Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Honda Biz: a história, as versões e os modelos de 1998 a 2018

Uma das motos mais emblemáticas e populares da marca japonesa, a Honda Biz completa 20 anos em 2018.

Para comemorar o aniversário da pequena motocicleta, vamos dar uma volta na história de um dos modelos mais amados do país.

Honda Biz

Com a premissa de ser barata, fácil de pilotar e ter mecânica simplificada, a Honda Biz teve alguns antecessores que também prezavam por esses predicativos.

Antecessores da Honda Biz

Foi assim que em meados de 1958 – 40 anos antes da primeira Biz nacional – que no Japão, país sede da Honda, surgiu o conceito de moto urbana e barata – ou no inglês Cheap Urban Bike CUB – com a Honda Super CUB.

A pequena motocicleta trouxe uma grande inovação ao utilizar o primeiro motor de quatro tempos de 50 cilindradas, acoplado com um câmbio automático e rodas de 17 polegadas.

O modelo foi um tremendo sucesso de vendas, e anos depois inspirou o mercado nacional que agora clamava por um modelo assim, barato, leve e ágil para nossas ruas totalmente lunares.

Honda C-100 Dream

Por aqui a primeira CUB surgiu em 1992, com o lançamento da Honda C-100 Dream – a moto teve seu relativo sucesso, mas nada se comparado com a longínqua Biz.

Em meados de 1994, a Honda apresenta um conceito chamado C-100 Biz, que já no ano seguinte criou um protótipo e após vários testes, pesquisas e inúmeros trabalhos feitos para chegar num modelo adequado ao nosso mercado e principalmente que coubesse no bolso do brasileiro, nascia a Honda Biz em 1997, já como modelo 1998.

O nascimento da Honda Biz

A motocicleta fora desenvolvida exclusivamente para o nosso mercado, e fora levado em conta todo o padrão de vida e de condução do consumidor brasileiro que andava de motocicletas.

A pequena Honda Biz foi projetada pela Honda Brasil e contou com a supervisão e apoio da matriz japonesa para que tudo seguisse os padrões de qualidade da Honda.

Por ser considerada uma motocicleta pequena e ágil, a Honda Biz nasceu com o propósito de ser um transporte valente e robusto, mas que também fosse econômico e que comportasse algum volume – como uma bolsa ou uma pequena sacola de mercado.

Tendo isso em mente a marca conseguiu projetar uma motocicleta que trazia um porta objetos grande o suficiente para comportar o capacete – coisa que outras motocicletas de sua categoria não tinham ainda na época de seu lançamento – e ainda conseguia ser econômica e ágil no caótico trânsito brasileiro.

Por ser um modelo simples, a pequena Biz usava a mesma mecânica e o câmbio da Honda C-100 Dream – o que fazia com muitos considerassem ela apenas uma evolução da motocicleta japonesa – que são utilizados até os dias de hoje.

E o povo pede Biz

Já se passaram 20 anos desde sua estreia no mercado nacional e a pequena Honda Biz já acumulou cerca de 3 milhões de unidades vendidas no país.

O destaque das vendas vai para a região Nordeste que corresponde a cerca de 30% das motocicletas comercializadas, e o restante fica dividido entre Sudeste com 23%, Centro-Oeste com 18%, o Norte com 18% e por fim o Sul com apenas 11% das Biz vendidas.

Atualmente a Honda Biz é a 3ª motocicleta mais vendida no país graças às qualidades que a tornaram uma das galinhas dos ovos de ouro da marca.

Vamos dar uma pequena pincelada nas alterações e evoluções que a pequena Honda Biz teve ao longo de seus vinte anos de carreira, que ainda estão muito longe de acabar por aqui.

Honda Biz 1998

Graças à roda traseira de tamanho menor a Honda Biz original conseguiu ter um pequeno compartimento debaixo do banco. A roda era menor que a da frente – 14 atrás e 17 na frente – algo inédito para um segmento que apenas se preocupava em ser barato e econômico.

Sua estrutura montada em chassi tubular, garantiu que a motocicleta tivesse um peso menor que suas concorrentes e com isso o consumo de combustível passa a ser menor.

Seu design era inovador para o modelo do final dos anos 90. Trazia a possibilidade de cores vibrantes e jovens – que eram o público principal da motocicleta e ainda é nos dias de hoje.

Um dos seus motes de vendas eram a extrema facilidade de ser pilotada e o principal item – a economia de combustível.

Honda Biz 2001

Para 2001, a pequena Biz ganhava um pequeno banho de loja e com isso surgia uma versão mais sofisticada da motocicleta. Novas rodas de liga leve de três raios e partida elétrica eram as maiores novidades da moto de 2001.

O motor supereconômico se mantinha o mesmo de sempre – 100cc – assim nascia a Biz+.

Honda Biz 2005

Cerca de 7 anos após a estreia no mercado nacional, a Honda lançava uma nova Biz, agora com um novo motor de 124,9 cilindradas, que ainda era carburado e tinha potência de 9,1 cavalos – a 9000 rpm.

O desenho também era revisto nesse modelo da Biz 2005.

Linhas mais modernas eram vistas, como um novo farol de desenho mais invocado. As luzes de indicação de seta agora foram para o escudo frontal – no modelo anterior elas ficavam nas laterais da motocicleta. A motocicleta passou a se chamar Biz 125.

Honda Biz 2006

Uma nova versão da Biz 125 chegava ao mercado em 2006. A maior novidade do modelo era a inserção de freio a disco na roda dianteira.

Todo o restante era basicamente idêntico ao modelo apresentado um ano antes, mas como o pessoal de marketing sempre se empolga ao apresentar uma versão nova – a Biz recebeu o sufixo “+” para mostrar que era levemente diferente do modelo 2005, passando a ser chamada de Biz 125+.

Honda Biz 2008

Já para 2008, a Honda atende as novas regras de emissão impostas pelo Promot 3 e assim insere na Biz o sistema de injeção eletrônica.

Com isso ela se tornou a primeira motocicleta de baixa cilindrada a receber a injeção eletrônica, visando a maior economia de combustível e atender as normas de emissão de poluentes.

No design, nenhuma grande mudança desde 2005, mas a Honda Biz ganhou um novo assento que passou a ser mais confortável e anatômico. O escudo frontal agora ficava mais largo para atender novas normas de segurança também.

Outra mudança pontual foi o novo pedal do câmbio rotativo que mudou para facilitar as reduções de marchas que agora poderiam ser feitas com o calcanhar, um pedido feito por grande parte do público feminino que compra a Biz.

O pedido foi atendido por uma grande quantidade de compradores, já que segundo pesquisas feitas pela Honda em 2008, cerca de 65% compradores eram mulheres – que sabemos que são bem mais exigentes e mais cuidadosas quando o assunto é segurança.

Honda Biz 2011

Uma renovação visual vinha para a Honda Biz 2011, assim como uma grande novidade – o motor bicombustível.

No quesito design, os repetidores de seta frontais ficaram maiores e mais evidentes – para evitar possíveis acidentes – e enquanto isso os traseiros, saiam da lanterna e agora ficavam pendurados próximo a lanterna de freio.

Para que a motocicleta pudesse manter uma boa autonomia com etanol, foi necessário um acréscimo no tanque de combustível que passou de 4 para 5,5 litros de capacidade.

As versões da pequena Honda Biz de 2011 eram apenas duas – a KS que vinha com freio a tambor e partida por pedal e a ES que vinha com partida elétrica.

Honda Biz EX 2011

Ainda em 2011, a Honda apresenta a nova Biz 125 EX, que trazia novas rodas de liga leve, partida elétrica e freio a disco na roda dianteira. A versão vinha para substituir a antiga top de linha Biz +.

Honda Biz 2012

Já para o ano de 2012, a Honda lança uma versão mais barata da Biz que visava voltar às origens da motocicleta de 1998. O modelo vinha com rodas raiadas, freios a tambor e um diminuto motor de 97,1 cilindradas e com apenas 6,43 cavalos – sem o auxílio da injeção eletrônica.

A Honda esperava que assim ela pudesse reconquistar os clientes mais antigos com a proposta da moto econômica de anos antes.

Honda Biz 2016

A Honda Biz 2016 recebeu novo motor para a versão de entrada – significativamente mais potente – agora com 110 cilindradas.

Além da nova cilindrada e consequentemente nova potência a motocicleta agora fazia o uso da famosa injeção eletrônica para continuar atendendo as normas de poluição e seguir como uma das motocicletas a venda do mercado com a maior economia de combustível.

Honda Biz 2018

Apresentada em 2017 durante o Salão Duas Rodas, a nova Honda Biz 2018 agora tinha mais jeito de scooter que motocicleta, por assim dizer.

Com um novo visual dotado de novas linhas mais retilíneas, um novo conjunto ótico renovado e novos indicadores de seta, e um novo escudo frontal a nova Biz mostrava que tinha entrado de cabeça em 2018.

As alterações na traseira se concentraram em novas lanternas de seta e uma nova luz de freio com um novo desenho.

A Honda Biz 2018 também passa a contar com novas cores para o assento e carenagem, o que permite uma maior personalização pelo cliente na hora da compra.

A versão 2018 conta também com partida elétrica e uma um painel digital na Biz 125.

Ainda na nova versão 125, o modelo passa a contar com uma inédita tomada de 12 volts que é capaz de fazer uma carga em telefones celulares e outros pequenos dispositivos, além disso ela ainda conta com um painel digital – com novos grafismos e iluminação – novas rodas de liga leve e freios do tipo combinados.

A versão 110i ainda utiliza o freio a tambor.

Concorrência limitada

Por conta da nova posição da Honda Biz no mercado – agora como uma espécie de scooter – a Biz 2018 acabou por ficar sem concorrentes diretos.

A antiga concorrente da Biz, Yamaha Crypton, era uma motocicleta assim com a antiga Biz, mas desde que a pequena motocicleta virou um scooter, a Crypton deixou de competir de igual para igual.

A solução foi chamar a Yamaha Neo – uma scooter – para brigar com a Biz 2018.

A Neo também utiliza o mesmo sistema de freios combinados que garante uma frenagem mais segura para a scooter. Seu maior trunfo fica por conta do câmbio automático do tipo CVT que garante maior conforto se comparado com a opção semiautomática do Honda.

Outro ponto a favor da scooter da Yamaha fica a cargo da facilidade de pagamento – algo muito importante na situação atual financeira do nosso país – onde é possível dar a entrada de R$ 4.792 reais e mensais fixas de R$ 193,00 em 36 meses.

A motocicleta da Yamaha conta com seguro e revisões com preço fixo e garantia total de 4 anos.

Honda Biz 110i 2018

A nova versão de entrada da Biz 2018 traz um novo porta objetos maior que seus antepassados, que agora pode comportar cadernos, livros, pequenas compras do dia a dia e o capacete do motociclista.

O câmbio é do tipo semiautomático – que garante uma pilotagem mais ágil no trânsito e um rodar mais confortável.

A Biz 110i também conta com o sistema de injeção eletrônica que garante um baixíssimo custo de manutenção e garante uma economia ainda maior se comparada as rivais.

Os sistemas de freio, foram atualizadas, e agora utilizam o sistema CBS – que distribuem de forma homogênea a frenagem entre a roda dianteira e traseira.

Além disso, a motocicleta ainda conta com um sistema de proteção com trava de guidão que auxilia o motociclista na hora de estacionar.

Honda Biz 110i 2018 – Ficha técnica

Tipo: OHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar

Cilindrada: 109,1 cc

Potência máxima: 8,33 cv a 7.250 rpm

Torque máximo: 0,89 kgfm a 5.500 rpm

Transmissão: 4 velocidades

Sistema de partida: Elétrico

Diâmetro x Curso: 50,0 x 55,6 mm

Relação de Compressão: 9,3:1

Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI

Combustível: Gasolina

Ignição: Eletrônica

Bateria: 12V – 4 Ah

Farol: 35/35W

Tanque de combustível/Reserva: 5,1 litros

Óleo do motor: 1,0 litro

Comprimento x Largura x Altura: 1894 x 707 x 1085 mm

Distância entre eixos: 1264 mm

Distância mínima do solo: 131 mm

Altura do assento: 753 mm

Peso seco: 97 kg

Tipo: Monobloco

Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 100 mm

Suspensão traseira/Curso: Convencional (dois amortecedores) / 86 mm

Freio dianteiro/Diâmetro: A tambor / 130 mm

Freio traseiro/Diâmetro: A tambor / 110 mm

Pneu dianteiro: 60/100 – 17M

Pneu traseiro: 80/100 – 14M

Preço:  A partir de *R$ 7.636,00 – sem frete incluso.

Honda Biz 125i 2018

Assim com a versão de entrada 110i, a Honda Biz 125i conta com o inteligente sistema de porta objetos localizados logo abaixo do assento do motociclista.

A mesma opção de câmbio automatizado está disponível para o modelo 125i, assim como a tomada de 12 volts que pode carregar telefones e pequenos equipamentos eletrônicos.

A maior novidade em relação ao modelo de entrada 110i está na presença do painel digital, que apresenta um novo grafismo e coloração azul para o fundo e branco para as demais informações – seguindo a tendência no mundo dos carros onde cada vez mais encontramos carros com painéis 100% digitais.

Honda Biz 125i 2018 – Ficha técnica

Tipo: OHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar

Cilindrada: 124,9 cc

Potência máxima: 9,2 cv a 7.500 rpm

Torque máximo: 1,04 kgfm a 3.500 rpm

Transmissão: 4 velocidades

Sistema de partida: Elétrico

Diâmetro x Curso: 52,4 x 57,9

Relação de Compressão: 9,3:1

Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica PGM FI

Combustível: Gasolina / Etanol

Ignição: Eletrônica

Bateria: 12V – 5 Ah

Farol: 35/35W

Tanque de combustível/Reserva: 5,1 litros

Óleo do motor: 0,9 litro

Comprimento x Largura x Altura: 1894 x 714 x 1085 mm

Distância entre eixos: 1264 mm

Distância mínima do solo: 131 mm

Altura do assento: 753 mm

Peso seco: 100 kg

Tipo: Monobloco

Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 100 mm

Suspensão traseira/Curso: Braço oscilante / 86 mm

Freio dianteiro/Diâmetro: A disco / 220 mm

Freio traseiro/Diâmetro: A tambor / 110 mm

Pneu dianteiro: 60/100 -17M

Pneu traseiro: 80/100 -14M

Preço:  A partir de *R$ 9.446 – sem frete incluso.

© Noticias Automotivas. A notícia Honda Biz: a história, as versões e os modelos de 1998 a 2018 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Honda Biz: a história, as versões e os modelos de 1998 a 2018

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×