Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Celta 2015: detalhes do seu último ano de produção

O Chevrolet Celta 2015 foi o último ano/modelo do hatch compacto popular da General Motors, nascido em 2001 e tendo sido um dos carros mais vendidos da marca americana no Brasil.

O compacto foi fabricado unicamente em Gravataí, no Rio Grande do Sul, tendo sido vendido na Argentina como Suzuki Fun e atuando em alguns países da região.

Desenvolvido com base no Corsa B, o Celta foi conhecido como projeto Arara Azul e teve versões de duas e quatro portas, sendo que nos últimos anos, apenas a segunda opção estava em produção.

O hatch foi vendido em dupla com outro carro simples da GM, o Chevrolet Classic – nome do Corsa Sedan da primeira geração – tendo recebido uma modernização de segurança em 2014.

No mercado de usados, o Celta 2015 é um carro popular bem visado por quem procura um modelo de baixo custo de manutenção, bom valor de revenda e econômico.

Celta 2015 – novidades

O Celta 2015 foi vendido com uma atualização visual feita em 2012, pouco antes do irmão Chevrolet Prisma, a versão sedã do hatch.

Ele foi oferecido apenas com quatro portas, mas em 2014, dispôs de airbag duplo e freios com ABS e EDB, além de cintos de segurança com pré-tensionadores.

O hatch da General Motors era um carro muito simples e de fácil manutenção, tendo basicamente uma estrutura dos anos 2000 feito sobre uma plataforma do Corsa B, que era basicamente a base do Corsa A de 1982.

Infelizmente, essa base foi aproveitada no malfadado Chevrolet Agile, assim como da segunda geração da Chevrolet Montana, que foi produzida até recentemente e será substituída por um modelo maior.

O Celta 2015, quando completo, basicamente tinha ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e sistema de áudio simples com Bluetooth e USB, sendo de 1din, porém, oferecido como acessório nas revendas.

Com motor 1.0 VHC-E Flex de 77 cavalos na gasolina e 87 cavalos no etanol, o Celta tinha ainda 9,5 kgfm no primeiro e 9,7 kgfm no segundo, tendo apenas câmbio manual de cinco marchas.

Muito simples, tinha vidros planos, acabamento em plástico duro, tecido macio nos assentos, cluster de fundo branco e porta-malas com 260 litros.

O Celta tinha 3,78 m de comprimento, 1,62 m de largura, 1,42 m de altura e 2,44 m de entre eixos, tendo suspensão dianteira McPherson e eixo de torção na traseira.

Celta 2015 – detalhes

O Celta 2015 tinha frente com faróis simples com parábolas únicas e lanternas de posição, assim como lentes claras, além de grade dupla com barra portando a gravata dourada.

O para-choque era na cor do carro e com moldes para faróis de neblina, tendo ainda grade centralizada.

Nas laterais, maçanetas embutidas na cor do carro, retrovisores na cor do carro e colunas pretas, enquanto suas rodas de aço aro 13 polegadas tinham calotas integrais.

No teto, apenas uma antena pronunciada e na traseira, as lanternas compactas verticais possuíam lentes escurecidas e a tampa do bagageiro tinha vigia ampla com lavador e limpador, além de desembaçador.

Com vidros verdes e para-brisa degradê, o Celta tinha placa sobre a tampa do bagageiro e o para-choque traseiro é bem limpo.

O interior do Celta tinha painel bem simples e feito em plástico duro, com rebarbas e peças mal encaixadas, em especial a tampa do porta-luvas.

Os difusores de ar tinham acabamento em cinza e comandos do ar condicionado eram simples, tendo espaço para rádio 1din e preparação para som com slots para alto-falantes e fiação específica.

Na rede Chevrolet, itens como o sistema de áudio Bluetooth e USB, mas voltando ao painel, o volante tinha airbag em moldura larga, com botões para a buzina.

O cluster tinha grafismos estilizados com velocímetro, conta-giros, nível de combustível e medidor de temperatura da água, além de display com hodômetros e consumo.

Nas portas simples em plástico, tinham friso cinza e cor mais clara no acabamento, porém, os vidros elétricos ficavam em satélites simples no acabamento.

As portas tinham ainda controles internos dos espelhos externos, além de alavanca de câmbio manual com pomo em cinza e visual estilizado.

Os bancos em tecido tinham dois tons e apoios de cabeça para quatro pessoas, no entanto, os cintos de segurança de três pontos para estes, além de cinto subabdominal do quinto passageiro.

O Celta 2015 tinha vidros traseiros manuais e travas de segurança para crianças, enquanto o teto tinha luz interna, para-sois com espelho e porta-documento, além de espelho retrovisor interno dia e noite.

Atrás, o banco inteiriço tinha encosto rebatível e o bagageiro oferecia 260 litros com cobertura de bagagem.

Celta 2015 – versões

O Chevrolet Celta 2015 teve somente uma versão, a LT, que na época era a versão intermediária do portfólio da GM no Brasil, mas o Celta pouco antes ainda teve a versão LS, mais simples, porém, um ano antes de sair de linha, tinha a versão Advantage.

O Celta teve no passado, outras versões e pacotes de equipamentos, como o Celta Spirit e o Life, reforçando assim sua presença no mercado nacional.

  • Chevrolet Celta LT 1.0 4 portas

Celta 2015 – equipamentos

Chevrolet Celta LT 1.0 4 portas – Motor 1.0 e câmbio manual, mais para-choques na cor do carro, lanternas traseiras escurecidas, antena no teto, sistema de som com Bluetooth e USB, quatro alto-falantes e retrovisores externos com controle interno.

Vidros dianteiros elétricos com função de descompressão, travamento central elétrico, vidros verdes, vidro térmico, lavador e limpador do vidro traseiro, rodas de aro 13 polegadas, calotas integrais, para-brisa degradê e pneus 165/70 R13.

Cluster com conta-giros, ar condicionado, direção hidráulica, bancos em tecido, vidros traseiros manuais, cobertura do bagageiro, detalhes em cinza, airbag duplo, freios com ABS e EDB, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento.

Para-sois com porta-documentos e espelho, retrovisor interno dia e noite, iluminação interna, bancos dianteiros com encostos reclináveis, apoios de cabeça para quatro pessoas, cintos de segurança de 3 pontos, estepe sob o assoalho, entre outros.

Celta 2015 – preços

O Chevrolet Celta 2015 tem uma boa valorização no mercado nacional, custando em média R$ 34 mil na tabela Fipe, sendo uma opção para quem busca um carro discreto, simples e funcional, apesar de não ter nenhum luxo e pouco conforto.

Para servir como carro de aplicativo é uma boa opção, já que para trajetos urbanos, seu porte pequeno favorece bem o deslocamento por ruas e avenidas, ainda que seu porta-malas seja pequeno.

Nessa função, o Celta 2015 se dá bem para o transporte de passageiros individuais ou em dupla, sendo aceito por todas as empresas do setor.

  • Chevrolet Celta LT 1.0 4 portas – R$ 33.982

(*) Preços da tabela Fipe – outubro/2022.

Celta 2015 – motor

O motor do Celta 2015 é o GM Família I, um propulsor de origem alemã, tendo sido desenvolvido pela Adam Opel AG e apresentado ao mercado europeu em 1982, com a Família II.

Esta última chegou ao Brasil no ano seguinte a bordo do Chevrolet Monza, sendo uma variante de tamanho maior do Família I e projetado para carros médios e grandes da GM na época.

Já o propulsor da Família I é menor e projetado para equipar o Opel Corsa A, que não veio ao Brasil por conta da presença do Chevrolet Chevette.

Em 1994, a Família I a bordo do Chevrolet Corsa B com versão 1.0 litro com cabeçote de 8V, tendo depois uma versão com 16V.

Depois surgiu a versão 1.6 litro com cabeçotes de 8V ou 16V, enquanto nos anos 2000, a Família I ganhou ainda as versões 1.4 8V e 1.8 8V, não sendo esse o usado anteriormente pelo Monza.

Com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com tuchos hidráulicos, além de comando único, o motor 1.0 VHC-E do Celta era uma atualização do antigo propulsor lançado em 1994.

Tendo injeção eletrônica multiponto, o 1.0 VHC-E (“Very High Compression Economy”) recebeu atualização nos anos 2000 para tornar-se mais eficiente, mas teria de ser modernizado novamente se o Celta seguisse até 2020.

Nessa atualização, o motor recebeu novos pistões, bielas, anéis, junta de cabeçote, bronzinas, coletor de admissão, alternador, bobina eletrônica, entre outros.

Com injeção de gasolina para partida a frio no sistema flex, o motor 1.0 VHC tinha 999 cm³ e taxa de compressão de 12,6:1.

Ele entregava 77 cavalos na gasolina e 78 cavalos no etanol, ambos a 6.400 rpm, enquanto os torques eram de 9,5 kgfm no derivado de petróleo e 9,7 kgfm no combustível vegetal, ambos a 5.200 rpm.

O câmbio era o F17 Minus HR de cinco marchas com engates close ratio, além de embreagem monodisco a seco de acionamento mecânico.

Celta 2015 – desempenho

O desempenho do Chevrolet Celta 2015 era suficiente para sua proposta de carro urbano e com motor 1.0 litro, que entregava até 78 cavalos no etanol, assim como 9,7 kgfm no combustível vegetal.

O propulsor 1.0 8V tinha câmbio manual de cinco marchas com relações curtas nas primeiras e longa na quinta, para ser mais ágil nas saídas e gerar economia com uma condução usando bom torque em baixa rotação.

  • Chevrolet Celta 1.0 4 portas – aceleração de 0 a 100 km/h – 13,4 segundos
  • Chevrolet Celta 1.0 4 portas – velocidade máxima – 161 km/h

Celta 2015 – consumo

O Celta 2015 não tinha consumo bom, mesmo com motor 1.0 litro, fazendo com etanol 7,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, mas com gasolina, a eficiência era ainda menor, com 8,7 km/l no urbnao e 12,8 km/l no rodoviário.

Isto se devia às marchas mais curtas para que o compacto de 890 kg tivesse melhor desempenho na cidade, dada a fraqueza e ineficiência do propulsor frente aos carros mais modernos.

Ainda assim, no geral, ele é considerado econômico por conta dos custos gerais, sendo assim desejável por muitos compradores com baixo poder aquisitivo.

  • Chevrolet Celta 1.0 4 portas – cidade – 7,6/10,7 km/l
  • Chevrolet Celta 1.0 4 portas – estrada – 8,7/12,8 km/l

Celta 2015 – manutenção e revisão

O Chevrolet Celta 2015 tem plano de manutenção com revisões a cada 10.000 km e 12 meses, com inspeção de diversos itens como freios, direção, suspensão, itens de segurança, motor e câmbio, entre outros.

Nos serviços de revisão, são trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, velas, fluido de freio, líquido de arrefecimento, palhetas de limpadores, entre outros.

Além disso, são substituídos itens de desgaste natural como molas, amortecedores, pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, rolamentos, batentes das torres, pivôs de direção, buchas de bandejas, coxins de motor e câmbio, pneus, entre outros.

Nas concessionárias Chevrolet, o Celta 2015 pode ser atendido por funilaria, pintura, alinhamento, balanceamento, cambagem, lavagem, limpeza oxi-sanitária, higienização do interior, recall, instalação de acessórios, entre outros.

Contudo, muitos proprietários do Celta buscam como alternativa ao atendimento técnico da Chevrolet, levando seu carro em oficinas especializadas e autocenters para diversos serviços.

Celta 2015 – ficha técnica

O Celta 2015 era um carro compacto feito sobre a plataforma GMA 4200 do Opel Corsa, tendo carroceria feita em aço estampado com suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção.

Com 3,78 m de comprimento, 1,62 m de largura, 1,42 m de altura e 2,44 m de entre eixos, o Celta tinha 260 litros no porta-malas.

Pesando 890 kg, o hatch tinha suspensão robusta e estrutura simples, que recebeu airbag duplo e freios ABS, tendo motor e câmbio em transversal.

O tanque de 54 litros era grande o suficiente para compensar o consumo não tão eficiente do motor 1.0 VHC-E.

Ele nunca teve uma versão automática e seu maior motor foi o GM Família I 1.4 8V, que tinha 85 cavalos, mas o motor 1.0 foi o mais difundido no mercado.

O modelo chegou a ter carroceria de duas portas e ganhou uma variante sedã, chamada de Prisma.

A GM chegou a desenvolver um conceito do Celta como um SUV ou crossover, mas o projeto não foi adiante.

Quando o projeto do Celta surgiu, GM e Fiat tinha um acordo técnico com troca de ações e nesse, o Celta deveria ter chegado ao mercado sem o motor Família I.

Em realidade, o Chevrolet Celta deveria estrear o motor Fire da Fiat, sendo esse o 1.0 8V, mas a GM decidiu cancelar a presença do italiano.

Contudo, a Fiat fez valer o acordo e comprou o motor 1.8 da Família I, tendo com cabeçotes de 8V ou 16V.

Motor 1.0
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 999
Válvulas 2
Taxa de compressão 12,6:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 77/78 cv a 6.400 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 9,5/9,7 kgfm a 5.200 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 13 polegadas
Pneus 165/70 R13
Dimensões
Comprimento (mm) 3.788
Largura (mm) 1.626
Altura (mm) 1.429
Entre eixos (mm) 2.443
Capacidades
Porta-malas (L) 260
Tanque de combustível (L) 54
Carga (Kg) 460
Peso em ordem de marcha (Kg) 890
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND

Celta 2015 – fotos



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Celta 2015: detalhes do seu último ano de produção

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×