Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como perder o medo de dirigir?

Como perder o medo de dirigir?

O trânsito das grandes cidades está cada vez mais caótico. O brasileiro passa, em média, quase duas horas e trinta minutos preso no automóvel para se deslocar de casa até o trabalho, ou para serviços básicos como ir ao médico e ao shopping. A pesquisa foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Pela média anual, passamos mais de um mês inteiro presos dentro do carro. São exatos trinta e sete dias e meio. O Centro-oeste lidera o ranking com 40 dias, seguido do Sudeste com 38 dias, do Sul com 37 dias e o Nordeste com cerca de 33 dias.

Esse tempo gasto preso no veículo acaba afetando o condutor com estresse, tensão, além de desgaste físico e mental. Todo esse efeito também gera medo, principalmente, para os novos motoristas.

A violência presente no trânsito brasileiro é outro fator que contribui para esse bloqueio. O Brasil é o quinto país mais violento no trânsito, perdendo apenas para Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as principais causas são falta de atenção, velocidade incompatível, ingestão de álcool, que disparou surpreendentemente durante dez anos, ainda tem a desobediência à sinalização, ultrapassagens indevidas e o sono.

A fobia de dirigir veículos automotores atinge cerca de 2 milhões de cidadãos brasileiros, o número representa quase a população do Amapá, Roraima e Acre, segundo indica a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Infelizmente as mulheres correspondem a 80% desse número.

Como perder o medo de dirigir?

Bem, o medo não exatamente está apenas ligado a violência, pois, especialistas explicam que até mesmo um trauma de infância pode influenciar. Mesmo com números nada animadores, é possível dirigir sem ter medo? É isso que iremos explicar aqui neste artigo.

Como perder o medo de dirigir?

Para você que deseja perder o medo de dirigir, especialistas explicam que isso é possível e dependente, principalmente, de você mesmo. Confira a seguir algumas dicas essenciais para deixar esta barreira longe.

Para perder o medo de dirigir, o primeiro passo é eliminar os pensamentos negativos. Você deve ter ouvido que em muitas vezes somos os nossos próprios inimigos, certo?

É exatamente isso que acontece e, por isso, devemos apagar reflexões como “não vou conseguir dirigir, “não tenho capacidade, “vou causar acidentes”, dentre outras frases. Acredite em você!

Conte com a ajuda de pessoas que te incentivam. Pode ser um amigo, parente ou filho. Peça auxílio para essas pessoas que estão sempre do seu lado, te motivando e apoiando em cada desafio.

Em seguida é o momento da programação. Se você já possui um amigo para te motivar, vamos dar início ao fim do medo. Programe-se para sair dirigindo, opte por lugares sossegados, onde você poderá treinar sem muita pressão como em vias expressas.

Faça isso aos domingos ou feriados por ser mais tranquilo. Pegue o carro e dê uma volta no quarteirão. Não se preocupe com tempo, com avaliações e pressões, como nas autoescolas.

Leve também uma garrafa com água para momentos de ansiedade. Tente repetir essa programação até se sentir mais confiante e preparado para outras situações.

Lembrando que não é permitido trafegar sem a Carteira Nacional de Habilitação, mesmo treinando, confira se está levando o documento consigo.

Nós aprendemos com os nossos erros, por isso, se permita errar. Isso faz parte da nossa evolução. Não se estresse quando deixar o carro morrer, ou quando pisar bruscamente na embreagem. Tudo isso faz parte do aprendizado.

Após identificar uma evolução, encare novos horizontes. Aumente o seu percurso, assim você vai perder o medo de dirigir. Se antes você andava por um quarteirão, acrescente mais. Se já estiver pronto, trafegue por uma via expressa. Não precisa ser aquela principal da sua cidade, vá dentro do bairro e posteriormente vai avançando.

Com isso, procure inserir alguns pequenos obstáculos em todo esse processo. Utilize o veículo e seu momento de aprendizado para ir até à padaria, manicure, posto de gasolina, no mercado ou no shopping. Nada melhor do que a prática.

Um ponto muito importante é identificar o causador desse medo de dirigir. Reflita sobre como esse receio surgiu e trabalhe ele para eliminar de alguma forma.

Principalmente para quem depende do carro, o medo de dirigir pode causar outras consequências. Imagina perder uma vaga de emprego dos sonhos por não dirigir, mesmo tendo Carteira Nacional de Habilitação? Esse é um dos fatores que faz muito brasileiro procurar por ajuda para perder o medo de dirigir.

Outros meios de perder o medo de dirigir

Se mesmo com todas essas dicas e o medo inicial persistir, então, esse é o momento de procurar por outras ajudas.

Comece por baixo custo, procure por livros especializados em fobia de dirigir, algumas sugestões: “Medo De Dirigir” dos autores Yone Xavier Felipe Da Fonseca e Cristiane Luise Cordal Süffert; “Dirigir Sem Medo” de Cecília Cristina de Oliveira Bellina; “Vença o Medo de Dirigir” de Neuza Corassa e “O medo de dirigir acaba aqui” da autora Adriana de Araújo.

Outra dica é voltar para a autoescola e isso não é nada constrangedor, afinal cada pessoa possui o seu tempo para aprender algo e muitas vezes o tempo de CFC não é o suficiente. Atualmente é possível encontrar escolas especializadas em fobia de dirigir.

Encontre por uma, faça um orçamento e entenda como funciona os métodos para jogar fora a fobia.

Coloque em um papel os benefícios de você focar em perder o medo de sair com o carro, um dos exemplos: mais autonomia, possibilidade de realizar uma viagem muito desejada, mais qualidade de vida, optar por trabalhos que necessitam do veículo, como transporte por aplicativos, realização pessoal por vencer uma batalha e aproveitar o automóvel para sair com a família.

Cai o número de interessados por carteira de motorista (CNH)


Nos quatro cantos do país o interesse dos jovens pela Carteira Nacional de Habilitação vem despencando desde 2015.

Há muita explicação para isso, o custo-benefício de ter um carro no Brasil ainda é muito alto, o preço para tirar o documento idem, além disso, existem as novas tecnologias facilitando os meios transportes nas grandes cidades, o Uber, com carro compartilhado e a Yellow com compartilhamento de bicicletas, são alguns dos exemplos.

Em 2014 o Brasil teve 3 milhões de novas CNHs emitidas. Já em 2017 o número caiu para 2,1 milhões.

© Noticias Automotivas. A notícia Como perder o medo de dirigir? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Como perder o medo de dirigir?

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×