Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Seat pode virar uma Dacia da Volkswagen

Na península ibérica, a Seat está sendo vista com preocupação pelos espanhóis. O motivo é a declarada atenção do grupo Volkswagen à submarca Cupra, que está ficando cada vez mais forte no mercado europeu.

Antes uma versão esportiva da Seat, agora a Cupra tem seu próprio portfólio, incluindo um crossover bem agressivo, o Formentor, assim como o elétrico Born, versão mais radical do VW ID.3.

Claro, ainda existem Ateca e León vendidos sob o logotipo triangular da Cupra, mas estes são produtos da Seat. O futuro compacto elétrico da Seat poderá ser também um Cupra.

No entanto, conceitos como Tavascan e UrbanRebel mostram que a Cupra irá em direção à Alfa Romeo, como um competidor determinado.

Com foco também na eletrificação, a Cupra terá mais produtos elétricos, mas a tradicional Seat só tem o atual Mii (e-Up) e sem perspectivas para novos produtos elétricos.

Isto está chamando atenção para um caminho que parece lógico, ainda que seja indigesto para a Seat, ou seja, ser uma Dacia da Volkswagen.

A Stellantis, por exemplo, decidiu fazer isso com Citroën e Fiat, mas estas duas já estavam na mira de suas antigas controladoras PSA e FCA.

Como se sabe, a Dacia é a galinha dos ovos de ouro da Renault e seu baixo custo se reflete estranhamente em altas margens de lucro.

Sendo um contrassenso no cenário atual do mercado automotivo, onde as marcas buscam vender menos e lucrar mais com carros de maior valor agregado, a Dacia prova que não.

As finanças não são totalmente conhecidas e é mais fácil saber a margem de um Renault Clio que de um Dacia Sandero…

Para a VW ter sua Dacia na forma da Seat, o atual portfólio tem que ser mudado.

Em realidade, a VW tem duas opções que podem trabalhar juntas. Uma é a liderança da Skoda em MQB-A0 para emergentes e a outra é a fórmula usada pela Jetta na China.

Lá, os modelos VS5 e VS7 são respectivamente os Seat Ateca e Tarraco, porém, custando muito menos que na Europa.

As duas receitas podem criar rivais de peso para Sandero, Logan, Jogger e Duster, só resta saber se a Seat fecharia a conta no final.

[Fonte: Diário Motor]



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Seat pode virar uma Dacia da Volkswagen

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×