Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como poupar água: 15 dicas práticas para o dia-a-dia

Como Poupar água: 15 Dicas Práticas Para O Dia-a-dia

A água é um recurso vital e, infelizmente, cada vez mais escasso. Estima-se que, até 2025, quase dois terços da população mundial possam enfrentar escassez de água. A boa notícia é que cada um de nós pode contribuir para a solução, adotando hábitos de consumo mais conscientes. Neste artigo, apresentamos 15 dicas práticas de como poupar água no dia-a-dia.

1. Feche a torneira

Pode parecer óbvio, mas a verdade é que muitas pessoas deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes ou fazem a barba. Fechar a torneira nessas ocasiões pode poupar até 19 litros de água por minuto.

2. Tome duches rápidos

Um banho de imersão pode gastar até 200 litros de água, enquanto um duche de 5 minutos consome apenas 45 litros. Se ainda achar difícil reduzir o tempo do duche, experimente ouvir uma música curta para se orientar.

Leia também » Como desentupir uma sanita

3. Instale redutores de caudal

Estes dispositivos são colocados nas torneiras e chuveiros e podem reduzir o fluxo de água em até 50%, sem afetar a pressão da água. São baratos e fáceis de instalar, constituindo um investimento que rapidamente se paga.

4. Reutilize a água

Existem várias maneiras de reutilizar a água em casa. Por exemplo, pode usar a água da lavagem dos legumes para regar as plantas, ou a água do duche enquanto espera que aqueça para limpar o chão.

Saiba » Como poupar no supermercado

5. Uso eficiente das máquinas de lavar roupa e loiça

Estas máquinas consomem a mesma quantidade de água, independentemente de estarem cheias ou não. Ao esperar até terem carga completa, estará a poupar água e energia.

6. Verifique se há fugas

Uma torneira a pingar pode desperdiçar mais de 11 mil litros de água por ano. Regularmente, verifique se há fugas nas torneiras, canos e autoclismos da sua casa e repare-as o mais rápido possível.

Poderá gostar » Como limpar o ferro de engomar

7. Opte por plantas resistentes à seca

Se tiver um jardim, opte por plantas nativas ou resistentes à seca, que precisam de menos água para sobreviver. Além disso, tente regar nas horas mais frescas do dia, para minimizar a evaporação.

8. Use uma vassoura em vez da mangueira

Usar uma mangueira para limpar o pátio ou a calçada pode gastar até 10 litros de água por minuto. Opte por usar uma vassoura, que não consome água e ainda ajuda a manter a forma física.

9. Recolha água da chuva

Se vive numa região onde possa chover (difícil atualmente em Portugal), considere instalar um sistema de captação de água da chuva. Esta água pode ser usada para regar o jardim, lavar o carro ou limpar a casa. Se achar que a instalação é muito complexa, pode começar simplesmente com um balde no quintal.

10. Use o autoclismo de forma consciente

Cerca de 30% do consumo de água em casa é na casa de banho. Se o seu autoclismo tiver duas opções de descarga, use a mais leve sempre que possível. Se não, considere instalar um autoclismo de dupla descarga.

11. Opte por eletrodomésticos eficientes

Os eletrodomésticos mais modernos, como máquinas de lavar loiça e roupa, costumam ser mais eficientes em termos de água e energia. Quando for comprar um novo, verifique o seu consumo de água.

Aprenda » Como limpar prata com bicarbonato

12. Use uma tampa ao cozinhar

Ao cozinhar, se usar uma tampa na panela, a água ferverá mais depressa e perderá menos vapor, poupando água e energia.

13. Use um copo ao lavar os dentes

Em vez de deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, encha um copo com água e use-o para enxaguar a boca.

14. Eduque as crianças

As crianças são o futuro e podem ser grandes aliadas na conservação da água. Ensine-lhes a importância de fechar a torneira enquanto escovam os dentes e a não brincar com a água.

Leia também » Como pintar uma parede com humidade

15. Partilhe as suas práticas

A conservação da água é um esforço coletivo. Compartilhe as suas práticas com amigos, familiares e vizinhos. Juntos, podemos fazer a diferença.

Estas são apenas algumas ideias de como poupar água no dia-a-dia. A chave é a consciência de que cada gota conta e que, com pequenas mudanças, podemos fazer uma grande diferença. Agora que sabe como poupar água, está pronto para tornar a sua casa mais sustentável?

The post Como poupar água: 15 dicas práticas para o dia-a-dia appeared first on Top Dicas.



This post first appeared on Top Dicas, please read the originial post: here

Share the post

Como poupar água: 15 dicas práticas para o dia-a-dia

×

Subscribe to Top Dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×