governança económica global. Desde então, o G7 tornou-se um fórum importante para a cooperação económica, a discussão de questões de segurança global e a promoção do crescimento económico sustentável e inclusivo.

Falecimento de Ray Charles (2004)

A 10 de Junho de 2004, o mundo perdeu uma das suas maiores vozes musicais, Ray Charles. Nascido em 1930 na Geórgia, nos Estados Unidos, Charles superou a pobreza, a discriminação e a deficiência para se tornar um dos músicos mais influentes do século XX. Conhecido pelo seu estilo único que fundiu géneros como o R&B, o jazz, o gospel, o pop e o country, Ray Charles deixou um legado musical duradouro, com sucessos como “I Got a Woman”, “Georgia On My Mind” e “Hit the Road Jack”.

Estas são apenas algumas das efemérides que marcaram o dia 10 de Junho. Cada uma delas oferece um vislumbre único do nosso passado coletivo e ajuda-nos a entender melhor o mundo em que vivemos. Volte amanhã para descobrir mais sobre a história que se desenrolou neste dia ao longo dos anos.

The post 10 de Junho – Um Olhar sobre as Efemérides do Dia appeared first on Top Dicas.



This post first appeared on Top Dicas, please read the originial post: here

Share the post

10 de Junho – Um Olhar sobre as Efemérides do Dia

×

Subscribe to Top Dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×