Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Volkswagen “limpa” passado de Zwickau com fábrica 100% de elétricos

Há quase 30 anos, no dia 30 de abril de 1991, a VEB Sachsenring rolava para fora de sua obsoleta fábrica em Zwickau, já na Alemanha reunificada, o último Trabant 601.

O modelo produzido na extinta DDR (Deustche Demokratische Republik) era o símbolo do atraso do bloco comunista, que imperou durante décadas sobre os alemães daquela região.

Hoje alvo de colecionadores, na ocasião, o Trabant personificava, entre outras coisas, os extremos entre o mercado livre e  a política vigente no Pacto de Varsóvia.

Entre outras coisas, o pequeno sedã era 4 vezes mais poluidor que os Carros da Europa Ocidental (naquela época) e tinha coisas absurdas, como carroceria em plástico não reciclável, oriundo dos restos da indústria soviética.

Agora, depois de quase três décadas produzindo carros com motor a combustão, a cidade de Zwickau tem sua primeira fábrica 100% dedicada aos carros elétricos, limpos de emissão de poluentes, num enorme contraste com o passado não tão distante.

A Volkswagen produziu o último carro com motor a combustão em Zwickau, perto de onde saiu o último “Trabi”. Uma Golf Variant foi a última de 6.049.207 veículos feitos nessa planta, que começou a operar em 1990, ainda no tempo do Trabant.

Nessa moderna instalação, anos-luz de distância do que a VEB (mesmo em 1990) vai produzir não só o ID.3, mas também seu irmão SUV ID.4, bem como o Audi Q4 e-tron (que deve chegar ao Brasil em 2021) e o Seat El-Born.

Apesar de não ser a única planta da VW na Europa à produzir elétricos (o Skoda Eniaq iV será feito em Mladá Boleslav, República Tcheca), ela será a única – por ora – a fazer apenas veículos 100% elétricos, nesse caso, sobre a plataforma MEB.

No caso da Ford, a produção de seu crossover elétrico MEB deve ocorrer em Saarlouis ou Colônia, ambas na Alemanha. Com enorme potencial, a fábrica de Zwickau tem capacidade para 330.000 carros elétricos por ano.

Olhando para o passado, se 1991 marcou uma mudança profunda na produção de veículos na Alemanha, parece que agora, essa nova fase consolida um futuro diferente para os carros, sem combustível, altamente conectado e autodirigido.

© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen “limpa” passado de Zwickau com fábrica 100% de elétricos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Volkswagen “limpa” passado de Zwickau com fábrica 100% de elétricos

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×