Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

O Polo Sedan foi vendido no Brasil de 2002 a 2014. Antes dele tivemos o Polo Classic, de 1996 a 2002.

Mas o Polo Sedan não existiu apenas nessas gerações. Ele apareceu pela primeira vez em 1977 com o nome de Derby, derivado da primeira geração do Polo que foi apresentada em 1975.

Atualmente, o Polo Sedan é chamado de Virtus, mas vamos falar antes de todos os modelos que antecederam o atual VW.

Inicialmente a primeira geração:

Volkswagen Derby – 1977 a 1981

A primeira aparição do Polo Sedan dentro da gama Volkswagen foi em 1977 quando a marca decidiu que expandiria a família Polo.

Esteticamente o Derby era idêntico ao Polo hatchback até a coluna B, dali para trás o modelo tinha uma caída suave no teto para dar a ênfase de sedan.

Mas como se tratava do final dos anos 1970 e início dos 1980, modelos de quatro portas, mesmo que sedans não eram muito bem vistos pelo público e pelo mercado como um todo, então o primeiro Polo Sedan teve apenas carroceria com duas portas.

A primeira geração do Volkswagen Derby foi apresentada para ser uma variante do Polo com mais espaço interno e mais porta malas.

Ele foi vendido em poucos mercados europeus, mas onde pisava tinha boa aceitação, pelo seu ajuste fino e pelo conforto oferecido aliado ao preço mais baixo, por ser derivado do Polo.

O modelo ainda ganharia uma segunda e terceira geração, antes de mudar para Polo Sedan apenas.

Volkswagen Derby – 1981 a 1984

Se a primeira geração do Volkswagen Derby ficou em vigor durante quatro anos, a segunda geração não teve a mesma sorte.

O segundo Polo Sedan contava com faróis quadrados, grade retangular filetada e preta com o logo ao centro.

O estilo lembra muito do que vimos por aqui na primeira geração do nosso Gol, o Gol quadrado, tanto que o modelo serviu também de inspiração para outro sedan pequeno, o Voyage, pois se você olhar as fotos de ambos, certamente notará semelhanças entre eles.

A segunda geração do Volkswagen Derby ficou disponível para vendas por apenas dois anos, não tendo recebido o facelift do modelo hatchback que chegaria em 1990, com novos faróis e grade com desenho mais redondo e as melhorias no motor e no interior que o Polo recebeu por exemplo.

Um novo Derby só seria visto na terceira geração de 1995, quando o modelo era vendido em alguns mercados como Polo Classic.

Volkswagen Polo Classic – 1996 a 2002

Se as duas primeiras gerações do Volkswagen Derby não tiveram muito sucesso, o mesmo não pode ser dito da terceira, que foi anunciada em 1995 e ficou no mercado internacional até 2005.

A terceira geração do Polo Sedan compartilhava poucas coisas com o modelo hatchback.

Apenas o conjunto frontal dianteiro era comum nos dois modelos, o restante era basicamente um Seat Córdoba – modelo similar da marca espanhola controlada pelo grupo Volkswagen que até chegou a ser vendido aqui no Brasil na época.

Se por um lado este Polo Sedan tinha a mesma aparência do modelo espanhol, por outro ele tinha toda a praticidade e conforto de um sedan compacto de quatro portas para o meio dos anos 1990.

Por aqui tivemos acesso ao Polo Sedan somente nessa geração. Na verdade foi nosso primeiro Polo em qualquer formato de carroceria.

O cenário automotivo nessa época era bem conturbado, a Volkswagen estava saindo de um longo contrato com a Ford – a Autolatina – e com a vinda do Polo Classic, ela acabou por eliminar Logus, Pointer e o Voyage quadrado.

A Volkswagen até estudou ter um novo Voyage derivado do Gol bola, mas os estudos não foram adiante por conta de custos.

E por já ter um modelo que basicamente teria a mesma função do sedan do Gol, o Polo Classic chegou como nosso primeiro Polo Sedan no final de 1996.

Enquanto que na Europa o modelo vinha com opções de motores a gasolina de 1.4 litro e 1.6 litro e 1.9 litro a diesel, por aqui ficamos com o motor 1.8 Mi.

Por que? Bem, embora a marca tivesse no seu portfólio o motor 1.6 litro, algumas pesquisas apontavam que clientes em potencial não queriam um carro médio com um motor pequeno.

O primeiro Polo Sedan do Brasil era bem equipado – pra época – com as quatro portas, contava também com direção hidráulica por cerca de R$ 20.990 reais.

A lista de opcionais para o Polo Classic era pequena, mas considerável, por lá tinham o apenas ar condicionado e comandos elétricos dos vidros, travas e retrovisores. Itens como freios com ABS e Air Bags não estavam disponíveis por aqui nem como opcional.

Já para o ano de 1998, o Polo Classic ganhava a direção hidráulica, rodas em liga leve, toca fitas, faróis de neblina e coluna de direção ajustável.

Tudo isso pelo valor competitivo de R$ 23.900 reais. Em 1999 a Volkswagen introduziu novos opcionais como os freios com ABS e o Air Bag, passava a fazer parte de lista de opcionais, até mesmo um teto solar entrou na lista, mas isso fez com que o modelo saísse um pouco da ideia original de ser o sedan básico da gama Volkswagen.

Na virada do milênio o Polo Sedan ganhou poucas novidades, se restringindo apenas a novas opções de cores.

Atualização no visual

Foi apenas em 2001 que o modelo ganhou um tapa no visual e ganhou novas lentes nos faróis e novas lanternas traseiras, que agora deixavam o modelo em linha com a família Gol.

O interior também ganhava novidades com novas opções de tecido aplicado e apoios de cabeça para os passageiros do banco de trás. Antes de sair de linha a Volkswagen tentou emplacar uma nova versão do Polo Classic.

Agora o modelo vinha equipado com o mesmo motor 1.0 litro de 16 válvulas da linha Gol. No sedan, o propulsor rendia 71 cavalos de potência ao invés de 69 cavalos como era na linha Gol.

Polo Classic 1.0

A intenção era bater de frente com o Fiat Siena ELX 1.0 litro de 16 válvulas, mas como os resultados não foram nada satisfatórios, a marca decidiu vender aos seus próprios funcionários os modelos que restaram montados na fábrica.

Por aqui o Polo Classic saiu de linha em 2002, com poucas vendas desde o começo e trazendo um resultado amargo para a Volkswagen.

Mas o mesmo não ocorreu por exemplo em outros mercados como na Argentina que o modelo ficou em linha até 2008 e no México onde era vendido como Derby que ficou em linha até 2009.

Volkswagen Polo Sedan – 2002 a 2014

A quarta geração do Polo Sedan foi lançada em 2002 como modelo 2003 no Brasil.

Durante sua longa estada conosco o Polo Sedan desta geração passou por dois facelifts e conseguiu fazer sucesso mesmo em seu final de vida.

Hoje o Polo Sedan se mantém como uma ótima opção no mercado de usados, por conta dos seus itens de série aliado a um projeto moderno e com conforto para passageiros e espaço para bagagens no porta malas.

Tudo isso começou no final de 2002 quando o Polo Sedan foi apresentado. O projeto era novo e reluzente.

A versão sedan caminhava na mesma estrada de tijolos amarelos que o Polo hatchback. Ambos estavam em pé de igualdade com a Europa e o nosso Polo Sedan foi até exportado para o velho continente.

Mesmo sendo levemente menor que o Polo Classic, o novo Polo Sedan ganhava o consumidor por conta do seu amplo porta malas de 432 litros declarados e também pelo fato de ter as dobradiças do tipo pantográficas, que não amassam as malas ou objetos maiores quando colocados no porta malas.

O Polo Sedan também era bem equipado com direção eletro-hidráulica e ar condicionado, em duas versões de motor disponíveis a princípio: 1.6 litro com 101 cavalos quanto no motor 2.0 litros de 116 cavalos – ambos de 8 válvulas.

Esteticamente o Polo Sedan seguia o mesmo padrão do Polo, com seus faróis dianteiros redondos e separados, que lembravam vagamente certos carros da Mercedes-Benz da época.

O Polo Sedan ainda tinha uma grade diminuta filetada que abrigava o logo da Volkswagen ao centro.

O para choque era idêntico a versão hatchback e não tinha muitos recursos estilísticos para fazer o modelo ser maior ou mais caro do que era.

O interior do Polo Sedan também era o mesmo do hatchback e contava com bons materiais no acabamento interno e a qualidade alemã sem rebarbas ou peças mal encaixadas como acontecia em modelos de outras marcas.

O Polo Sedan sempre foi bem equipado de série, mas isso não significava exatamente que o modelo fosse um sucesso comercial.

Por conta do seu alto valor, o Polo Sedan passou a perder alguns itens ou trocá-los por outros mais baratos para se manter atraente no mercado nacional.

Isso aconteceu em 2004, quando o Polo Sedan trocou a direção eletro-hidráulica por uma apenas hidráulica, e outros pequenos mimos foram retirados para baratear o valor final do modelo.

No mesmo ano o Polo Sedan passa a receber a motorização flex e agora o motor 1.6 litro entregava 101 cavalos na gasolina e 103 cavalos no álcool.

Polo Sedan atualizado em 2007

Já para 2007 o Polo Sedan ganha a sua primeira atualização de estilo.

Saem de cena os faróis duplos redondos e entram no lugar um conjunto com formato mais retilíneo com uma pequena saliência para o farol principal.

A grade do Polo Sedan agora vinha em formato de “V” como já era vista em outros modelos da marca como Jetta e Passat.

Alguns itens novos passaram a ser de série como as rodas de liga leve de 15 polegadas e o sensor de ré, que vinham em todas as versões. Para 2009 o motor 2.0 litros passava a ser flex e agora conta com 116 cavalos na gasolina e 120 cavalos no álcool.

O Polo Sedan também passava a utilizar uma caixa de câmbio automatizada nas versões I-Motion e uma versão chamada E-Flex também entrou no cardápio do modelo.

Já para 2011, como linha 2012 o modelo ganhou sua última atualização de estilo.

Polo Sedan 2011, atualizado mais uma vez

O para choque do Polo Sedan perdia a grade em “V” em troca de um visual mais limpo com a grade filetada que unia os faróis e um novo desenho na parte inferior do para choque anunciava que o modelo havia chegado a sua idade avançada por assim dizer.

Foi nesse mesmo ano que o modelo passava ter Air Bags e freios com ABS de série em todas as versões.

Por aqui o Polo Sedan ficou em vigor até 2014 quando ele foi descontinuado sem deixar um sucessor direto, uma vez que também não teríamos a quinta geração do Polo Sedan, que em alguns mercados atendia pelo nome de VW Vento.

O seu sucessor foi apresentado no inicio desse ano e agora atende pelo nome de Virtus.

Volkswagen Polo Sedan / Vento – 2010 até hoje

A quinta geração do Polo Sedan não chegou a ser comercializada no Brasil, pois ainda tínhamos o Polo Sedan que chegou por aqui em 2002 e saiu de linha em 2014 como dito anteriormente.

Mas na Índia, Malásia, México, Tailândia, Indonésia, África do Sul o modelo existe sob o nome de Vento.

Nos países Argentina, Rússia, Jordânia, Tunísia e Emirados Árabes Unidos, ele é vendido como o Volkswagen Polo Sedan, sendo um derivado direto da quinta geração do Polo hatchback.

Este Polo Sedan utiliza a plataforma PQ25, que é uma atualização da PQ24, e ele divide componentes e visual com outros modelos do grupo Volkswagen como o Škoda Fabia, e tem alguns irmãos, como o Škoda Rapid, Seat Toledo e o Volkswagen Santana chinês.

Por conta de usar uma plataforma tão intercambiável, o Polo Sedan consegue ser mais espaçoso que a versão hatchback e ter mais conforto e espaço dentro do porta malas.

A versão Škoda Rapid e o Polo Sedan são basicamente idênticos, se limitando a detalhes estéticos e logotipo das empresas.

Já no caso do Seat Toledo e Volkswagen Santana chinês o modelo perde a terceira janela na coluna “C” em prol de um visual mais clássico e conservador.

No mercado indiano e mexicano a Volkswagen optou por vender o Polo Sedan com três opções de motorização, sendo a primeira um motor 1.6 litro a gasolina, outro 1.5 litro movido a diesel e por fim uma versão com motor 1.0 litro.

Atualmente o Volkswagen Vento é vendido no mercado mexicano como o Polo Sedan de lá, no lugar do nosso Voyage, como sedan de entrada da marca.

Por lá ainda não foram iniciadas as vendas do novo Virtus, que é derivado do novo Polo que utiliza a plataforma MQBA0.

Suas outras variantes também são vendidas nos mercados correspondentes com apenas reestilizações locais para se adequar a nova linguagem visual de cada marca.

Um detalhe curioso da escolha do nome é que além de ter sido usado no Polo Sedan também já foi utilizado para definir a terceira geração do Volkswagen Jetta que foi vendida em alguns mercados entre 1992 e 1999.

Volkswagen Virtus

E finalmente chegamos a sexta geração do Polo Sedan que agora ostenta um novo nome: Virtus.

Temos uma reportagem bem completa com todos os detalhes do Virtus, confira aqui.

O modelo foi apresentado em 2018 e conta com todos os predicativos do Polo hatch, só que com mais porta malas e mais espaço para as pernas e maior conforto para os ocupantes.

Mesmo utilizando a mesma plataforma a famosa MQB na versão A0 o Polo Sedan, ops, Virtus, consegue ser cerca de 9 centímetros maior que o irmão.

Isso se reflete em maior espaço no interior e um porta malas bastante generoso, que fica na casa dos 521 litros.

Ele também se provem dos mesmos motores disponíveis na gama Polo.

Sendo que a versão topo de linha utiliza o moderno motor 1.0 litro turbo com 12 válvulas que rende 128 cavalos com etanol e 116 cavalos com gasolina e torque de 20,4 kgfm a 2000 rpm.

Também está presente o motor 1.6 litro aspirado que conta com 117 cavalos quando abastecido com etanol e 110 cavalos com gasolina.

Atualmente o modelo tem preços que começam na casa dos R$ 61.390 na versão 1.6 MSI manual e pode chegar até R$ 79.990 na versão Highline 200 TSI com o motor 1.0 litro turbo e câmbio automático de 6 velocidades.

O preço ainda pode chegar a mais de R$ 80 mil com todos os opcionais de fábrica.

Mas se você caro leitor, pensa que acabou por aí, fique sabendo que a Volkswagen planeja ainda uma versão esportiva da dupla Polo/Virtus a ser apresentada ainda esse ano, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

A nova versão deve se chamar GTS, como apontam os rumores e os novos modelos devem agora partilhar o mesmo motor da dupla Golf/Jetta, o famoso 1.4 litro turbo, que agora atende pela alcunha de 250 TSI.

Os novos modelos terão a mesma potência da dupla citada, e deverão ter um visual mais esportivo, algo mais próximo do que vemos com o Polo GTI na Europa.

E se você tinha alguma esperança de ter o Polo GTI, ou Polo Sedan GTI, infelizmente terá que aceitar somente um GTS.

© Noticias Automotivas. A notícia Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Polo Sedan: os detalhes do modelo 2002 a 2014 e também o Polo Classic

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×