Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Flores que encantam...e também matam!

O “Mix de Ideias” dessa vez entra no jardim e se impressiona com tamanha quantidade de formas e cores. Contudo, descobre que, além da beleza estonteante, algumas flores guardam um segredo que vai além do que os olhos podem ver. Veremos a seguir alguns exemplos de flores que, embora lindas, possuem veneno suficiente até para matar!

Linda e perigosa Rosa do Deserto [Foto do autor]


Ela é pomposa, charmosa, delicada, e atrai com seu roseado sem igual. Floresce em abundância, e seu caule apresenta formas curiosas que muitas vezes lembra o corpo humano. A rosa do deserto (Adenium obesum) possui em suas folhas, caule e flores um elemento extremamente tóxico que demanda cuidados especiais dos seus cultivadores (uso de luvas, por exemplo). Cuidados necessários, já que a comercialização da planta envolve valores bem altos em se tratando de um vegetal. Isso se deve ao seu grande valor ornamental. Alguns povos africanos usam a infusão da planta na ponta da lança durante a caça. Não é aconselhável tê-la em ambientes com animais e crianças.

Hortênsia em seu esplendor [Fonte: PDP]


Muito apreciada por sua beleza e profusão de rosetas, a hortênsia (Hydrangea macrophylla) requer muita atenção em seu cultivo. Isso porque produz glicosídeo, um elemento que, se absorvido em demasia, pode levar ao coma e, posteriormente, à morte. Os sintomas do envenenamento incluem diarreia, dores de cabeça, fortes dores abdominais antes de um desfecho trágico, caso não seja procurada ajuda médica urgente. O veneno, inclusive, obstrui a distribuição de oxigênio no sangue.

Rododendro, parente da Azaléa [Fonte: PDP]


O coração pode não resistir ao envenenamento pelo rododendro (Ericaceae), já que os sintomas podem ir desde distúrbios digestivos a bradicardias e arritmias. E atenção! Pertencente à mesma família, a azaléa é igualmente perigosa se ingerida. Mas quem pode resistir à sua beleza e variedade de cores, que vai do branco ao vermelho?

Todo cuidado é pouco com o Oleandro! [Fonte: PDP]



O sentido exato da palavra mortal pode ser traduzido por um único nome: oleandro! Essa bela flor (Nerium oleander), que tem origem no norte da África, Mediterrâneo e sul da Ásia, floresce de junho a outubro e possui coloração que vai do branco ao vermelho. Se ingerida, uma única folha é capaz de levar a óbito, tamanha sua toxicidade! Os responsáveis por esta condição são a oleandrina e a neriantina, elementos que estão presentes em toda planta. Dores abdominais, vertigens, diarreia, coma e morte é o trajeto fatídico da vítima de envenenamento por esta beleza singular.

Singelo, o Lírio-do-vale pode causar convulsões! [Fonte: PDP]


O nome é singelo, e também identifica inúmeras plantas conhecidas. Mas essa específica, além de linda, é uma catástrofe para aqueles que a ingerem. O lírio-do-vale (Convallaria majalis) apresenta pequenas rosetas em forma de sinos delicados e é todo tóxico, principalmente a raiz. Seus estragos são enormes, prejudicando principalmente o coração. Mas até o desfecho final, a vítima sofre muito com dores, salivação, bradicardia, convulsões e arritmia.

O coração é a principal vítima da Flor-da-fortuna [Fonte: PDP]


Flor-da-fortuna, erva-da-costa, coerana, não importa. Trata-se da perigosa Kallanchoe spp, que atrai muitos apreciadores de suas pequenas flores de múltiplas cores e de fácil manejo. Muito comum em supermercados e floriculturas, a planta é toda tóxica, e, se ingerida, interfere radicalmente no funcionamento cardíaco. Os animais costumam ser vítimas frequentes da espécie.

O bem e o mal residem na Dedaleira! [Fonte: PDP]


Para o bem e para o mal. É assim a vida da dedaleira (Digitalis purpurea) e seus pendões múltiplos com sinos arroxeados. A explicação é que a digitalina presente na planta, em pequenas quantidades, é usada para tratar certos problemas cardíacos. Mas (sempre existe um porém) em excesso, tem o efeito inverso, podendo levar a vítima a um ataque cardíaco fulminante que não deixa vestígios da causa do óbito!


Em forma de coração, o Antúrio pode causar asfixia! [Fonte: PDP]



Quem não tem ou teve em casa um antúrio (Anthurium), com suas folhas brilhosas e flores em formato de coração? Pois fique sabendo que sua toxicidade é alta, podendo levar à dificuldade de deglutição e asfixia. Por este motivo não é recomendada para ambientes com crianças e animais domésticos.

Bem que a Acácia poderia se chamar Ardilosa! [Fonte: PDP]


E encerrando nosso passeio por este jardim, digamos, singular, vamos falar sobre a ardilosa acácia (Acacia). A espécie produz pendões com flores que se assemelham com pequenos pompons coloridos. Mas por que ardilosa? A planta, comum nas savanas africanas, serve de alimento para inúmeros animais. Contudo, uma vez tendo suas folhas atacadas, é liberado etileno gasoso, que funciona como uma espécie de alarme para as demais acácias da região. Estas liberam no ar tanino em grande quantidade, formando um ambiente extremamente mortal aos animais que dela se alimentam.


Deixe seu comentário e críticas abaixo. E não se esqueça de compartilhar com seus amigos!


This post first appeared on Mix De Ideias, please read the originial post: here

Share the post

Flores que encantam...e também matam!

×

Subscribe to Mix De Ideias

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×