Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como pintar azulejos e renovar o seu espaço

Transformar a casa, por vezes, não necessita de grandes remodelações ou orçamentos astronómicos. Frequentemente, pequenos ajustes e toques de criatividade podem reinventar um espaço, dando-lhe um novo fôlego. Um excelente exemplo disso é a pintura de Azulejos, uma técnica que tem ganho adeptos por permitir atualizar ambientes de forma rápida e acessível. 

1. Escolha da tinta

Optar pela tinta correta é o início para assegurar a perfeição do seu projeto. Uma boa pintura necessita de produtos especificamente designados para a superfície que se pretende pintar. Neste caso, estamos a falar de azulejos, e existem tintas desenvolvidas para aderirem de forma eficaz à cerâmica, bem como para resistirem à humidade. A tinta epóxi ou a tinta acrílica à base de água são exemplos disso. Pode procurar por opções numa loja de tintas perto de si ou ver alguns exemplos online primeiro.

2. Preparação dos azulejos

O passo seguinte passa pela preparação cuidadosa da superfície dos azulejos. Esta fase é crucial para garantir que a tinta adere de forma eficaz. Deve assegurar-se de que os azulejos estão completamente limpos, livres de qualquer sujidade, gordura ou bolor. Utilize um produto de limpeza robusto. Se os azulejos apresentarem um acabamento muito brilhante, lixar levemente pode ser uma ajuda para promover a aderência da tinta.

Leia também » Como pintar uma parede com humidade

3. Aplicação da tinta

Estamos agora prontos para a aplicação da tinta. Deve iniciar pelos cantos e prosseguir em direção ao centro. Lembre-se que a distribuição da tinta deve ser uniforme. Geralmente, duas demãos são suficientes para obter o resultado desejado, mas isso poderá variar consoante a cor e a qualidade da tinta que escolher.

Aprenda mais » Como desentupir uma sanita

4. Secagem

Após concluir a pintura, é fundamental permitir que a tinta seque adequadamente. A quantidade de tempo necessária para a secagem varia conforme a marca e o tipo da tinta, por isso, consulte as instruções presentes na lata de tinta para obter essa informação. Como regra geral, deve aguardar, pelo menos, 24 horas.

Veja também » Como tirar ferrugem da roupa

5. Finalização

Para garantir um acabamento mais duradouro e resistente, pode ser benéfico aplicar um verniz transparente após a tinta ter secado. Este passo é especialmente recomendado para áreas com grande circulação ou ambientes húmidos, como casas de banho e cozinhas.

Veja ainda » Como desentupir canos

6. Manutenção

Para manter o aspeto renovado dos seus azulejos, limpe-os regularmente com um produto de limpeza suave. Evite produtos abrasivos que possam vir a danificar a pintura.

Pronto! Agora dispõe de um espaço revigorado, com um ar mais contemporâneo e apelativo, sem grandes despesas ou resíduos de construção. A prática leva à perfeição, portanto, não se preocupe se o resultado final não for o esperado à primeira. Com o tempo e estas dicas sobre como Pintar Azulejos, rapidamente dominará a técnica.

Pintar azulejos, embora exija paciência e cuidado, é uma forma incrivelmente eficaz de mudar a aparência da sua casa sem grandes investimentos. Não se esqueça que, apesar de ser uma tarefa que pode fazer sozinho, se surgirem dúvidas ou se preferir a segurança de um trabalho profissional, existem inúmeros profissionais disponíveis para o auxiliar.

 Veja também:

Edamame: o pequeno gigante asiático

Truques para acalmar a tosse

Cultivar uma horta em casa

The post Como pintar azulejos e renovar o seu espaço appeared first on Top Dicas.



This post first appeared on Top Dicas, please read the originial post: here

Share the post

Como pintar azulejos e renovar o seu espaço

×

Subscribe to Top Dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×