Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Novo Kia Cerato 2020: Impressões gerais e ao dirigir

O Novo Kia Cerato 2020 chega ao mercado nacional como uma alternativa no segmento de sedãs médios em duas versões (EX e SX) e com preços de R$ 94.990 e R$ 104.990, respectivamente.

Com mais de 66 mil unidades vendidas no Brasil desde sua estreia por aqui, o modelo agora pretende emplacar 350 exemplares mensais.

Esse volume lhe confere anualmente 4.200 unidades, suficientes para coloca-lo na quinta posição, por exemplo, se mantivesse o ritmo com base nas vendas de janeiro e agosto de 2019.

Importado do México, o Novo Kia Cerato 2020 chega maior, mais rígido, leve e potente que o anterior.

Além de uma estrutura mais forte, o sedã médio da Kia Motors vem com uma proposta para manter a clientela tradicional do produto.

Ele ainda busca conquistar alguns novos, oferecendo conforto e desempenho, bem como conectividade ampliada e estilo expressivo.

Agora, o Novo Kia Cerato 2020 tem motor Nu 2.0 Flex atualizado para reduzir o consumo de combustível, tendo 157 cavalos na gasolina e 167 cavalos no etanol, assim como 19,2 e 20,6 kgfm, ambos a 4.700 rpm.

O propulsor vem ainda com caixa automática de seis marchas com quatro modos de condução (Economy, Comfort, Smart e Sport).

Além disso, traz mudanças manuais na alavanca ou volante (SX).

O Novo Kia Cerato 2020 ficou mais equipado com itens como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, multimídia com Google Android Auto, Apple Car Play, ar condicionado dual zone, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, entre outros.

O conteúdo, no entanto, não se destaca como principal atrativo do carro, pois, em comparação com os concorrentes, não inova, apenas traz o que já se espera, ainda devendo um teto solar elétrico, por exemplo.

O Novo Kia Cerato 2020 mantém a suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás, mas agora tem porta-malas com 520 litros.

Impressões gerais

O Novo Kia Cerato 2020 tem um design realmente interessante.

O sedã médio sul-coreano ganhou linhas inspiradas no Stinger GT e, por isso, apresenta uma expressividade que lembra muito o fastback oferecido também no mercado brasileiro.

Mais contido, porém, o irmão menor também tem um pé na sobriedade com elementos que agradarão um perfil de cliente tradicional.

Os vincos acentuados no capô dão mais personalidade ao Novo Kia Cerato 2020, que também exibe seus faróis com projetores envolvidos por luzes diurnas de LED em forma de “X”, algo semelhante ao visto também no Kia Ceed europeu.

Com frente mais baixa e larga, o sedã ganha musculatura e robustez, tendo grade com cromados bem acabados, assim como para-choque com elementos triangulares em preto brilhante com os repetidores de direção.

Nas extremidades, entradas de ar dão uma aparência mais esportiva ao Novo Cerato.

O mesmo estilo é compartilhado na traseira, onde estranhamente estão os piscas e as luzes de ré.

Sim, as lanternas traseiras retangulares com feixes de LED apenas possuem iluminação padrão com luz de freio.

O conjunto é único por um lente sobre a placa.

Na frente, o protetor tem grade preta com faróis de neblina tipo projetor e spoiler pronunciados em preto brilhante.

Na traseira, a parte inferior do para-choque tem acabamento semelhante e escape cromado.

Com cabine ampliada, tendo as colunas C lançadas mais para trás e dotadas de vigias, o Novo Kia Cerato 2020 tem linha de cintura alta e retrovisores compactos, que possuem rebatimento elétrico na versão SX, incluindo desembaçador.

A carroceria é bem limpa e tem poucos vincos, mas o que destoa um pouco do conjunto é o tamanho das rodas.

De aro 16 polegadas, elas são de liga leve e apresentam um desenho agradável, levemente esportivo, o que ajuda bem ao compor o visual do Novo Kia Cerato 2020, porém, parecem pequenas demais para um sedã de 4,640 m de comprimento.

Além disso, seus pneus largos e altos (205/60 R16) mostram que a esportividade é mesmo mais visual.

Aro de 17 polegadas teria melhor efeito visual, embora não tanto em relação ao conforto que os clientes do Cerato esperam, embora com ajustes tenha mais a ganhar do que a perder.

Quem sabe lá no modelo 2022…

Outro item que faz falta no visual do Novo Kia Cerato 2020 é o teto solar elétrico.

José Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil, disse que se o mercado quiser, ele poderá oferece-lo mais adiante.

Por dentro, o sedã da Kia Motors mostra que a veia esportiva é maior, apresentando um painel com difusores de ar laterais em forma de turbina e conjunto baixo.

Ele também tem cluster com mostradores espaçados, mas simplificados, e multimídia com tela de 8 polegadas bem elevada.

Isso sem contar o volante de três raios e estilo esportivo, que tem inclusive paddle shifts que imitam alumínio, assim como acabamento com detalhes em aço escovado no painel, console e alavanca de câmbio.

O acabamento da direção é boa, assim como dos detalhes do frontal interno.

O ar condicionado dual zone tem boa aparência e grafismos vermelhos.

Toda essa jovialidade é porque o Novo Kia Cerato 2020 mexicano é vendido nos EUA (com o nome Forte) para clientes de faixa etária bem mais baixa que aqueles do Brasil.

Ou seja, ele é um carro para jovens nos states e aqui precisa lidar com isso ao ser oferecido para o público mais velho.

Daí as rodas aro 16 com pneus altos e conjunto confortável parece compensar isso por aqui.

O ambiente é bastante acolhedor com portas dotados de guarnição em preto brilhante e revestimentos levemente soft, assim como o painel.

As portas traseiras não foram esquecidas, como se vê em parte da concorrência.

Aliás, quem vai atrás tem difusores de ar.

No entanto, não há entrada USB, apenas duas na frente, sendo que uma é para carregamento.

A multimídia tem interface intuitiva e visual agradável, reproduzindo bem a imagem da multimídia e das funcionalidades disponíveis.

Em cada mudança de modo de condução, um sketch do carro com tonalidades diferentes revela a alteração.

O Novo Kia Cerato 2020 tem boa posição de dirigir e é prático na acomodação de copos, garrafas e, especialmente, smartphones, tendo duas bases no console central, não deixando o aparelho móvel ficar jogando de um lado para o outro.

O espaço geral é bom, sendo apenas aceitável para quem vai atrás.

Os 2,700 m de entre eixos não parecem ter tido muito efeito sobre isso.

A altura interna e a largura são boas, assim como o porta-malas com 520 litros, dando para brigar com sedãs compactos, mais baratos.

Impressões ao dirigir

Indaiatuba-SP – O Novo Kia Cerato 2020 foi apresentado para test drive da imprensa do autódromo da fazenda Capoava, próxima do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Mesmo não sendo provado em ruas e estradas, nós pudemos ter algumas impressões do sedã médio.

O Cerato renovado tem uma posição de dirigir boa, que pode ir do confortável ao esportivo, tendo bons ajustes de direção e banco.

Com 20 kg a menos e um motor quase 40 cavalos mais potente, o novo sedã não poderia deixar de responder melhor que o antigo Gamma 1.6 Flex de até 128 cavalos.

Com até 167 cavalos e 20,6 kgfm, o Nu 2.0 Flex é mais esperto, porém, em rotações mais altas, chegando mesmo a 6.200 rpm para obter a potência máxima.

O Novo Kia Cerato 2020 tem boa saída com o motorzão dois litros, uma configuração que o público de maior idade aprecia ainda no mercado nacional.

Tendo transmissão de seis marchas focada numa pegada mais encurtada, chega a marcar 2.800 rpm a 110 km/h e em sexta marcha, embora com boa atenuação de força nas passagens anteriores, especialmente no modo Economy.

Esperava-se um câmbio bem mais longo para conforto e economia.

No Comfort, o Novo Kia Cerato 2020 responde melhor, mas o interessante mesmo é o Smart.

Esse modo é diferente dos tradicionais, pois ele alterna os dois modos citados e ainda o Sport, fazendo com que o Novo Kia Cerato 2020 varie de desempenho conforme a pressão do pé sobre o acelerador.

Basta aliviar para entrar no Eco ou manter-se moderado no Comfort.

Pisando mais, ele logo está no Sport, mesmo sem mudanças na alavanca de câmbio.

Falando nisso, os paddle shits ou mudanças na alavanca garante boa independência na troca de marchas, mas logicamente com limites sendo assumidos pela gestão eletrônica da transmissão.

Dá para andar esportivamente com o Novo Kia Cerato 2020, fazendo o giro subir rápido e com mudanças acima de 6.500 rpm.

Com direção elétrica progressiva e bem acertada, o modelo tem um conjunto de suspensão bem equilibrado entre firmeza e conforto, mesmo com eixo de torção, embora com leve tendência a escapar de traseira, o que é natural nesse caso.

Os pneus altos contribuem para realçar a sensação. Já os freios garantem equilíbrio em paradas mais fortes.

O Novo Kia Cerato 2020, na breve experimentação, pareceu um carro bem acertado e com desempenho que agrada, dentro da proposta.

Não foi possível ter uma noção exata do nível de ruído por conta do uso de capacete e balaclava, ficando essa impressão para uma eventual avaliação, se for possível mais adiante.

No geral, o Novo Cerato agradou. Poderia ser mais competitivo em preço, uma vez que os concorrentes subiram mais de preço, embora ofereçam, dependendo do modelo, conjuntos mais consistentes.

De qualquer forma, a Kia sabe que o novo produto será o escolhido da maioria de seus clientes, que já possuem o sedã anterior e, por certa tradição, trocam-nos por novos, assim como acontece com donos de Corolla e Civic, por exemplo.

Então, boa parte das vendas estão garantidas.

Novo Kia Cerato 2020 – Galeria de fotos

Evento a convite da Kia Motors.

© Noticias Automotivas. A notícia Novo Kia Cerato 2020: Impressões gerais e ao dirigir é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Novo Kia Cerato 2020: Impressões gerais e ao dirigir

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×