Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Polo 2012: consumo, fotos, motor, ficha técnica, versões, preço

O Polo 2012 deu início ao fim de carreira do hatch compacto premium da Volkswagen, que surgira no Brasil em 2003 com missão atuar mais forte contra alguns produtos do mercado, entre eles Chevrolet Astra e Fiat Punto.

Fabricado com técnicas de fabricação mais modernas, o Polo chegou para melhorar o processo produtivo da Volkswagen, adicionando ajustes de medição a laser, corte de chapas e soldas de alta precisão, também a laser.

Empregando aços de maior resistência, assim como um nível de qualidade de materiais e montagem superior até mesmo em relação ao Golf, feito cinco anos antes. O compacto, lançado também em carroceria de três volumes, era bem moderno.

Com o irmão VW Polo Sedan, o hatch recebeu um 2012 um visual mais moderno baseado no Polo Vivo, modelo fabricado na África do Sul, mas com faróis circulares no lugar do formato original.

A atualização de estilo deixou o produto em dia com o modelo lançado na Europa, mas adaptado para a realidade do Brasil. O hatch estava sendo oferecido em três versões, uma de acesso, além de BlueMotion e Sportline.

O propulsor de quatro cilindros 1.6 com até 104 cavalos e 2.0 com até 120 cavalos, mas nunca teve transmissão automática, tendo apenas o câmbio automatizado ASG na versão I-Motion e no motor 1.6 litro.

Fabricado apenas com carroceria de quatro portas, o Polo 2012 acabou com a versão GT 2.0, com a Sportline tomando seu lugar. Já a E-Flex foi trocada pela BlueMotion, que manteve a ênfase na eficiência energética.

Nesse caso, um sistema de pré-aquecimento de combustível na tecnologia Flex eliminou o tanquinho de combustível de gasolina para partida a freio em dias de baixa temperatura, de modo a permitir partidas rápidas e econômicas.

Medindo 3,890 m de comprimento, 1,651 m de largura, 1,489 m de altura e 2,465 m de entre eixos, tendo 250 litros no porta-malas e espaço interno mediano, devido à base encurtada.

Tendo um bom conteúdo, o Polo 2012 tinha direção hidráulica, ar condicionado manual ou automático, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, sistema de áudio 2din integrado e com CD player, freios ABS e airbag duplo.

O hatch compacto não teve controle de tração e nem estabilidade, assim como não teve airbags laterais e nem de cortina. Essa geração fora bem montada, porém, foi podada pela Volkswagen nesse aspecto.

Deveria ter tido câmbio automático e outros itens de conforto, mas ele acabaria se tornando uma ameaça para o Golf. Assim, ficou sem estas e outras coisas melhores.

Quando chegou ao Brasil, o Polo tinha quatro faróis circulares e grade retangular, sendo equipado com motores 1.6 e 2.0,  sendo que o primeiro tinha até 101 cavalos e o segundo entregava 116 cavalos.

Em sua trajetória, empregou uma versão focada na economia, a BlueMotion, que tinha pneus de baixa resistência à rolagem e também vinha com suspensão mais baixa, empregando pacote aerodinâmico e motor mais eficiente.

A proposta seguia uma tendência que existia na Europa de versões mais focadas em economia, mas isso acabou não dando certo, sendo que as tecnologias aplicadas acabaram sendo diluídas em outras versões.

O polo durou até 2014, saindo de linha após mais de uma década e sendo substituído pela geração atual após quatro anos. Sendo um dos modelos mais tradicionais da VW, o Polo 2012 tentou manter-se por mais tempo.

Feito em São Bernardo do Campo, o Polo foi um produto de qualidade que gerou inúmeros fãs pelo Brasil, ajudando a trazer de volta à geração mais atual. O hatch da geração antiga saiu de linha em setembro de 2014.

Polo 2012 – detalhes

O Polo 2012 tinha frente modernizada e inspirado no modelo Polo Vivo da VW sul-africana, recebendo novos faróis com projetores duplos, contudo, com o facho baixo circular e o alto em projetor menor, numa lente multifacetada.

Esse prolongamento retilíneo do farol se encaixava perfeitamente com grade retangular em preto brilhante com frisos cromados. Já o para-choque envolvente tinha grade inferior integrada ao desenho das molduras laterais.

Estas eram pretas e tinha frisos cromados, além de faróis de neblina com aros brilhantes. Na versão Sportline, os faróis eram escurecidos, dando ao compacto um ar mais esportivo, tendo ainda repetidores de direção e lanternas integrados.

Com poucos vincos, a carroceria do Polo era bem delineada e sua proposta funcional sempre fora colocada em evidência, especialmente com as colunas que reforçavam a segurança em sentido estético e prático.

Maçanetas e retrovisores eram na cor do carro, mas a versão Sportline tinha espelhos pretos e com repetidores de direção. As colunas eram pretas, tendo a base das portas faixas decorativas nessa opção topo de linha.

Na traseira, o Polo 2012 trazia vigia ampla na tampa do porta-malas, tendo lavador e limpador, bem como desembaçador. Quando na Sportline, havia um defletor de ar em preto brilhante no topo.

As lanternas eram novas, assim como faróis e para-choques, tendo lente em preto brilhante, mas com iluminação circular e um conjunto retangular com piscas e luz de ré. A tampa tinha ainda uma maçaneta e a identificação do produto.

Refeito, o para-choque traseiro vinha com moldura inferior preta, refletores horizontais e suporte de placa elevado. As rodas de liga leve eram aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15, sendo escurecidas na versão Sportline.

Com motor 2.0, o Polo Sportline tinha escape duplo cromado e embutido na base do protetor. Por dentro, o Polo 2012 tinha um painel ainda moderno, que apresentava um layout austero e funcional.

Bem elogiado por sua montagem e acabamento, o Polo ganhara algumas mudanças no habitáculo, sendo que o cluster passou a ter grafismos de efeito 3D, bem como iluminação branca dos ponteiros.

Com velocímetro, nível de combustível, conta-giros e temperatura da água, trazia computador de bordo. O volante era o mesmo do Passat, tendo detalhe em alumínio, assim como revestimento em couro e ajuste em altura e profundidade.

A direção vinha ainda com piloto automático e comandos de mídia, telefonia e computador de bordo. Na versão Sportline, os pedais eram esportivos. Ao centro, o painel mantinha os porta-copos retráteis e conjunto com acabamento cinza.

Nessa parte, o Polo 2012 tinha difusores de ar quase quadrados, rádio 2din com CD player e Bluetooth, além de display digital. Na versão Sportline, o ar condicionado era automático e com display digital grande.

A alavanca de câmbio tinha curso curto e engates precisos, além de maciez no funcionamento. No Polo Sportline 1.6 havia opção do câmbio automatizado ASG na versão I-Motion e com alavanca semelhante ao do sistema Tiptronic.

O freio de estacionamento era mecânico e feito por alavanca, enquanto os bancos confortáveis vinham em tecido com padronagens diferentes em cada versão, sendo que o couro era opcional apenas para a Sportline.

As portas tinham acabamento em tecido ou couro, sendo essa na versão Sportline e como opcional. Com apoios de braços longos, as entradas vinham com botões dos vidros elétricos bem distribuídos.

Já os ajustes dos retrovisores ficavam junto à maçaneta na porta do condutor. O ambiente tinha ainda um bom porta-luvas com iluminação e ar condicionado.

O banco do motorista tinha ajuste em altura, enquanto o banco traseiro era bipartido. Por mais que fosse considerado um bom carro, na época, o VW Polo não tinha cinto central de 3 pontos e apenas apoios de cabeça laterais.

Com bom acabamento interno, o Polo trazia ainda para-sois com espelhos iluminados, retrovisor interno dia e noite, alças no teto, cintos laterais de 3 pontos, sistema de som com seis alto-falantes, entre outros.

No porta-malas, o espaço para bagagens era o menor entre os hatches da Volkswagen, tendo 250 litros contra 280 do Fox e 285 litros do Gol. Ainda assim, podia ser ampliado, tendo também revestimento em carpete e iluminação.

O estepe ficava sob o assoalho e o acesso era facilitado por uma tampa com destravamento feito por chave canivete com telecomando. Vidros elétricos nas quatro portas e travas elétricas também faziam parte do pacote.

O mesmo em relação aos airbag duplo e sistema de freios ABS com EDB. Com um pacote mais enxuto, o Polo 2012 incluindo retrovisor com função tilt down, alarme, entre outros.

Com bom espaço interno, o Polo 2012 só não era tão generoso atrás, devido ao entre-eixos curto, porém, era um carro bem confortável e que atendia as necessidades de consumidores mais jovens.

Polo 2012 – versões

  • Volkswagen Polo 1.6
  • Volkswagen Polo 1.6 I-Motion
  • Volkswagen Polo 1.6 BlueMotion
  • Volkswagen Polo 1.6 Sportline
  • Volkswagen Polo 1.6 Sportline I-Motion
  • Volkswagen Polo 2.0 Sportline

Equipamentos

Volkswagen Polo 1.6 – Motor 1.6, mais transmissão manual de cinco marchas, além de ar condicionado, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, chave canivete com telecomando, abertura elétrica do bagageiro por controle remoto, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas integrais, pneus 195/55 R15, freios ABS com EDB, airbag duplo, cintos dianteiros com pre-tensionador, faróis duplos, grade com acabamento cromado, retrovisores elétricos com função tilt down, temporizador dos faróis e luz interna, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, para-brisa degradê, computador de bordo, conta-giros, porta-copos retráteis, sensor de estacionamento, porta-luvas com iluminação e refrigeração, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisor interno dia e noite, volante multifuncional, sistema de áudio com CD player, quatro alto-falantes, entre outros.

Volkswagen Polo 1.6 I-Motion – Itens acima, mais transmissão automatizada ASG com modo Sport e mudanças manuais na alavanca, além de piloto automático.

Volkswagen Polo 1.6 BlueMotion – Itens do 1.6, mais suspensão reajustada, pneus de baixa resistência à rolagem, rodas de liga leve aro 14 polegadas, pneus 185/65 R14, transmissão com relações mais longas, partida a freio com pré-aquecimento, defletor de ar na tampa traseira, grade aerodinâmica, detalhes externos exclusivos, padronagem interna diferenciada, indicador de mudança de marcha, faróis de neblina, entre outros.

Volkswagen Polo 1.6 Sportline – Itens acima, mais volante e alavanca de câmbio em couro, teto solar elétrico (opcional), rodas de liga leve aro 15 polegadas (opcional), ar condicionado digital (opcional), retrovisor interno eletrocrômico (opcional), sensor de chuva e crepuscular (opcional), faixa decorativas, molduras pretas nos faróis de neblina, defletor de ar preto brilhante, retrovisores com repetidores de direção, retrovisores em preto brilhante, grade preta, cluster 3D, sistema de som com CD player e Bluetooth, piloto automático, seis alto-falantes, antena no teto, bancos em couro (opcional), entre outros.

Volkswagen Polo 1.6 Sportline I-Motion – Itens acima, mais transmissão automatizada ASG com modo Sport e mudanças manuais na alavanca.

Volkswagen Polo 2.0 Sportline – Itens acima, mais escape duplo cromado embutido no para-choque traseiro.

Preços

  • Volkswagen Polo 1.6 R$ 44.390
  • Volkswagen Polo 1.6 I-Motion R$ 47.120
  • Volkswagen Polo 1.6 BlueMotion R$ 48.700
  • Volkswagen Polo 1.6 Sportline R$ 51.360
  • Volkswagen Polo 1.6 Sportline I-Motion R$ 54.090
  • Volkswagen Polo 2.0 Sportline R$ 54.790

Polo 2012 – motor

O Polo 2012 era equipado com dois motores, sendo o EA111 1.6 8V com 1.6 litro e o EA827 2.0 8V na versão Sportline. O hatch compacto chegou a ter um EA111 1.0 16V de 70 cavalos no início de sua jornada, mas era considerado fraco.

Assim, esse 1.0 saiu de cena e hoje o Polo com esse propulsor é considerado mico. Já o 1.6 8V estava devidamente atualizado em 2012, tendo bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com duas válvulas por cilindro.

Equipado com comando único sem variação de abertura e fechamento, o 1.6 8V tinha tecnologia flex com tanquinho de gasolina nas versões 1.6 e Sportline 1.6, já que a BlueMotion 1.6 tinha pré-aquecimento de combustível da antiga E-Flex.

Com injeção eletrônica multiponto, o Polo 2012 1.6 entregava 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, bem como 15,4 kgfm no primeiro e 15,6 kgfm no segundo, ambos 2.500 rpm.

Trata-se de um bom torque e em rotação muito baixa, garantindo um bom desempenho para o hatch. O modelo tinha transmissão manual MQ200 com cinco marchas, tendo engates rápidos, curtos e macios, além de precisos.

Já o outro propulsor era o EA827, mesma geração do motor AP, contudo, era diferente deste último por dispor de cabeçote de fluxo cruzado, sendo importado do México.

Este motor 2.0 8V tinha bloco em ferro fundido e arquitetura antiga, porém, utilizava injeção eletrônica multiponto flex com tanquinho de gasolina e entregava 116 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol.

O torque era de 17,3 kgfm obtidos a 2.250 rpm, sendo um dos propulsores de menor torque em baixa rotação sem ser turbo. Na prática, faltara apenas 250 rpm para alcançar a média de motores turbinados de hoje em dia.

Esse motor era usado apenas com câmbio MQ200, tendo cinco marchas. O conjunto motriz era oferecido apenas na versão Sportline.

Desempenho

  • Volkswagen Polo 1.6 – 11,2 segundos e 188 km/h
  • Volkswagen Polo 1.6 I-Motion – 11,2 segundos e 185 km/h
  • Volkswagen Polo 2.0 – 9,6 segundos e 198 km/h

Consumo

  • Volkswagen Polo 1.6 – 6,2/9,4 km/l e 8,1/12,1 km/l
  • Volkswagen Polo 1.6 I-Motion – 6,2/8,1 km/l e 9,4/12,1 km/l
  • Volkswagen Polo 2.0 – 7,8/11,4 e 11,7/14,2 lm/l

Polo 2012 – manutenção e revisão

A manutenção da Volkswagen na época do Polo 2012 já compreendia os três anos de garantia, mas ainda com seis meses entre as revisões, feitas a cada 10.000 km.

No site da Volkswagen, o Polo 2012 não aparece listado, sendo necessário ir até um revendedor para cotar preços da mão de obra na revisão do hatch, onde basicamente são trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, velas, etc.

Polo 2012 – ficha técnica

Motor 1.6 2.0
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1598 1984
Válvulas 8 8
Taxa de compressão 12,1:1 11,1:1
Injeção eletrônica Indireta Flex Indireta Flex
Potência máxima 101/104 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol) 116/120 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 15,4/15,6 kgfm a 2.500 rpm (gasolina/etanol) 17,3 kgfm a 2.250 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas ou automatizada de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço ou liga leve aro 15 polegadas Liga leve aro 15 polegadas
Pneus 195/55 R15 195/55 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.890 3.890
Largura (mm) 1.651 1.651
Altura (mm) 1.489 1.489
Entre eixos (mm) 2.465 2.465
Capacidades
Porta-malas (L) 250 250
Tanque de combustível (L) 50 50
Carga (Kg) 463 490
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.105 (MT), 1.125 (AMT) 1.142
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,34 0,34

Polo 2012 – fotos

© Noticias Automotivas. A notícia Polo 2012: consumo, fotos, motor, ficha técnica, versões, preço é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Polo 2012: consumo, fotos, motor, ficha técnica, versões, preço

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×