Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Volkswagen LT, a super Kombi que nunca tivemos

Volkswagen LT28 Furgão

O mercado de veículos comerciais no Brasil viu as primeiras unidades da Volkswagen Typ 1 (T2 originalmente) em 1950, quando acabavam de chegar ainda importadas da Alemanha. Três anos depois foram montadas em CKD pela Brasmotor e, por fim, construídas em versão nacional na recém-construída fábrica da Anchieta.

Desde então, a Kombi começou a ser desejada pelos donos de pequenos e grandes negócios por aqui. Na Alemanha também não era diferente e logo o modelo precisou ser atualizado, quando então surgiu a segunda geração a definitiva Typ 2 (ainda T2). No entanto, para algumas aplicações, sua plataforma de motor traseiro era limitada demais.

Assim, a Volkswagen começou a planejar um veículo maior que a Kombi, que tivesse PBT entre 2,8 e 3,5 toneladas. Dessa forma, a empresa poderia atender exigências de carga e volume muito maiores. No projeto, a empresa decidiu que o mesmo teria tração traseira e motor dianteiro sobre o eixo.

Volkswagen LT35 Furgão e Cabine Dupla

LT

No Salão de Berlim de 1975, a Volkswagen apresentou o LT, que significava Lasten-Transporter ou Transporte de Carga. O veículo lembrava muito o caminhão 6-90 que seria feito pela empresa no Brasil alguns anos depois, quando a Chrysler do Brasil foi adquirida pela VWB. Mas, o LT era menor e apareceu nas versões LT28, LT31 e LT35, sempre levando em conta o PBT.

O LT tinha versões com cabine simples e dupla, caçamba de aço ou chassi, furgão (teto alto ou baixo) e duas opções de entre-eixos. Na mesma ocasião, surgiu a interessante LT Westfalia Camper, uma espécie de Super Kombi Safari, referência ao modelo feito pela Karmann-Ghia anos depois no Brasil. Da mesma forma, este veículo para camping com a família era feito pela Karmann na Alemanha.

Volkswagen LT Westfalia Camper

Mas para mover a LT, a Vokswagen utilizou o motor 2.0 usado no Audi 100. O conjunto de motriz havia sido desenvolvido pela Porsche para um cupê de tração traseira da VW, mas esta desistiu da ideia por conta da nova família de carros compactos de tração dianteira. Ainda assim, o trem de força continuou a ser desenvolvido e agora aplicado na LT. Ele entregava 75 cv.

No ano seguinte surgiu o Perkins 2.7 diesel com 65 cv, mas este foi substituído pelo pouco conhecido (no Brasil) seis cilindros diesel D24 da Volkswagen, que tinha 2.4 litros e oferecia 75 cv. Mais tarde ele seria usado em carros da Volvo. Em 1979, a VW fecha um acordo com a MAN para fabricar caminhões da série G e a cabine era inspirada no LT.

Volkswagen LT31 Picape

Em 1983, o modelo ganhou muitas mudanças que incluíram tração 4×4, facelift, chassi mais longo, versões LT40 e LT45 com PBT maior e eixo dianteiro rígido, motor seis cilindros 2.4 a gasolina e o desejado motor diesel D24T, que passava a entregar 102 cv. Com o passar dos anos 80, o LT foi ganhando mais versões, chegando ao LT55.

O ano de 1993 marcou o fim do acordo com a MAN na Série G e o LT ganhou um novo D24TC com apenas 95 cv, porém, mais eficiente que o anterior de 102 cv. O modelo já se encaminhava para o fim, que aconteceu em 1996.

Volkswagen motor D24 diesel

Ao longo dos anos, a primeira geração do LT viu nascer também versões especiais para as mais variadas funções, bem como microônibus feitos por encarroçadores europeus, tais como a Ikarus, por exemplo. No mesmo ano de 1996, a Volkswagen fechou um acordo com a Daimler-Benz para um novo veículo comercial.

Volkswagen LT35 2.5 TDI (segunda geração)

Sprinter

O acordo fez surgir a segunda geração do LT, que em realidade se tratava de uma variante da van Mercedes-Benz Sprinter, modelo tão conhecido no Brasil. Apesar disso, a motorização da Nova LT incluía o propulsor de cinco cilindros 2.3 a gasolina da Volkswagen Eurovan e entregava 143 cv.

No caso dos diesel, a oferta era bem maior e baseada no propulsor de cinco cilindros 2.5 TDI que variava de 75 a 110 cv. Em 2002 surge o 2.8 TDI de quatro cilindros de 125 a 158 cv. Após 350.000 unidades produzidas, o LT de segunda geração saía de linha em 2006. Nesse momento, um novo acordo fez surgir a Crafter.

Volkswagen Crafter Van Passageiros Teto Alto

Crafter

O Volkswagen Crafter, também chamado LT3, continuava a ser uma Sprinter, mas da segunda geração desta. A motorização continuava a ser basicamente os 2.5 TDI de 88 a 163 cv e do novo 2.0 TDI de 109 a 163 cv, o mesmo usado pela picape Amarok. O modelo continua em produção nas fábricas da Mercedes na Alemanha.

Volkswagen Kombi Diesel Cabine Dupla

Brasil

Até 1981, quando adquiriu a Chrysler do Brasil, a Volkswagen só contava com a Kombi para seus clientes comerciais. O modelo já era um sucesso de vendas, mas não havia nada acima dela. Depois do fim dos caminhões Dodge, a VWB passou a produzir caminhões equivalentes a Série G, mas o salto entre os dois comerciais dentro da empresa era grande.

Então, não houve um intermediário. Da Kombi, o cliente comercial da VW deveria ir direto para o caminhão leve 6-80/6-90. Provavelmente, se o LT tivesse sido feito na fábrica da Chrysler (em frente da VW Anchieta), o modelo seria o intermediário perfeito, embora com algum prejuízo para as vendas da Kombi. Além disso, teria antecipado a chegada das vans ao Brasil, fato que só ocorreu após a liberação das importações a partir de 1990.

Volkswagen 6-90

Não há, porém, como saber se a van LT original (LT1) ficaria em produção no Brasil após a chegada da Sprinter. Se não houvesse acordo regional, provavelmente a segunda geração (LT2) seria de desenvolvimento local e com fabricação em Resende/RJ. Caso contrário, a produção ficaria em uma joint-venture com a Mercedes na Argentina.

O post Volkswagen LT, a super Kombi que nunca tivemos apareceu primeiro em Notícias Automotivas.












This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Volkswagen LT, a super Kombi que nunca tivemos

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×