Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Situação do veículo: como consultar?

Saiba como Consultar a situação de um veículo.

Situação do veículo: como consultar?

A prática de comercializar carro com pendências é muito comum principalmente na internet. Não é difícil encontrar pessoas com má intenção querendo prejudicar inocentes.

É por isso que conhecer detalhadamente o bem que você está adquirindo é muito importante, veja como comprar carro usado sem ter problemas.

Muitas pessoas só dão importância em saber sobre o estado em que se encontra o automóvel e esquecem que é necessário avaliar muitos outros detalhes.

Situação do veículo: como consultar?

Já imaginou adquirir um veículo clonado, roubado ou com multas e financiamento não pago? Infelizmente isso acontece diariamente com muitos brasileiros.

Seja através da internet ou de um amigo, checar como está o veículo é fundamental para evitar golpes.

Contudo, engana-se quem pensa que o ato de checar serve exclusivamente ao adquirir um usado. Você sabe como está a situação do seu carro neste exato momento?

Além de verificar se está dentro da lei, é possível já se programar para fazer o licenciamento, afinal, caso haja alguma pendência, o condutor fica impedido de renovar o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Situação do veículo: como consultar?

Lembrando que o documento deve estar com o motorista sempre que ele sair com o veículo. Caso não esteja portando, ele poderá ser autuado com multa de no valor de R$ 88,38 resultando em três pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

Se não for atualizado anualmente, também há penalidade, o motorista será multado em R$ 293,47 e mais sete pontos na CNH, considerada infração gravíssima.

Situação do veículo: como consultar?

Para quem vai comprar um usado, a quitação de débitos pelo antigo dono é fundamental. Ainda é necessário a emissão de um novo CRLV. Confira o que diz o parágrafo 2º do art. 131 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

“§ 2º O veículo somente será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.”

Preciso de quais documentos para consultar a situação do veículo?

Você verificou que para não ser enganado e não se arrepender após ter adquirido um automóvel, realizar a consulta é essencial. Mostraremos agora quais os documentos e informações do bem em questão serão necessários para fazer a pesquisa.

Situação do veículo: como consultar?

Caso opte por pesquisar através da internet, alguns portais do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) podem solicitar o preenchimento de um cadastro para, posteriormente, acessar com o login e senha.

Entre os documentos, tenha em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), nele pode conter todas as informações necessárias de consulta.

Situação do veículo: como consultar?

A placa será a primeira identificação que o portal solicitará. Em seguida forneça o código o Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam. Ele é uma espécie de RG e CPF do carro, armazenando informações importantes como o seu histórico, fabricação e até descarte.

Cada automóvel possui o código numérico do Renavam com 11 dígitos. Aqueles que foram registrados a partir do ano de 2013 possuem 9 dígitos.

Embora a maioria peça apenas identificação da placa e Renavam, o número do chassi também pode ser solicitado. O Detran São Paulo, por exemplo, concede a verificação de furto/roubo e débitos, restrições e vistorias. Para qualquer uma das opções, será preciso fornecer os dois documentos.

Como consultar a situação do veículo (Denatran e Detran)

Situação do veículo: como consultar?

Se antes a forma mais acessível de consultar a situação um carro, moto, caminhão ou ônibus era através de uma unidade do Detran e ficando horas numa fila para conseguir ser atendido, hoje, o cenário está completamente diferente.

Em poucos segundos você consegue saber todo o histórico dele. O próprio Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) possui uma portaria que assegura esse direito de consulta (Portaria Nº 65/2002). Veja o que ela diz:

“Art. 1º Fica disponibilizada a consulta pública aos Sistemas de Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM e de Registro Nacional de Carteiras de Habilitação – RENACH, que poderá ser realizada por meio da Internet no endereço http:www.denatran.gov.br ou http:www.mj.gov.br.

A consulta ao cadastro de veículos será realizada mediante indicação do número de registro no RENAVAM e permitirá o acesso às seguintes informações: chassi; placa; Renavam; marca/modelo; ano de fabricação; unidade da federação (UF); município; tipo de veículo; cor; combustível; ano modelo.”

Situação do veículo: como consultar?

O sistema ainda apresenta débitos e restrições de IPVA, seguro e multas, além dos dados do proprietário como número de registro, número do documento, nome do condutor, validade da habilitação, categoria, situação da habilitação e pontuação de CNH.

Acesse o Portal de Serviços do Denatran para realizar a checagem, contudo, é exigido um cadastro que inclui CPF e senha.

Verificação via Detran

A outra forma de consultar é via o portal do Detran na internet. A maioria dos estados disponibiliza essas informações. Para isso, acesse o site e encontre o menu onde há “situação do veículo, “consulta de veículo”, “Débitos e restrições”, ou algo parecido.

Muitos deles não exige a criação de um cadastro como no Denatran. Forneça apenas a placa e o Renavam. No Detran de Minas Gerais é preciso incluir o chassi.

Para registro de roubado ou furtado, em alguns estados, a análise pode ser feita através do site da Secretaria Estadual de Segurança Pública ou da Polícia Civil. No portal do Sinesp Cidadão também viável a verificação.

Como consultar a situação do carro através de aplicativos?

Situação do veículo: como consultar?

Os aplicativos para celulares também fornecem a opção de consultar a situação do automóvel. O principal deles é o “Sinesp Cidadão” ou “Checkplaca”, lançado pelo extinto Ministério da Justiça, agora conhecido como Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em 2014, o Sinesp Cidadão alcançou a marca de 400 mil downloads, considerado o app mais baixado no sistema IOS, da Apple, e o 14º no ranking mundial.

Situação do veículo: como consultar?

O aplicativo só disponibiliza a estado do veículo com relação a roubo ou furto. Para esse fim, basta digitar a placa.

Quando identificado uma irregularidade, o Sinesp Cidadão dá a opção do usuário ligar para o 190 (polícia militar), que envia uma equipe até o local. Lembrando que não há necessidade de se identificar. O app também é utilizado no dia a dia pelos agentes policiais.

Totalmente gratuito a população, o aplicativo já recebeu mais de 50 milhões de consultas, com média de 150 mil por dia.

Para os mineiros, o Detran MG possui um app próprio para facilitar ainda mais. Trata-se do “MG App” para informações de multas, débitos e registro do carro. Outro à disposição é o “IPVA MG”, como o próprio nome diz, para verificar o IPVA.

© Noticias Automotivas. A notícia Situação do veículo: como consultar? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Situação do veículo: como consultar?

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×